Buscar

CORIZA INFECCIOSA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CORIZA INFECCIOSA
A coriza é uma enfermidade bacteriana altamente contagiosa de curso agudo ou crônico causada pela bactéria Haemophilus paragallinarum. De forma geral, essa doença bacteriana tem a capacidade de implicar negativamente na viabilidade econômica uma vez que pode ser responsável por queda de postura (40% de perda). Essa doença é caracterizada pela inflamação das mucosas do aparelho respiratório (principalmente o trato superior), podendo por vezes atacar o globo ocular.
Está presente em criação de fundo de quintal, aves exóticas e industriais, sendo seu surgimento comum em lugares úmidos, sujeitos a correntes de ventos frios (principalmente no inverno), assim como em abrigos/instalações mal construídas.
Ocorre pelo contato direto por aerossóis em suspensão no ar de aves enfermas e pela contaminação da água e alimentos, principalmente na época de estações chuvosas. Sua disseminação está intimamente ligada à densidade populacional.
Os sinais clínicos da coriza em frangos de corte costumam aparecer a partir da terceira semana de vida e são muito semelhantes aos descritos também para aves de vida longa – apatia, queda no consumo de água e ração, descarga nasal, conjuntivite, edema facial e mortalidade.
A melhor ferramenta de prevenção da doença é a imunização das aves. Consideramos um processo de vacinação assertivo quando as vacinas são escolhidas de acordo com os desafios de campo presentes, quando são preparadas corretamente, seguindo as boas práticas, e aplicadas em locais de eleição, idade e doses corretos, além do apoio de uma equipe bem treinada.
FONTES
https://www.zoetis.com.br/imprensa/coriza-infecciosa-e-seus-impactos-na-avicultura.aspx#:~:text=Altamente%20contagiosa%2C%20a%20coriza%20%C3%A9,entre%20aves%20contaminadas%20e%20saud%C3%A1veis.
https://www.tecsa.com.br/assets/pdfs/Coriza%20Infecciosa.pdf

Outros materiais