Buscar

Sucessao ecologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula
· O que é sucessão? Um padrão contínuo direcional e não sazonal, colonização e extinção de espécies em uma área. É um processo previsível que ocorre depois de uma perturbação ou do surgimento de um novo ambiente, por mudanças na abundância e composição de espécies.
Numa comunidade clímax a sucessão não é mais direcional, a taxa de colonização e extinção é diferente, isso porque a comunidade já tem uma estrutura, já tem muitas espécies dominantes ocupando vários nichos.
· Espécies variam no espaço (distribuição geográfica) e no tempo (sucessão ecológica – no tamanho da população e na estrutura da comunidade).
· Processos sucessionais: 
· Forças de direção: autogênica (mudanças por processos biológicos internos ao sistema) e alogênica (mudança por processos externos ao sistema (incêndio, tempestade)
· Natureza do substrato: primária (substrato não previamente ocupado como rochas, depósito de areia, lava vulcânica solidificada) e secundária (substrato que já foi ocupado, e contém matéria orgânica viva e morta (detritos, propágulos), como clareiras na floresta, áreas desmatada, poça de água. 
· Sucessão degradativa: ocorre em uma escala de tempo curta, em qualquer tipo de matéria orgânica em decomposição (corpo de animal ou partes de uma planta, serrapilheira). 
· Divisão das espécies sucessionais: (depende de seus picos temporais)
· Pioneiras: crescimento rápido, alto investimento em reprodução, reprodução precoce, muitos propágulos (sendo estes de tamanho pequeno), altas taxas de mortalidade nas fases iniciais, boa capacidade de dispersão. Essas são síndromes, ou conjunto de características que definem espécies pioneiras. Exemplo clássico para planta são as Emabaúbs (Cecropia)
· Intermediárias – animais que dependem de produtores, precisam de abrigo, eles têm limitações fisiológicas
· Clímax – igual intermediárias, mas tem capacidade de se manter na área 
· Quais fatores determinam a presença de uma espécie: 
· Capacidade de dispersão/invasão 
· Resistencia a competidores e predadores
· Haver recurso para ela
· Se manter adaptada ao ambiente e mudanças nesse
· Connell & Slatyer 1977 (Mechanisms of Succession in Natural Communities and Their Role in Community Stability and Organization). Este artigo recebeu prêmio de artigo mais citado por uma revista australiana. Esse artigo fala de mecanismos que surgem a partir da interação de uma espécie já estabelecida com uma nova espécie que chega em uma comunidade. Nestes casos pode ocorrer facilitação, tolerância, ou inibição do desenvolvimento da nova espécie devido a ação da outra (falamos em termos de crescimento populacional da nova espécie).
· Facilitação: espécies em um determinado estágio alteram o ambiente de forma que a deixar mais elevada a frequência de outras. Ex. plantas que fornecem sombreamento e retém humidade; exemplo: Gnus pastam e facilitam para gazelas.
· Inibição: a presença de uma espécie diminui a chance da presença de outra
· Espécies de estágio de sucessão tardia: Exemplo de facilitação e inibição = pode agir os dois dependendo do momento (em plântulas facilita, em biomassa mostra que inibiam)

Outros materiais