Buscar

Você sabia que o direito à vida é uma premissa necessária reconhecida em muitas constituições e declarações de direitos em torno do mundo? Esse direito prevê que todas as pessoas têm o direito intrans

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA - DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E SEGURANÇA - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
 
Você sabia que o direito à vida é uma premissa necessária reconhecida em muitas constituições e declarações de direitos em torno do mundo? Esse direito prevê que todas as pessoas têm o direito intransferível de viver e ninguém deve ser proibido inesperadamente da vida. Este princípio, do direito à vida, se faz presente em documentos internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.
A Constituição Federal de 1988, chamada de Constituição Cidadã, rege todo o ordenamento jurídico brasileiro e se caracteriza por ser democrática e liberal – no sentido de garantir direitos aos cidadãos. É considerada por muitos especialistas como uma peça fundamental para a consolidação do Estado democrático de direito no país, bem como da noção de cidadania, ainda tão frágil para a população brasileira.
A Constituição elenca algumas proibições de penas voltadas à pessoa que se encontra sob tutela do Estado (preso). Nesse sentido, com o intuito de garantir a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, há previsão constitucional de que não existirão no Brasil penas dos seguintes tipos: de morte, com exceção nos casos de guerra declarada; perpétua; de trabalhos forçados; de banimento; cruéis.
Além disso, vale destacar que o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos de 1966 que foi ratificado pelo Brasil em 1992, centrado na dignidade da pessoa humana, é um mecanismo jurídico que tem, como um de seus principais objetivos, fazer com que os direitos humanos estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos tornem-se leis vinculantes por meio da sua incorporação como direitos fundamentais. 
Temos, ainda, a Lei de Execução Penal (Lei n. 7.210 de 1984), que foi recepcionada pela Constituição Federal e que apresenta as regras para tratamento dos presos cumprimento da pena, condições de clausura, do trabalho e da remição dos presos.
Você pode consultar a Lei de Execução Penal através do seguinte link: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm
Leia  a reportagem abaixo:
Comida estragada e falta de remédios: presos em cadeia do litoral de SP fazem carta coletiva com 'pedido de socorro'
'Não temos força para combater essa opressão sem ajuda de um órgão competente', afirmam presos do CDP de Caraguatatuba
"Pelo amor de Deus, direitos humanos, inclinem seus ouvidos a esse grito de desespero". Com essas palavras, presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, escreveram uma carta coletiva na qual relatam estar sob "condições desumanas" no cárcere.
Tendo a falta de acesso à alimentação e à saúde como denúncias centrais, a carta a que o Brasil de Fato teve acesso explica que diversas vezes os presos tentaram fazer "uma paralisação pacífica para obter um diálogo com essa diretoria". Se referem ao diretor da unidade, Alan Carlos Scarabel de Souza, e sua equipe. Sem sucesso, os homens presos se reuniram para redigir a "reclamação, com um diálogo inteligente".  
"Não temos força para combater essa opressão sem a ajuda de um órgão competente", atesta a carta, que pede a visita de entidades de fiscalização e defesa dos direitos humanos. Superlotada, a unidade de Caraguatatuba tem 847 vagas para 934 presos. 
Leia a reportagem na íntegra – disponível em:https://www.brasildefato.com.br/2023/ 2211/08/comida-estragada-e-falta-de-remedios-presos-em-cadeia-do-litoral-de-sp-fazem-carta-com-pedido-de-socorro Acesso 09/02/24 às 12:06
 
O nosso livro didático, as aulas, bem como a reportagem apresentada poderão auxiliá-lo (a) na realização desta atividade.
 
Sob a perspectiva do DIREITO À VIDA, no qual contempla-se a dignidade da pessoa humana, responda às seguintes perguntas:
1. Qual diferença entre Direitos Humanos e Direitos Fundamentais?
2. Qual a extensão dos Direitos Fundamentais às pessoas que se encontram sob tutela do Estado (presas)?
3. Como ocorreu o processo de constitucionalização dos Direitos Humanos no Brasil, notadamente na Constituição Federal de 1988?
4. Quais os direitos básicos das pessoas que se encontram sob tutela do Estado (presos)? Para essa resposta, utilize as disposições da Lei de Execução Penal.   
 
Dica: Você pode responder as perguntas de forma individual ou em forma de texto.
 
Orientações Importantes:
- Assista ao vídeo de Orientações da atividade.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download no Material da Disciplina.
- Se certifique de que está encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de Finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas.
- A linguagem deve estar na variedade padrão e se comunicar de modo objetivo e acessível, permitindo uma fácil e rápida compreensão dos pontos mais importantes.
- As referências utilizadas deverão ser indicadas ao final da atividade.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor (a) Me11 168

Outros materiais