Buscar

Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
Data: .
Aluno (a): 
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Sabemos que os sistemas e equipamentos pneumáticos são amplamente utilizados na indústria para diversos tipos de ação e de máquinas. Pensando nisso, para melhor compreensão dessas aplicações, você tem um projeto na área de reciclagem. Nele, você terá que projetar uma prensa compactadora.
Feita a análise, você deverá descrever os itens pneumáticos que compõem o circuito, como válvulas, atuadores, unidade condicionadora de ar. Nesse caso, deve ser utilizado circuito eletropneumático, acionamento por solenóide e sensores eletrônicos das latas, como capacitivos ou óticos.​​​​​​​
Compressor, unidade de tratamento de água, 2 atuadores de dupla ação, válvula de3/2 vias
Para o projeto da prensa compactadora utilizando um circuito eletropneumático, é possível descrever os principais componentes pneumáticos necessários:
Compressor de Ar: Responsável por fornecer ar comprimido para o sistema pneumático. O compressor deve ser dimensionado de acordo com a demanda de ar da prensa compactadora.
Unidade de Tratamento de Ar: Composta por filtro, regulador de pressão e lubrificador (FRL). Essa unidade é utilizada para filtrar o ar comprimido, regular a pressão e lubrificar os componentes pneumáticos, garantindo seu bom funcionamento e aumentando sua vida útil.
Válvulas Direcionais: As válvulas direcionais controlam o fluxo de ar para os atuadores pneumáticos. No caso da prensa compactadora, serão necessárias válvulas direcionais para controlar o avanço e o recuo do cilindro pneumático responsável por compactar as latas.
Cilindro Pneumático: O cilindro pneumático é o atuador responsável por realizar o movimento de compactação das latas. Ele pode ser do tipo simples ou dupla ação, dependendo dos requisitos de operação da prensa.
Solenoides: Os solenoides são dispositivos eletromecânicos que controlam o acionamento das válvulas direcionais. Eles são acionados eletricamente e controlam o fluxo de ar para os cilindros pneumáticos, permitindo o avanço e o recuo conforme necessário.
Sensores Eletrônicos: Sensores eletrônicos, como sensores capacitivos ou óticos, podem ser utilizados para detectar a presença das latas na área de compactação. Esses sensores enviam sinais elétricos para o controlador do sistema, que por sua vez aciona as válvulas direcionais para iniciar o processo de compactação.

Outros materiais