Buscar

ATIVIDADE 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1 -Entre as concepções da Antiguidade, temos:
I – Para Sócrates, o conhecimento já existia no espírito do homem e a aprendizagem seria o despertar deste conhecimento. 
II - Para Aristóteles, o corpo (ou coisas) estaria separado da alma (onde ficariam as idéias). Defendeu, também, a mesma idéia de seu mestre Sócrates, o qual dizia que o conhecimento era proveniente da alma e também de encarnações anteriores, que pela percepção voltavam à consciência. 
III - Platão apresentou um ponto de vista mais científico, destacando que todo conhecimento começa pelos sentidos, e defendeu o entendimento de que o conhecimento estaria no espírito, 
utilizando o método intuitivo. 
IV - Santo Agostinho utilizou o método indutivo, registrando as suas próprias experiências mentais para entender os mecanismos da aprendizagem.
V - Santo Tómas de Aquino distinguiu as verdades científicas das religiosas, que, para ele, o principal agente de aprendizagem é a atividade de quem aprende. Considerando a aprendizagem um processo inteligente e dinâmico. 
Estão corretas somente as alternativas:
a) I e II
b) I, II e IV
c) II e III
d) I ,II e IV
X e) I, IV e V 
QUESTÃO – 2 Rey Ramos, contrariando todas as expectativas, graduou-se pela Universidade de Harvard com o titulo Magna Cum Laude e foi aceito na Harvard Medical School. Ele cresceu no South Bronx, um gueto em que é mais provável os jovens irem para a prisão do que terminar o ensino médio e no qual a morte violenta e precoce não é incomum. Tudo o que se pedia a Rey era que ficasse longe dos problemas e permanecesse vivo. 
Na infância, ele foi considerado uma criança problemática e descontrolada. Quando estava na oitava série, o diretor informou à sua mãe que ele seria expulso e enviado para um programa para alunos com problemas de aprendizagem. 
Rey: “minha mãe começou a chorar na frente dele, e eu vi tudo. Senti vergonha de mim mesmo”.
Rey passou para a série seguinte determinado a mudar de vida. O professor de matemática percebeu sua mudança de atitude e também sua habilidade com os números.
Professor de matemática: “Quando ele chegou aqui, eu sabia que não estava mais brincando. Ele sabia que esse era o caminho. Era aqui que ele começaria do zero. Recomeçaria sua vida”.
Rey: “comecei a me sentir bem com esse professor que dizia coisas boas a meu respeito e fazia com que me sentisse bem”.
Rey também sobressaiu em ciências. Mas, a escola que ele freqüentava, considerada uma das piores da cidade de Nova York e que agora está fechada, não oferecia muitas condições. 
Rey matriculou-se em um programa especial de ciências em uma faculdade local e formou-se em primeiro lugar.
Sua professora de biologia foi a primeira pessoa que sugeriu para Rey que ele poderia entrar em uma universidade.
Professora de biologia: “eu estava tentando com que ele acreditasse nele mesmo e fizesse alguma coisa, pois sentia que ele era incrível”.
Rey aceitou o desafio. Em seu pedido para ingressar em Harvard ele escreveu: “Os quatro anos que vou investir em Harvard, serão, provavelmente, os mais importantes de minha vida. Não vou perder tempo enquanto estiver estudando na Universidade de Harvard”. 
Fiel à sua palavra, Rey manteve média de pontos altos, alistou-se no centro de preparação de o ficiais da reserva (equivalente ao CPOR brasileiro), associou-se a uma fraternidade latina e arrumou um trabalho de meio período. Após formar-se, fez uma avaliação.
Rey: “Meu pai sempre dizia que você não pode mudar nada: seu destino já está escrito e eu disse a ele que não. Fui contra aquilo e disse a ele que eu mesmo faria o meu destino; desde então ele nunca mais me disse aquelas palavras”.
Rey planejou várias coisas: casar-se naquele verão com Maiwsha, sua namorada de infância, entrar na Harvard Medical Shchool no outono e realizar seu antigo sonho e retornar ao South Bronx como médico.
A história de Rey Ramos é o sonho americano, de fato, ele foi escolhido para representar o “espírito americano” no programa NBC nightly news de 13 de junho de 1997. Como Rey Ramos passou das ruas perigosas para uma faculdade de renome concretizando seu futuro como médico? O que a psicologia pode nos dizer sobre a sua história de sucesso? O que ela diz sobre motivação e inteligência em geral e sobre os muitos fatores que moldam quem nos tornamos? 
Fonte: MORIS, C. G. Introdução a Psicologia, 2004, p.02.
O caso citado acima, retirado do livro Introdução à Psicologia (MORIS, 2004), nos chama a atenção pelas especificidades da vida do personagem e a forma como este contrariando as previsões, toma outro rumo, e se desenvolve enquanto pessoa e profissionalmente. Assim, nos chama a atenção os fatores implicados na aprendizagem. Portanto, responda: O que é a aprendizagem e como ela ocorre?
	
Resposta:
A aprendizagem é um processo pessoal, individual, ou melhor, tem fundo genético, e depende de vários fatores, entre eles: da saúde, física e mental, da movimentação, do prévio domínio, da maturação, da inteligência, da concentração ou atenção da memória.
Para Drouet (1997), a criança deve estar suficientemente amadurecida em três aspectos fundamentais são eles: intelectual, afetivo-social, sensório-psiconeurológico. Se um desses elementos falhar haverá um obstáculo que poderá causar problemas de aprendizagem, pois se trata de um processo continuo e gradual, ou seja, vamos aprendendo pouco a pouco durante toda a vida, além do que cada indivíduo tem seu ritmo próprio de aprender. 
QUESTÃO 3 - Drouet (1997), descreve alguns fatores fundamentais para que a aprendizagem se efetive, são eles:
 I - Saúde física, saúde mental, motivação, interesse, habilidade, concentração e memória.
X II – Saúde física e mental, motivação, prévio domínio, maturação, inteligência, atenção e memória.
 III – Saúde física e mental, maturação, concentração, atenção, memória.
 IV - Prévio Domínio, Maturação, Inteligência, concentração, memória, saúde física e motivação.
QUESTÃO 4 - Quem aprendeu pode esquecer por vários fatores, entre eles:
I . Pela fragilidade ou deficiência na aprendizagem.
II. Pela tentativa de evocação do fato memorizado, através de um critério diferente do utilizado, isso quer dizer que o professor deve apresentar a informação ao aluno de diferentes maneiras, para que ele armazene de maneira diferente.
III. Pelo desuso da informação.
IV. Por um componente emocional que também pode prejudicar a memorização concentração. 
Estão corretas somente as afirmativas: (1.0)
a) I 
b) II e III
c) II e IV
d) III 
X e) Todas estão corretas

Outros materiais