Buscar

N1 - RESOLUÇÃO DE CASO COMUNICAÇÃO E INOVAÇÃO UAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estratégias de Comunicação e Inovação Disruptiva no Contexto Digital
Autor: Marcelo Augusto Candido Miguel 
 Em pleno século 21, estamos vivendo uma nova revolução, na qual as tecnologias estão unindo os mundos digital, físico e biológico de forma muito acelerada, causando diversas transformações na sociedade, sendo um desafio para pessoas e empresas, chamada Quarta Revolução Industrial, conforme Schwab (2016).
 As mudanças socioculturais, políticas, tecnológicas e econômicas afetaram, de modo incisivo, os processos comunicacionais, contribuindo para a criação de diferenciais na produção dos conteúdos, gerando algo novo e estabelecendo valor no ambiente de negócios, possibilitando uma inovação disruptiva, na qual há mudança no conceito da comunicação.
 Isso nos dá a dimensão de que uma comunicação multidirecional é capaz de transformar a mensagem, atingir diversos canais e conseguir alcançar milhares de pessoas no mundo todo, quase que instantaneamente, por meio da Internet.
 A internet impulsionou todas as mudanças, pois por meio da rede tudo se modificou: a forma de fazer política, de gerenciar empresas, de criar produtos, de se relacionar com as pessoas, de produzir notícia, de divulgar produtos. Tudo está conectado a essa plataforma que estabeleceu um novo comportamento mundial dos indivíduos em todos os contextos da sociedade (JENKINS, 2009).
 O conceito de inovação está relacionado à criação de uma nova empresa ou, ainda, de um novo produto. Conforme definido por Schumpeter (1999), a inovação estaria relacionada ao empreendedorismo.
“Um salto no tempo e na evolução do processo de inovação tecnológica na sociedade nos coloca diante do advento da chamada era da informação (e de seus termos correlatos: sociedade do conhecimento, digitalização da sociedade, entre outros) caracterizada pelo predomínio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – as TICs e, por consequência, pelo caráter de centralidade da comunicação e da informação, gerando um processo de ruptura no modo de realizarmos ações de sociabilidade e de transações de todos os tipos (SAAD, 2016, p. 75).”
 Integrando o conhecimento sobre a Comunicação Integrada de Marketing, é possível trabalhar a experiência do cliente, de forma que ele possa sentir, por meio das ações comunicacionais realizadas, satisfação pelo produto ou serviço ofertado. Com um ambiente mais colaborativo, o consumidor passa a ter um papel mais efetivo nos processos comunicacionais e começa a exigir uma nova postura das empresas, que devem proporcionar boa experiência a esse consumidor, por meio de produtos comunicacionais que ofereçam valor e que não tenham apenas o intuito de vender, mas de estabelecer relacionamentos permanentes.
 Com base no caso apresentado, no contexto digital, estratégias de comunicação para empresas inovadoras como a N devem ser cuidadosamente planejadas e executadas para alcançar com sucesso um público com necessidades em constante evolução. Primeiramente, é fundamental compreender profundamente o perfil e os comportamentos desse público, utilizando análises de dados e pesquisa de mercado para embasar as ações. Em seguida, a empresa deve investir em presença online robusta, utilizando plataformas sociais, aplicativos móveis e outras ferramentas digitais para criar um relacionamento próximo e engajador com os clientes.
 A personalização é crucial, adaptando a mensagem e os serviços de acordo com as preferências individuais. Conteúdo de qualidade, como vídeos explicativos no YouTube, pode ser uma forma eficaz de educar e atrair clientes. Além disso, a empresa deve estar pronta para se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas e às tendências emergentes, mantendo-se flexível e aberta à inovação constante. Em resumo, as estratégias de comunicação no contexto digital para empresas inovadoras devem ser ágeis, centradas no cliente e continuamente ajustadas para atender às demandas em constante evolução desse público-alvo.
Referências:
SCHWAB, K. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipros, 2016.
SAAD, E. Inovação e empresas informativas. Parágrafo , v. 4, n. 2, 2016.
JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução de Suzana Alexandria. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. Tradução de Maria Sílvia Possas. São Paulo: Nova Cultural, 1997.

Outros materiais