Buscar

ACI - Resenha vídeo aula 1 - IMPORTÂNCIA E O PAPEL DA QUALIDADE - SENAC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE: Jéssica Lobo
COMPONENTE: Atividade complementares presenciais 1
PROFESSOR: Luciana Lobo Fernandes
ATIVIDADE Nº: Resenha vídeo aula 1
POLO: SENAC GUARATINGUETÁ
LOCAL E DATA: São José dos Campos, 20 de agosto de 2023.
 IMPORTÂNCIA E O PAPEL DA QUALIDADE
RESENHA
A busca incessante pela qualidade tem sido uma constante na trajetória da humanidade e nas atividades industriais e empresariais. Observamos que a evolução histórica desse conceito, desde suas raízes na antiguidade até sua aplicação contemporânea nas organizações, destacando a influência de figuras como Aristóteles1[footnoteRef:1], William Edwards Deming2, Joseph Juran3, Kaoru Ishikawa4, Philip Crosby5 e Armand Feigenbaum6, e enfatizando a relevância da qualidade como um pilar estratégico para o sucesso organizacional. [1: 1Aristóteles: Foi um filósofo da Grécia Antiga e um dos pensadores mais influentes da história da civilização ocidental.
2William Edwards Deming: Foi um estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor estadunidense.
3Joseph Juran: Foi um consultor de negócios famoso por seu trabalho com qualidade e gestão da qualidade.
4Kaoru Ishikawa: Foi um engenheiro japonês de controle de qualidade, teórico da administração das companhias japonesas
5Philip Crosby: Foi um empresário e escritor estadunidense que contribuiu para a teoria da gestão e métodos de gestão da qualidade. Crosby está associado aos conceitos de "zero defeito" e de "fazer certo à primeira vez".
6Armand Feigenbaum: Foi um expert em qualidade da General Electric em Nova York.
] 
A trajetória da qualidade remonta à antiguidade, com os primeiros esboços teóricos propostos por Aristóteles, por volta de 350 a.C. No entanto, a noção contemporânea de qualidade floresceu através de uma série de eventos históricos marcantes, como a Revolução Industrial, as duas Grandes Guerras Mundiais e o ressurgimento do Japão no pós-guerra. Este último tornou-se um pioneiro na adoção e prática dos princípios da qualidade, impulsionando a reconstrução e o crescimento econômico por meio da dedicação da mão de obra e disciplina coletiva.
Os protagonistas que desempenharam papéis vitais na disseminação desses conceitos no Japão foram William Edwards Deming e Joseph Juran. O primeiro introduziu a noção de envolvimento da gerência no processo e enfatizou a delegação do controle da qualidade em todas as etapas produtivas, dando origem ao ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir). Joseph Juran, por sua vez, contribuiu com sua trilogia de planejamento, controle e melhoria da qualidade.
Além destes, outros pesquisadores notáveis também moldaram o campo da qualidade. Kaoru Ishikawa, por exemplo, desenvolveu a visão holística da qualidade, enfatizando a importância da participação de todos e a utilização das ferramentas da qualidade. Philip Crosby, por sua vez, destacou a importância da prevenção em relação à inspeção ou correção, ressaltando a responsabilidade da gestão na busca pela qualidade. Armand Feigenbaum contribuiu com a ideia de integração interdepartamental para atingir a qualidade total.
A evolução da qualidade ocorreu por meio de várias fases, incluindo a inspeção, controle estatístico e garantia da qualidade. O conceito moderno baseia-se na compreensão de que a satisfação do cliente é central para o sucesso organizacional. Para tal, as empresas devem identificar, comunicar e atender os requisitos do cliente em todos os níveis de produção ou prestação de serviços.
Em um mercado competitivo, a busca pela qualidade é crucial para o sucesso. Os conceitos apresentados nesse contexto, como os ciclos PDCA, enfatizam a necessidade de uma abordagem abrangente e integrada para garantir a satisfação do cliente e, assim, o êxito no mercado. Portanto, a compreensão da evolução histórica e dos princípios fundamentais da qualidade é essencial para qualquer organização que busca se destacar e prosperar no cenário contemporâneo.
A etapa de Planejamento é destacada como crucial para a definição de metas e métodos para alcançá-las, enfatizando que as metas devem ser compostas por um objetivo gerencial, valor e prazo. A Execução aborda a importância do treinamento dos envolvidos e da coleta de dados para análise posterior. A Verificação destaca a comparação dos dados coletados com as metas estipuladas na etapa de Planejamento, visando a acompanhar os resultados.
A etapa de Atuação é apresentada como o momento de decidir conforme os resultados obtidos, podendo adotar ou ajustar o plano de ação. O vídeo ressalta a importância da Gestão da Qualidade e da cooperação entre departamentos, indo além da hierarquia. A conclusão enfatiza a necessidade de avaliar e divulgar os resultados alcançados, além de reforçar a importância da melhoria contínua e da eliminação de anomalias.
A atuação no campo da qualidade envolve uma variedade de atividades, como controle, inspeção, garantia e gestão da qualidade. Muitas vezes, essas tarefas são desempenhadas por profissionais sem formação técnica específica devido à natureza abrangente da qualidade nas empresas. O profissional da qualidade pode operar em setores diversos, como linhas de produção, prestação de serviços ou gestão, e sua presença é vital para alcançar a excelência na entrega de produtos e serviços.
No entanto, a busca pela excelência na qualidade requer uma abordagem mais técnica e profissionalizada. A formação técnica em qualidade torna-se crucial para capacitar os profissionais a atuarem com maestria nesse campo dinâmico e desafiador. Além das atividades já mencionadas, um técnico em qualidade possui a expertise necessária para ocupar posições-chave ligadas diretamente à qualidade, tais como auditor da qualidade, inspetor da qualidade e assistente da qualidade e processos. Esses profissionais têm a responsabilidade de assegurar que os produtos e processos atendam aos padrões estabelecidos e estão envolvidos na identificação e resolução de problemas, bem como na implementação de melhorias contínuas.
As atividades do técnico em qualidade são variadas e incluem participação em auditorias internas e externas, acompanhamento de indicadores de qualidade, elaboração de procedimentos e documentos da qualidade, inspeção de produtos e processos, realização de treinamentos, implementação de programas de melhoria e muito mais. Para ter sucesso nesse campo, é necessário possuir habilidades como proatividade, flexibilidade, liderança, habilidades interpessoais, organização e comunicação.
No primeiro vídeo, vale destacar que o profissional da área de Qualidade pode trabalhar em diversos segmentos, sendo eles: garantia, inspeção, controle, gestão, etc. Vale destacar os exemplos mencionados de colaboradores que fizeram o curso Técnico em Qualidade do qual hoje participam de auditorias internas, grupos de melhoria na empresa com o intuito de resolver problemas, manutenção da qualidade (analisando não conformidades), elaboração e revisão de procedimentos de processos de produtos, etc.
A relevância da qualidade transcende setores e indústrias, e é evidenciada pelo exemplo de uma reunião de planejamento em um hotel. Nesse cenário, a gestão da qualidade ISO 9001 é apresentada como uma meta estratégica para aprimorar a eficiência e os padrões de qualidade da organização. A certificação ISO 9001 é almejada pelas empresas como um selo de excelência que beneficia tanto a empresa quanto seus funcionários.
É ressaltada a importância da busca incessante por excelência e eficiência nos processos, incentivando a inovação e a constante evolução tecnológica como diferenciais competitivos. A busca pela padronização e pela máxima eficiência em todas as atividades é apresentada como um meio de assegurar uma presença sólida no mercado e de sustentar o crescimento a longo prazo.
Em suma, a formação técnica em qualidade proporciona aos profissionais a expertise necessária para desempenharpapéis cruciais na busca pela excelência em produtos e serviços. A diversidade de setores em que esses profissionais podem atuar, juntamente com sua capacidade de liderar melhorias e implementar práticas de gestão, destaca a importância do técnico em qualidade na promoção de uma cultura de qualidade e excelência nas organizações.
Referencia Bibliográfica: 
CONCEITOS DA QUALIDADE, Fecomércio-RS - Sesc e Senac, YOUTUBE @RedeEaDRS, 13:43, (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VURWTJtAYm8) Acesso em 2023.
CONTEXTUALIZAÇÃO COM O MERCADO E PERFIL PROFICIONAL, Fecomércio-RS - Sesc e Senac, YOUTUBE @RedeEaDRS, 11:55, (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_r189s6KzM0), Acesso em 2023.
PDCA E FERRAMENTAS DA QUALIDADE, Fecomércio-RS - Sesc e Senac, YOUTUBE @RedeEaDRS, 15:53, ( Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3zL4AzUqhiM) Acesso em 2023.
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE, Fecomércio-RS - Sesc e Senac, YOUTUBE @RedeEaDRS, 10:28, ( Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FjX0DVSkm6M&t=265s) Acesso em 2023.

Outros materiais