Buscar

Tecnologia Aplicada à Inspeção - SENAI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: Inspetor de Qualidade
	DISCIPLINA: Tecnologia Aplicada à Inspeção
	ALUNO (A): Jéssica Lobo TURMA: -
	PROFESSOR (A): Marcos Agra Costa de Araújo TURNO: EAD
	DATA: 20 de março de 2024
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 01 - ATIVIDADE 2 
Indique qual o tipo de ensaio não destrutivo mais aplicado para trincas superficiais em um material (Aço Inoxidável AISI 312 TP 304L diâmetro de 6” (polegadas) com 7,11 mm de espessura, levando em consideração custo x benefício entre os ensaios mais utilizados, mão de obra disponível, condições do material (ferroso e não ferroso) e/ou condição superficial (rugosa ou não rugosa, magnética ou não magnética).
	PEÇA COM TRINCA SUPERFICIAL
	CARACTÉRISTICAS DO MATERIAL DA PEÇA
	
	
	TIPO DE ENSAIO INDICADA PARA O AÇO INOXIDÁVEL
Resposta: Ensaio com Líquido Penetrante 
JUSTIFIQUE SUA ESCOLHA: Basea-se no príncipio da capilaridade, o ensaio com líquido penetrante é o mas indicado, pois, consegue detectar trincas superficiais em diversos tipos de materiais ferrosos e não ferrosos, tais como tubulações e chapas que não tenham sua superfície muito porosa ou rugosa. Chamado de LP, o líquido é muito utilizado na classe de materiais não ferrosos e aplicado nos materiais magnéticos, entre outros. Custo relativamente baixo comparado com os demais ENDs.
VANTAGENS: Fácil aplicação; independente da forma e dimensões da peça; boa sensibilidade para detectar finas descontinuidades.
DESVANTAGENS: Somente descontinuidade abertas à superfícies são detectadas; a superfície deve estar limpa e livre de camadas de pintura, tratamento superficial, etc.; não podem ser avaliadas as profundidades até onde chegam as descontinuidades.

Outros materiais