Buscar

ESTÁGIO Isabela de Araújo Melo Aguiar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Instituto Pedagógico de Minas Gerais - IPEMIG
Aluna: Isabela de Araújo Melo Aguiar
ESTUDO DE CASO
O professor que tem mais facilidade com a tecnologia, tende a buscar e apresentar novas alternativas de ensino, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo, melhor acesso à informação e uma melhor comunicação. São inúmeras as opções de tecnologias oferecidas nos dias de hoje, por isso, ofereçam recursos com objetivos claros que, realmente, vá solucionar o problema daquele professor, além de agilizar os seus processos. A demanda de fazer uso de uma tecnologia tem que ser o mais pertinente possível. Cabe à direção apresentar ferramentas e mostrar quais são suas possibilidades de uso. Além disso, oferecer treinamento aos professores sobre o uso da tecnologia, na qual, você deseja implantar na escola é uma boa alternativa para o desenvolvimento das habilidades. 
Ter na instituição um profissional da direção que faça a ponte entre o corpo docente e os recursos tecnológicos pode facilitar o diálogo e a aproximação das ferramentas disponíveis com a abordagem pedagógica de cada professor. “Esse profissional não é um professor que leciona nem um técnico da informação. Ele é a ligação entre a tecnologia da informação e o ensino. Ele gera a união de forma confortável e efetiva para o professor e para o aluno”. O professor não precisa saber tudo sobre tecnologia, mas ele precisa se adaptar à realidade em que os alunos se encontram para obter os resultados desejados em sala de aula. 
A implantação das tecnologias de informação e comunicação em uma escola não favorece somente a aprendizagem do aluno, como também aproxima os professores dos alunos, permitindo a possibilidade de construírem conhecimentos e trocas de experiências juntos, uma construção coletiva do saber. A tecnologia facilita a transmissão da informação, mas o papel do professor continua sendo fundamental na escolha e na utilização do meio. Por isso, é importante buscar uma transformação cultural que envolva o treinamento de professores e o engajamento de alunos. 
Ter diversas ferramentas trabalhando de forma sincronizada facilita o acesso dos alunos aos materiais do curso. Isso aumenta a acessibilidade e permite uma experiência de aprendizado mais flexível, com os estudantes participando das aulas em seu próprio ritmo. As ferramentas digitais ajudam os alunos a desenvolverem habilidades digitais práticas que podem ser aplicadas nas tarefas do cotidiano, dentro e fora da sala de aula, e permitem explorar o mundo através da comunicação e informação. Você pode utilizar jogos eletrônicos, lousas digitais, e-books, fóruns de discussões, criação de vídeo e atividades de pesquisa on-line com os estudantes. Também é possível propor o desenvolvimento de projetos educativos envolvendo, por exemplo, a criação de um aplicativo para celular. Proporcionar uma educação de qualidade e gerar o uso das novas tecnologias em sala de aula deixou de ser uma expectativa de pesquisadores, docentes e estudantes e passou a ser uma realidade presente em boa parte das escolas. Além de ser um desafio metodológico, têm-se um abismo geracional. para conviver e superar essas novas ferramentas, ao passo que os estudantes hoje. em dia já cresceram na chamada “Era da internet” e estão acostumados com os dispositivos desde cedo. 
É importante enfatizar que a presença de um elemento tecnológico ou dispositivo móvel em sala de aula não é capaz de alterar a maneira como o aluno aprende. A partir de 2012 foram criadas plataformas educacionais que oferecem experiências de aprendizagem em larga escola e são capazes de coletar dado sobre a aprendizagem de milhões de alunos (REVISTA EDUCAÇÃO, 2020). O avanço da tecnologia de informação possibilitou a criação de ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula, o que permite maior disponibilidade de informação e recursos para o educando, tornando o processo educativo, mais dinâmico, eficiente e inovador. O principal objetivo do processo de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia é formar alunos mais ativos, de modo que o educador e a tecnologia se tornem mediadores desse processo, devendo estar unifica- dos para que a aprendizagem se torne eficaz. 
Além de facilitar o aprendizado do aluno, os professores também podem utilizar os recursos tecnológicos para gerenciar melhor seu plano pedagógico, gravar as aulas para reflexão posterior, compartilhar conteúdos com os colegas e participar de formação continuada de EAD (Educação à Distância). Utilizada de forma correta, a tecnologia tem diversos benefícios: pode estimular a leitura, aumentar o vocabulário, despertar a curiosidade sobre o mundo, dar sensação de controle, aprender a qualquer hora e em qualquer lugar e motivar para a aprendizagem dentro e fora da escola. Os docentes podem utilizar os recursos digitais na educação, principalmente a internet, como apoio para a pesquisa, para a realização de atividades discentes, para a comunicação com os alunos e dos alunos entre si, para integração entre grupos dentro e fora da turma, para a publicação de páginas web, blogs, vídeos, ... garantir melhores resultados de aprendizagem dos estudantes. Use a tecnologia para expandir o conhecimento através de ferramentas e aplicativos onde alunos possam se aprofundar nos conteúdos de forma criativa como, por exemplo, produções multimídia e de realidade aumentada. Inovar também diz respeito a processos. 
Uma das formas de fazer isso e transformar a experiência dos alunos no processo de ensino-aprendizagem é usar plataformas digitais para disponibilizar conteúdo. Nesses espaços, os professores podem disponibilizar textos, vídeos, atividades, avaliações e muito mais. 
REFERÊNCIAS 
VALENTE, José. Armando. Computadores e conhecimentos: Repensando a Educação. Vol.1. Campinas: Unicamp, 1991. 
Como a tecnologia pode ajudar a melhorar a educação. www.revistaeducacao.com.br. 2020. 
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias digitais na educação: o futuro é hoje. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 5, 2007. Anais..., 2007. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2012. 
BRIGNOL, S. M. S. Novas tecnologias de informação e comunicação nas relações de aprendizagem da estatística no ensino médio. Monografia (Especialização) – Faculdades Jorge Amado, Salvador, 2004. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2012. BRITO, G. S.; PURIFICAÇÃO, I. Educação e novas tecnologias: um (re)pensar. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

Outros materiais