Buscar

RESUMO PROVA CONTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Código: 29455 - Enunciado: As normas contábeis (Leis nº 8.218/1991 e 8.383/1991) recomendam que no uso sistemático do livro ou de fichas para resumir e totalizar os fatos administrativos, os lançamentos efetuados nesses documentos oficiais devam ser mantidos arquivados por exigências e condições previstas na legislação por 20 anos.Assinale a alternativa correspondente sobre essa contextualização. 
 e) Verdadeira.
2 Código: 29400 - Enunciado: A partir das alterações determinadas pela Lei nº 11.638/2007, ficou estabelecido que o ativo não circulante deve ser classificado num subgrupo somente se cumprir determinadas exigências, logo, ao se registrar uma operação de compra de soware, por exemplo, seguindo essas instruções normativas. Diante disso, marque a alternativa que apresenta corretamente o subgrupo do balanço patrimonial para a designação referenciada
 a) Intangível
3 Código: 29463 - Enunciado: Em contabilidade, existe um documento oficial que se destina a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das contas diferenciais, apuradas segundo o regime de competência. Diante disso, marque a alternativa que apresenta corretamente o nome oficial do documento referenciado quanto à sua temporalidade.
 a) Resultados do exercício.
4 Código: 30192 - Enunciado: O balanço patrimonial – BP é uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data, representando, portanto, uma posição estática dos bens, direitos e obrigações exigíveis e não exigíveis.Diante disso, assinale a alternativa condizente com os grupos constantes nessa contextualização para mensuração contábil.
 c) Ativo, passivo e patrimônio líquido.
Código: 29393 - Enunciado: A utilização dos livros mercantis para registro dos fatos administrativos, além da praxe e da obrigatoriedade, o bom senso prediz que uma empresa organizada deve possuir suas anotações rigorosamente em dia. Tendo esse pressuposto obedecido, existem benefícios para as empresas perante a sociedade, o fisco, os sócios, gestores e seus colaboradores. Diante disso, cite no mínimo três vantagens da escrituração contábil.
Justificativa: Expectativa de resposta: Algumas vantagens da escrituração contábil são: oferecer maior controle financeiro e econômico à entidade; comprovar em juízo fatos cujas provas dependam de perícia contábil; possibilitar a contestação de reclamatórias trabalhistas quando as provas a serem apresentadas dependam de perícia contábil; ser imprescindível no requerimento de recuperação judicial (Lei 11.101/2005); evitar que sejam consideradas fraudulentas as próprias falências, sujeitando os sócios ou titulares às penalidades da lei que rege a matéria; ser a base de apuração de lucro tributável; oferecer a possibilidade de compensação de prejuízos fiscais acumulados; e facilitar acesso às linhas de crédito.
6 Código: 29449 - Enunciado: O balanço equilibrando débitos e créditos é o ápice do processo, evidenciando o patrimônio. Se considerarmos a questão pelo seu rigor técnico e científico, a partida dobrada aparecerá como o único processo verdadeiro e útil, posto que evidencia as causas e os efeitos dos fenômenos patrimoniais. Essa a razão de ter obtido a fama, o uso e a duração de mais de seis séculos. A partir desse contexto, marque a alternativa que apresenta o correto funcionamento do mecanismo débito versus crédito nas contas retificadoras do PL.
 d) Os aumentos são registrados por débitos e as diminuições, por créditos
Código: 32185 - Enunciado: "Segundo Lopes Sá (2005), a demonstração do resultado do exercício – DRE 'destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência'. Oferece também uma síntese econômica dos resultados operacionais de uma empresa em certo período. 'Embora sejam elaboradas anualmente para fins de divulgação, em geral são feitas mensalmente pela administração e trimestralmente para fins fiscais', podendo, ainda, ser utilizadas como indicadores de auxílio a decisões financeiras."(Disponível em: . Acesso em: 2 jun. 2018). À luz dessa contextualização, cite a ordenação das contas na elaboração da DRE a partir das receitas brutas até o resultado final, conforme a legislação do Imposto de Renda.
Justificativa: Expectativa de resposta: Essa demonstração oficial (demonstração do resultado do exercício – DRE) pode ser feita a partir de um balancete interno, segregando a receita bruta operacional e/ou uma receita com prestação de serviços e evoluindo com os gastos diretos sobre esses ganhos, chegando, com isso, ao resultado bruto e, a partir daí, aos gastos de distribuição daquelas receitas chamadas de despesas. Logo em seguida vêm as deduções da empresa, quando são retirados os impostos faturados. O formato da DRE é dado em ISS Simples, IRPJ e CSLL, onde é encontrada a receita líquida e a bruta e, a partir daí, pode-se tirar as despesas operacionais, que são as despesas administrativas, despesas financeiras liquidas, as despesas tributárias, entre outras. No final, é encontrado o lucro não operacional. As empresas têm formas diferentes de tributação, e essa gestão é importante para toda a empresa. A DRE não tem adeptos de créditos e ela tem formato matemático mais convencional.A demonstração do resultado do exercício deve apresentar, na forma dedutiva, os detalhes necessários das receitas, despesas, ganhos e perdas, definidos claramente, com o lucro ou prejuízo líquido do exercício e por ação, sem confundir-se com destinação para as contas de reservas de lucros e/ou prejuízos acumulados, conforme o caso.
Código: 30188 - Enunciado: A elaboração da demonstração das mutações do patrimônio líquido – DMPL é relativamente simples, pois basta representar, de forma sumária e coordenada, a movimentação ocorrida durante o exercício nas diversas contas do patrimônio líquido.Assim, assinale a alternativa que contém somente contas que compõem o demonstrativo citado, sendo pelo menos uma delas retificadora.
 b) Ajuste de avaliação patrimonial, capital social subscrito e reserva de lucros
1 Código: 29403 - Enunciado: As contas de despesas e receitas são classificadas como diferentes daquelas que compõem o patrimônio empresarial. Nesse contexto, marque a alternativa que apresenta corrretamente o nome comum dado às contas que modificam a situação líquida da empresa.
 b) Diferenciais.
 Código: 29401 - Enunciado: O balanço patrimonial é considerado um dos documentos mais importantes elaborados pela contabilidade em virtude de reunir as informações oficias do patrimônio empresarial. Diante disso, marque a alternativa que apresenta corretamente as contas utilizadas no documento referenciado.
 a) Integrais
 Código: 29398 - Enunciado: Os balanços patrimoniais são como DNA de registro de valores para futuros investimentos bem como para futuros investidores que se interessarão pelos seus lucros divulgados por meio do demonstrativo de resultados do exercício.Diante disso, descreva em que consistem o balanço financeiro e o demonstrativo de resultados do exercício.
Justificativa: Expectativa de resposta:O balanço financeiro, entendido como tradicional pelos seus aspectos qualitativos e quantitativos reporta-nos à evolução patrimonial por meio do ativo, registrando os saldos dos bens e direitos e do passivo, contemplando as obrigações exigíveis e não exigíveis.Já o demonstrativo de resultados se apoia nas contas de ganhos e gastos ao longo do exercício social.
Código: 30190 - Enunciado: O balanço patrimonial é a peça mais importante na contabilidade, afirmam os pesquisadores e estudiosos da matéria, como Lima, Athar, Avila e outros. O BP contém todos os bens, direitos e obrigações de uma empresa, de acordo com a legislação e os princípios de contabilidade.Diante disso, assinale a alternativa que apresenta corretamente a ordem exigida para as contas de capitais de terceiros do passivo.
 d) Exigibilidade.
Código: 30188 - Enunciado: A elaboração da demonstraçãodas mutações do patrimônio líquido – DMPL é relativamente simples, pois basta representar, de forma sumária e coordenada, a movimentação ocorrida durante o exercício nas diversas contas do patrimônio líquido.Assim, assinale a alternativa que contém somente contas que compõem o demonstrativo citado, sendo pelo menos uma delas retificadora
 a) Ajuste de avaliação patrimonial, capital social subscrito e reserva de lucros
Código: 30192 - Enunciado: O balanço patrimonial – BP é uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data, representando, portanto, uma posição estática dos bens, direitos e obrigações exigíveis e não exigíveis.Diante disso, assinale a alternativa condizente com os grupos constantes nessa contextualização para mensuração contábil.
d) Ativo, passivo e patrimônio líquido
Código: 29388 - Enunciado: Lima (2013) conceitua a contabilidade de forma ampla como um conjunto de conhecimentos ordenados que visam controlar o patrimônio das entidades, registrando os fatos administrativos nos livros legais, gerando os relatórios para análise econômica e financeira dos administradores e a tomada de decisão dos múltiplos usuários. Mediante o contexto descrito, cite a palavra-chave que deriva o objeto da contabilidade.
Justificativa: Expectativa de resposta: Patrimônio, cujo escopo é o campo de aplicação das entidades econômicoadministrativas, assim chamadas aquelas que, para atingir seu objetivo, seja ele econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo que pratique os atos de natureza econômica e financeira necessários a seus fins.
Código: 29394 - Enunciado: Nomeamos um balancete como um documento financeiro interno das organizações que se utiliza para visualizar a lista do total dos débitos e dos créditos das contas, juntamente com o saldo de cada uma delas (seja devedor ou credor). Dessa forma, permite estabelecer um resumo básico de um estado financeiro, reflete a contabilidade de uma organização numa determinada temporalidade. Diante disso, cite no minímo três elementos que devem constar no balancete.
Justificativa: Expectativa de resposta: Identificação da entidade – nome da entidade, razão social, CNPJ. Data a que se refere (dia, mês e ano). Abrangência (quanto menor for o período de abrangência do balancete, mais eficiente será a contabilidade. Identificação das contas e respectivos grupos, de acordo com o Plano de Contas. Saldos das contas, indicando se devedores ou credores. Somas dos saldos devedores e credores, podendo utilizar-se das contas sintéticas ou analíticas.
: As demonstrações contábeis são preparadas e apresentadas com primazia para usuários externos em geral, mas, tendo em vista suas finalidades distintas e necessidades diversas, precisam de um olhar bastante criterioso dos profissionais da área.Diante disso, marque a alternativa que apresenta corretamente os profissionais da área citados.
) Contadores.

Outros materiais