Buscar

TECNOLOGIA 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
DEFINIÇÕES SOBRE TECNOLOGIA
Samuel Augusto Troian Vianna¹ 
Introdução:
A tecnologia desempenha um papel fundamental na sociedade moderna, impulsionando mudanças significativas em todos os aspectos da vida humana. Desde a Revolução Industrial até a era da informação e além, os avanços tecnológicos têm transformado a forma como vivemos, trabalhamos, nos comunicamos e interagimos com o mundo ao nosso redor. A pesquisa contínua e o desenvolvimento de novas tecnologias alimentam a inovação e impulsionam o progresso em uma ampla gama de áreas, desde a medicina e a indústria até a educação e o entretenimento.
Definições:
1. Tecnologia: Em seu sentido mais amplo, a tecnologia se refere ao conjunto de conhecimentos, habilidades, técnicas e processos utilizados para criar bens e serviços, bem como para resolver problemas e alcançar objetivos específicos. Isso inclui tanto os artefatos físicos, como dispositivos eletrônicos e máquinas, quanto os sistemas e procedimentos organizacionais. A tecnologia abrange uma variedade de disciplinas e campos de estudo, desde engenharia e ciência da computação até biotecnologia e nanotecnologia.
2. Inovação Tecnológica: A inovação tecnológica refere-se à introdução de novas ideias, produtos, processos ou serviços que resultam em melhorias significativas em relação ao estado atual. Isso pode envolver o desenvolvimento de novas tecnologias, bem como a adaptação e melhoria das existentes. A inovação tecnológica impulsiona o progresso econômico, social e cultural, estimulando o crescimento econômico, aumentando a eficiência e a produtividade, e melhorando a qualidade de vida.
3. Avanços Tecnológicos: Os avanços tecnológicos são conquistas significativas ou desenvolvimentos inovadores em uma determinada área ou campo de tecnologia. Isso pode incluir a criação de novos dispositivos, a introdução de novos materiais ou métodos de produção, a melhoria do desempenho de sistemas existentes, ou a descoberta de novas aplicações para tecnologias existentes. Os avanços tecnológicos impulsionam a evolução contínua da sociedade, facilitando novas oportunidades, desafios e mudanças culturais.
4. Impacto da Tecnologia: A tecnologia tem um impacto profundo em todos os aspectos da vida moderna, influenciando a forma como trabalhamos, nos comunicamos, nos relacionamos, nos divertimos e nos educamos. Ela transforma indústrias inteiras, criando novos mercados e oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que elimina empregos tradicionais e modifica as habilidades e competências necessárias para o sucesso no mercado de trabalho. Além disso, a tecnologia também desempenha um papel importante na resolução de problemas globais, como mudanças climáticas, pobreza, saúde e segurança.
Essas definições destacam a importância da tecnologia na sociedade contemporânea e fornecem uma base para explorar mais a fundo as complexidades e implicações desse fenômeno em constante evolução.

Outros materiais