Buscar

SIMULADO 2 - AVA NOTA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO
Microbiologia Clínica
1. (UFRJ, 2016) O diagnóstico laboratorial da tuberculose (TB) pulmonar e laríngea se dá, na grande maioria dos casos, por meio de exames de escarro. A adequada coleta de escarro para realização de baciloscopias é importante no acompanhamento e avaliação da eficácia do tratamento adotado.
Considerando a participação do Técnico de Enfermagem para elucidação diagnóstica e tratamento, na coleta de escarro para baciloscopia deverá ser realizada:
A ) a coleta entre 5 a 10ml de escarro para baciloscopia, com aspecto mucopurulento; acondicionado em pote descartável de plástico não transparente com capacidade de 35-50 ml.
B ) a coleta entre 10 e 15ml de escarro para baciloscopia, com aspecto mucopurulento, realizada no consultório de enfermagem para preservar a privacidade do paciente.
C ) a coleta de uma amostra de escarro para diagnóstico de casos novos, durante a primeira consulta e da segunda amostra na manhã do dia seguinte, no consultório de enfermagem.
D ) a coleta entre 5 a 10ml de escarro para baciloscopia, obtido da árvore brônquica após esforço de tosse, com aspecto mucopurulento, mensalmente para acompanhamento dos casos. 
2. (Pref. Petrópolis-RJ, 2012) A coloração de Gram é uma técnica de laboratório amplamente utilizada na microbiologia para diferenciar bactérias com base em suas características de parede celular. Essa coloração foi desenvolvida pelo bacteriologista dinamarquês Hans Christian Gram em 1884 e ainda é amplamente usada até hoje.
É característica das bactérias gram-negativas:
A ) menor resistência a penicilinas e cefalosporinas.
B ) parede celular espessa, formada por várias camadas de peptidoglicano.
C ) membrana nuclear retém a safranina, fornecendo coloração.
D ) camada de lipossacarídeo, formando membrana externa à parede celular.
3. (Prefeitura de João Pessoa-PB, 2018) Os sintomas da tuberculose podem variar dependendo da forma da doença, mas os sintomas mais comuns incluem tosse e febre.
Sobre a tuberculose, é correto afirmar que:
A ) A tuberculose pulmonar pode apresentar-se sob a forma primária, secundária ou miliar.
B ) Na tuberculose pulmonar primária, o paciente apresenta-se com febre alta e falta de sudorese.
C ) É uma doença causada pelo Mycobacterium leprae.
D ) A tuberculose primária é mais comum em adultos. 
4. (VUNESP-EBSERH, Biomedicina, Análises clínicas, 2020) A resistência bacteriana é um fenômeno em que as bactérias desenvolvem a capacidade de sobreviver e resistir aos efeitos de antibióticos ou outras substâncias antimicrobianas que normalmente seriam eficazes no tratamento de infecções bacterianas. Esse problema tem se tornado uma séria preocupação de saúde pública, pois torna o tratamento de infecções cada vez mais difícil e pode levar a complicações graves.
Assinale a alternativa correta em relação aos testes de avaliação da resistência aos antimicrobianos, comumente denominados antibiogramas ou TSA.
A ) No método da difusão do disco, os discos especiais de papel-filtro impregnados com concentração padronizada de antibiótico são colocados sobre uma placa de ágar MacConkey contendo o inóculo.
B ) O método da diluição é utilizado para determinar quantitativamente a maior concentração do antimicrobiano necessária para inibir o crescimento in vivo de um microrganismo (CIM).
C ) Sistemas automatizados possuem uso restrito por não contemplarem painel ou placas de antibióticos para amostras de secreções.
· D ) Os objetivos são detectar possível resistência ao medicamento em patógenos comuns e assegurar a suscetibilidade a drogas de escolha para infecções específicas. 
5. (Prefeitura de Campinas-SP, Biomedicina 2013) Diferentes métodos laboratoriais podem ser empregados para a realização de testes de sensibilidade a antimicrobianos. Entre esses ensaios, está o método de disco-difusão em ágar, o qual é baseado na presença ou ausência de um halo de inibição em torno do disco.
Em relação ao método de disco-difusão em Ágar, assinale a alternativa incorreta.
A ) O número de agentes testados deve ser limitado para aumentar a sensibilidade e a relevância do teste.
B ) Os testes de sensibilidade são extremamente necessários quando a infecção se deve a um micro-organismo sensível a uma droga muito eficaz.
C ) Os testes de sensibilidade a antimicrobianos são recomendados quando o microrganismo causador da infecção é capaz de demonstrar resistência aos agentes antimicrobianos comumente usados.
D ) Entre os muitos meios disponíveis, o ágar Müeller-Hinton é o melhor para testes rotineiros de sensibilidade contra bactérias porque permite crescimento satisfatório dos patógenos não fastidiosos. 
6. (INSTITUTO AOCP-EBSERH, 2015) A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu, nesta quarta-feira, que a resistência a antibióticos deixou de ser uma ameaça e se tornou uma realidade na saúde pública global. A afirmação está em um novo relatório, o primeiro elaborado pela entidade sobre a escala mundial do problema. Segundo a OMS, a resistência a antibióticos acontece “em cada região do mundo e afeta a todos, independentemente da idade ou país de origem”.(https://bit.ly/33JVH3n. 30/04/2014)
Com relação à temática da resistência bacteriana aos antibióticos, assinale a alternativa correta.
A ) Os antibióticos podem ser considerados um dos pilares da saúde mundial e uma forma de fazer com que as pessoas vivam saudáveis por mais tempo. Porém, o uso inapropriado desses medicamentos os tornou praticamente ineficazes em alguns casos.
· B ) A bactéria Staphylococcus epidermidis, encontrada na pele e responsável principalmente por Infecções de pele, foi a primeira a apresentar resistência à penicilina, em 1950.
C ) A resistência aos antibióticos está relacionada à utilização de antibióticos inadequados para cada infecção e não ao tempo de uso de tal medicamento.
D ) O mundo caminha para uma era pós-antibiótico na qual infecções correntes e feridas menores poderão ser curadas com facilidade, sem incorrer em risco de morte, restando aos profissionais e autoridades de saúde a preocupação com as superinfecções.
7. A coloração de Gram é uma técnica de coloração bacteriana desenvolvida pelo microbiologista dinamarquês Hans Christian Gram. Essa técnica é amplamente utilizada em microbiologia para classificar bactérias em dois grupos principais: Gram-positivas e Gram-negativas.
Assinale a alternativa correta que indica a função do Lugol na coloração de Gram:
A ) Ligar-se aos receptores da bactéria para que a coloração rosada das Gram negativas torne-se possível.
· B ) Reter o cristal violeta, que já está aderido à parede bacteriana, ou seja, ele é um fixador.
C ) Tem afinidade pelos peptidioglicanos que estão presentes na parede celular das bactérias, colorindo a bactéria de marrom.
D ) Descorar as bactérias que ficaram retidas com o cristal violeta. 
8. A coloração de Gram é uma etapa fundamental na identificação e classificação bacteriana, fornecendo informações valiosas sobre a estrutura da parede celular das bactérias.
Assinale a alternativa que indica um exemplo de bactéria Gram positiva:
A ) Pseudomonas aeruginosa.
· B ) Staphylococcus aureus.
C ) Neisseria meningitidis.
D ) Escherichia coli. 
9. Os ____________ são considerados uma comunidade bacteriana envoltas por substâncias, principalmente açucares, produzidos pelas próprias bactérias envolvidas que conferem proteção contra a falta de nutrientes, uso de antibióticos e agentes químicos.
Assinale a alternativa correta que indica a palavra o enunciado se refere:
A ) Peptidoglicanos.
· B ) Biofilmes.
C ) Antibióticos.
D ) Ácidos micólicos. 
10, As classes de risco são categorias utilizadas para classificar agentes biológicos de acordo com seu potencial de causar doenças em humanos ou animais, bem como o risco associado à manipulação desses agentes.
Assinale a alternativa correta que se refere a definição da classe de risco 1 para patógenos:
A ) Apresentam elevado risco individual e risco limitado para a comunidade.
· B ) Apresentam risco individual e para a comunidade éausente ou muito baixo.
C ) Apresentam elevado risco individual e para a comunidade.
D ) Apresentam risco individual moderado e risco limitado para a comunidade.

Outros materiais