Buscar

revisao_simulado 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REVISÃO DE SIMULADO
	
	Nome:
	
	Disciplina:
Fundamentos Sociológicos e Antropológicos
	
	Respostas corretas são marcadas em amarelo
	X
	Respostas marcardas por você.
	
	Questão 001
	A relocação forçada de grupos étnicos é denominada de:
	A)
	Nenhuma das respostas.
	X B)
	Limpeza étnica
	C)
	Relativismo cultural
	D)
	Diversidade étnica
	E)
	Assimilação cultural
	Questão 002
	O preconceito baseado em distinções físicas socialmente significativas é conhecido como:
	A)
	estereótipo.
	B)
	etnia.
	X C)
	racismo.
	D)
	nenhuma das alternativas
	E)
	estigma
	Questão 003
	· (ENADE 2018 – ADAPTAÇÃO)
TEXTO 1 - Com base em dados de 2015, estima-se que, no Brasil, haja em torno de 100 mil pessoas em situação de rua. A população que vivencia situação de rua é formada por pessoas que, em sua maioria, possuem menos que o necessário para atender às necessidades básicas do ser humano, estando no limite da indigência ou da pobreza extrema, com comprometimento da própria sobrevivência. A situação desse grupo excluído e marginalizado pode decorrer de diversos fatores, como desemprego estrutural, migração, uso prejudicial de álcool e outras drogas, presença de transtornos mentais, conflitos familiares, entre outros. HINO, P.; SANTOS, J. O.; ROSA, A. S. Pessoas que vivenciam situação de rua sob o olhar da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 71, Suplemento 1, p. 732-740, 2018 (adaptado).
TEXTO 2 O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), lançou uma campanha que objetiva valorizar a saúde como um direito humano de cidadania e ressaltar que as pessoas em situação de rua têm o direito de ser atendidas na rede de serviços do SUS. Disponível em: Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).
A respeito da população que vivencia situação de rua e considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I . Na elaboração de políticas públicas, devem ser considerados os fatores pessoais e contextuais que levam pessoas a viver em situação de rua com o objetivo de assegurar o direito à cidadania a essa população.
II . A inexistência de endereço fixo que possibilite fazer cadastros oficiais e estabelecer contato quando necessário é um indicador de pobreza absoluta.
III . A homogeneidade do grupo de pessoas que vivem em situação de rua contribui para o desenvolvimento das estratégias para garantir os direitos dos cidadãos.
IV. A falta de moradia convencional e o comprometimento da identidade, da segurança, do bem-estar físico e emocional e do sentimento de pertencimento são problemas vivenciados pelas pessoas que vivem em situação de rua e indicam situações de privação e exclusão social.
É correto apenas o que se afirma em:
	A)
	I e III
	X B)
	I e IV
	C)
	I, II e IV
	D)
	II e III
	E)
	II, III e IV
	Questão 004
	Sobre a pobreza e exclusão social, é correto afirmar que:
	A)
	nenhuma das respostas
	B)
	a pobreza relativa pressupõe que seja possível encontrar um padrão universal de pobreza que se aplique em qualquer lugar do mundo
	C)
	a pobreza é uma atribuição social
	X D)
	em comunidades que apresentam alta concentração de privação material não ocorre a exclusão econômica
	E)
	a pobreza absoluta e a pobreza relativa referem-se a privações
	Questão 005
	O estudo da diversidade requer o conhecimento de diversos outros conceitos e teorias. Marque a alternativa correta
	A)
	Os grupos de minoria são aqueles em que os membros historicamente obtiveram vantagens em termos de recursos econômicos e de poder em relação aos de minoria
	B)
	O estudo de diversidade é unidimensional
	C)
	Nenhuma das anteriores
	D)
	Os indivíduos possuem uma única identidade ao longo de sua vida.
	X E)
	A teoria da identidade social aponta que as pessoas classificam a si mesmas e aos outros em grupos sociais, o que repercute nas relações pessoais.
26/03/2024 18:50:25
1/2
	Questão 006
	“Entre os dias 9 e 10 de fevereiro de 2019, ao longo de um fim de semana, dois debates sobre racismo movimentaram as redes sociais brasileiras.
O primeiro deles teve origem ainda na sexta-feira (8) e foi desencadeado pela divulgação de fotos da festa de aniversário da diretora de estilo da edição brasileira da revista Vogue, Donata Meirelles, no Palácio da Aclamação, em Salvador.
Imagens da dona da festa e de seus convidados sentados em uma cadeira e cercados de mulheres negras vestidas em trajes que poderiam ser de mucamas – escravas que trabalhavam dentro da casa dos senhores – repercutiram negativamente e foram criticadas por remeter ao período escravocrata”.
(https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2019/02/12/O-racismo-estrutural-no-cotidiano-do-pa%C3%ADs-segundo-este-autor)
O texto acima aborda um problema social contemporâneo:
	A)
	Poder e dominação de classe
	B)
	Nenhuma das respostas
	C)
	Escravidão moderna
	X D)
	Racismo estrutural
	E)
	Multiculturalismo
	Questão 007
	Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomada como centro de tudo. Leia os textos abaixo e marque a questão correta:
“Um dos mais marcantes exemplos de etnocentrismo da história é o nazismo. O nazismo era a ideologia alemã pregada por Adolf Hitler, que defendia a superioridade da "raça ariana". Segundo essa ideologia, os povos germânicos eram uma raça pura e superior, e todas as outras "raças" eram inferiores. Com base nessa ideia, os alemães exterminaram milhares de judeus e algumas outras etnias, o que ficou conhecido como o Holocausto”.
I – O caso do Nazismo na Alemanha representou o que se denomina de limpeza étnica.
II – O caso do Nazismo na Alemanha não revela etnocentrismo, mas, sim, assimilação cultural.
III – O caso do Nazismo na Alemanha representa o que se denomina de relativismo cultural. Marque a alternativa correta
	A)
	Todas estão corretas
	B)
	Apenas III está correta
	C)
	Nenhuma está correta
	X D)
	Apenas I está correta
	E)
	Apenas II está correta
	Questão 008
	“Considerada uma epidemia, a obesidade é um mal que precisa ser combatido mundialmente. Além dos problemas de saúde que o sobre peso causa, o preconceito também é muito presente no dia a dia de quem sofre dessa doença, dificultando inclusive na hora de se candidatar à uma vaga de emprego. O aumento dos ponteiros na balança é uma barreira encontrada pelos pacientes portadores de obesidade mórbida na hora de conseguir um trabalho. Uma realidade que o analista de segurança de ambientes de internet Rodrigo Teixeira da Cruz viu de perto.
- “Eu percebia que ia para algumas entrevistas, mas não era escolhido por conta da obesidade, principalmente quando o trabalho era na rua. O aumento do peso chegou aos poucos na minha vida. Há dois anos, descobri que estava com pressão alta, sentia dores e dificuldades de locomoção. Em 2015, ganhei de 20 a 25 quilos e cheguei a pesar 160 quilos. Foi nesse momento que me dei conta que precisava cuidar da minha saúde” - revela Rodrigo.”
(https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/obesidade-atrapalha-saude-e-tambem-colocacao-no-mercado-de-trabalho.ghtml) Considerando o texto acima, pode afirmar que:
I – a obesidade é um estigma, ou seja é uma marca que a sociedade imputa ao estigmatizado, limitando e delimitando a sua capacidade de ação.
II - a obesidade é uma marca que dificilmente poderá reverter a imagem formada anteriormente pelo padrão social.
III - O obeso estigmatizado, por não conseguir relativizar essas diferenças, aceita a rejeição imposta pela sociedade e, ao negligenciar suas qualidades e seus atributos pessoais, reforça a representação social de “incapaz” e “prejudicial” às relações de convivência social.
IV - a obesidade não pode ser considerada um estigma.
Estão corretas:
	A)
	I, III e IV
	B)
	II, III e IV
	C)
	I, II e IV
	X D)
	I, II e III.
	E)
	I, II, III e IV
26/03/2024 18:50:25
2/2

Outros materiais