Buscar

Aspectos políticos e sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da unidade, verificamos que as políticas públicas recebem tipologias distintas. A partir da máxima "a política pública faz a política", o cientista político Theodor Lowi dividiu e classificou as políticas públicas em quatro tipologias:
1. distributivas 
2. redistributivas
3. regulatórias
4. constitutivas
Tais políticas, segundo Souza (2006, p. 28), encontrarão “[...] diferentes formas de apoio e de rejeição". Sabemos, portanto, que irão repercutir na vida dos cidadãos.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha duas, dentre as quatro tipologias de politica pública, e elenque os prós e os contras de sua aplicabilidade com exemplos de apoio e rejeição que tal política encontra por parte da sociedade. Os exemplos podem ser retirados de portais de notícias, com a devida citação da fonte.
Resposta:
Regulatórias: Elas instituem modelos de comportamentos, princípios de conduta com a finalidade do bem estar coletivo.
Ponto pró - Organizar e regulamentar as politicas públicas e como elas serão instituídas, aumento na fiscalização de leis e normas que garantam o bem comum de todos. Ex.: Leis de transito que procuram assegurar a total segurança diminuindo a mortalidade em acidentes.
Ponto contra - A dificuldade de regulamentar políticas de acessibilidade no Brasil. Ex.: Projetos são criados, porém não são aprovados ou respeitados.
Distributivas: Relacionada ao oferecimento de serviços do Estado, financiadas pelo orçamento público através de arrecadação de impostos.
Ponto pró — Aumento de privilégios para grupos sociais ou região com limitação de recursos. Ex.: Creches comunitárias.
Ponto contra — Carências nas politicas públicas que visam assegurar o direito de cidadania do pais. Ex.: Falta de verba para atender a toda comunidade carente.
 Podemos exemplificar este ponto de opinião das políticas com alguns exemplos a seguir..
Redistributivas: São políticas que visam a redistribuição de recursos ou oportunidades entre diferentes grupos da sociedade, buscando reduzir as desigualdades sociais e econômicas.
Ponto pró - Contribui para a diminuição da pobreza e das desigualdades sociais, promovendo maior equidade e justiça social. Exemplo: programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.
Ponto contra - Pode gerar resistência ou rejeição por parte de grupos que se sintam prejudicados com a redistribuição, podendo levar a conflitos e resistência política. Exemplo: debate sobre a reforma tributária no Brasil, que busca uma redistribuição mais justa da carga tributária.
Constitutivas: São políticas que visam a mudança nas estruturas políticas, econômicas e sociais do país, buscando transformações profundas na sociedade.
Ponto pró - Contribui para mudanças significativas na sociedade e na garantia de direitos fundamentais. Exemplo: a Lei Maria da Penha, que estabelece medidas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.
Ponto contra - Pode enfrentar resistência ou falta de apoio de grupos conservadores ou que se sintam prejudicados pela mudança. Exemplo: a luta pela legalização do aborto no Brasil, que enfrenta forte oposição de grupos religiosos e conservadores.

Outros materiais