Buscar

A3 - Analise de dados e Big Data

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A3: ANÁLISE DE DADOS E BIG DATA
Impacto dos sistemas analíticos e ferramentas computacionais de análise dados das empresas na análise de dados exploratória e ética no tratamento de informações pessoais
	A utilização de sistemas analíticos e ferramentas computacionais de análise de dados claramente impacta na análise exploratória e ética no tratamento de dados. Principalmente nos pontos a seguir:
Facilitação da análise de dados exploratória: Apresentando recursos avançados para explorar dados de forma eficiente, os sistemas analíticos e as ferramentas computacionais proporcionam aos analistas examinar grandes conjuntos de dados, identificar padrões, tendências e relações de forma mais rápida e precisa do que seria possível manualmente, gerando insights valiosos para tomada de decisões.
Melhorando análises: As ferramentas computacionais permitem que os usuários efetuem análises mais precisas e talhadas com maior facilidade. Tendo a possibilidade de explorar outros aspectos de maneira abrangente e compreendendo profundamente diversos detalhes dos dados.
Tratando dados de forma ética: Os dados são considerados valiosos ativos que cada pessoa ou instituição possui. Tratar de forma ética é exigido por lei, por esse motivo as empresas precisam garantir que toda parte de ETL (Extract, transform, load) seja realizada eticamente e dentro dos parâmetros legais. Para isso, os sistemas e ferramentas podem ser grandes aliados, já que é possui parametrizar em diferentes níveis de acessos e segurança.
Responsabilidade e transparência: Desde o processo de coleta até o uso dos dados devem ser devidamente informados aos usuários de maneira clara. A tecnologia também ajuda nesse ponto, já que as ferramentas computacionais devidamente parametrizadas asseguram o cumprimento dos princípios éticos desde o registro dos dados.
Assim, é possível concluir que os sistemas e ferramentas computacionais impactam positivamente na análise exploratória de dados, pois proporcionam melhor coleta, tratamento e visualização dos dados. Além disso, auxiliam nos cumprimentos das obrigações éticas e legais, evitando erro humano e ajudando na implementação de uma cultura responsável e data drive.
2

Outros materiais