Buscar

Projetor Integrador 09 Faces Inclusao escolar Atividade II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Iniciado em
	quinta, 22 Fev 2024, 19:46
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 23 Fev 2024, 16:51
	Tempo empregado
	21 horas 5 minutos
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Parte superior do formulário
Disponível em: https://www.inesc.org.br/o-estatuto-e-um-so-as-infancias-são-muitas/ 
Tendo em vista a tirinha acima e os preceitos contemplados pela perceptiva educacional inclusiva, é correto o que se afirma em: 
Escolha uma opção:
a. Reconhecer que somos humanamente diferentes, sugere o reconhecimento das diferenças tanto biológicos como culturais, diferenças estas que devem ser homogeneizadas pela escola regular. 
b. Existem organizações cujos povos com diferenças sociais, culturais e biológicas não são reconhecidos. Esta forma de desaparecimento de coletividades heterogêneas para a constituição de uma coletividade única e homogênea é desejável para sociedades justas e livres. 
c. Um mundo socialmente igual tem como eixo a aniquilação da diferença no contexto social e educacional. 
d. A liberdade social consiste em oferecer condições iguais para que todos usufruam da cultura material e imaterial, dispensando todo e qualquer tipo de suporte especializado. 
e. Um contexto social e educacional justo, reconhece a igualdade de acesso aos bens culturais e sociais, preservado a equidade para usufruir destes bens. 
Questão 2
Texto da questão
A diversidade e a variabilidade intraespecífica e interindividual, pode ocorrer como decorrência de aparatos biológicos, e de aspectos como idade cronológica, gênero, e condições socioculturais. Essa diversidade constitui-se como um importante patrimônio humano, e o tratamento à diversidade é um fenômeno revelador de importantes dinâmicas da vida coletiva. 
 
OMOTE, S. Diversidade, Educação e Sociedade Inclusiva. In: OLIVEIRA, A. A. S.; OMOTE, S. O.; GIROTO, C. R. M. Inclusão escolar: as contradições da Educação Especial.  Marília, SP: Cultura acadêmica, 2011. 
 
Considerando o trecho acima, assinale a alternativa mais adequada: 
Escolha uma opção:
a. Reconhecer a diferença de todos, e não somente daqueles que são tidos por vezes como inferiores, diagnosticados, com doenças, deficiências ou transtorno, é um importante passo para a perspectiva inclusiva. 
b. Por dezenas de anos, as pessoas com deficiências, principalmente as que possuíam alguma característica facilmente observável, eram escondidas da sociedade e esse comportamento segregador, refletiu nas organizações escolares inclusivas fundadas no século XVIII. 
c. O contexto escolar heterogêneo pode ser prejudicial ao processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista o paradigma inclusivo. 
d. A homogeneidade é um importante elemento para a constituição de propostas pedagógicas de teor inclusivo. 
e. O cerne da perspectiva inclusiva, é camuflar as diferenças, de modo que a homogeneidade seja impulsionadora de um convívio social positivo e um bom ensino. 
Parte inferior do formulário

Outros materiais