Buscar

Curso para Apoiadores com Ênfase no Projeto Sífilis Não

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A concepção teórica Paideia (método da roda), desenvolvida pelo professor e pesquisador Gastão Wagner, preconiza a reforma das organizações para a busca da cogestão, por meio do restabelecimento de relações dialógicas e comunicacionais entre os sujeitos, baseadas na construção de espaços coletivos de produção da saúde, mediante compartilhamento de saber, poder e afetos. Ou seja, o conceito central do Apoio Institucional, se baseia na cogestão, tomada como método, na análise dos processos de trabalho.
Com base nessa concepção, assinale a resposta correta.
Escolha uma opção:
a. O Apoio Institucional reconhece as relações de poder e afeto, visando à viabilização dos projetos pactuados por gestores institucionais, promovendo a capacidade crítica dos grupos, propiciando outros processos das práticas de saúde.
b. O Apoio institucional envolve os espaços coletivos, reconhecendo as relações de poder, afeto e a circulação de saberes, mediando a construção de objetivos comuns e a pactuação de compromissos e contratos, através de relações dialógicas e comunicacionais, ampliando a capacidade analítica e crítica dos grupos dos processos de planejamento, monitoramento e avaliação, propiciando processos transformadores das práticas de saúde e melhorando a qualidade da atenção no SUS.
Resposta correta. A concepção de Apoio Institucional presente nessa questão, envolve de modo amplo, as dimensões desenvolvidas por Gastão Wagner, que estão ancoradas no “método da roda”, cuja ideia central é o da cogestão.
c. O conceito de Apoio Institucional, reconhecendo relações de poder e saber e mediando a construção de objetivos e a pactuação de compromissos e contratos, sendo assim, atua exclusivamente nas articulações dos processos da gestão.
d. A concepção do Apoio Institucional requer a ativação de espaços coletivos e busca ampliação da capacidade institucional nos processos de planejamento, sem necessariamente produzir mudanças de práticas e nem contribuir para a melhoria da gestão e da qualidade da atenção no SUS.
e. A compreensão do conceito de Apoio Institucional passa necessariamente pela promoção e a ampliação da capacidade crítica das categorias e grupos de profissionais da saúde, propiciando práticas de saúde, que legitime mais poder junto à instituição, contribuindo para melhorar a atenção no SUS.
A compreensão conceitual do Apoio Institucional aponta que para a implementação da Função Apoio, além da importância do estabelecimento de vínculo e da busca da ampliação dos espaços coletivos, procurando exercer a potência da grupalidade e estimulando a capacidade de análises e reflexões a partir desses espaços de produção do trabalho, deve-se buscar fazer o apoio sempre junto com as pessoas apoiadas e nunca no lugar delas, para que as mudanças necessárias nas de práticas de saúde sejam implementadas de forma sustentável e possam promover melhoria na gestão e atenção no SUS. A partir dessa compreensão, marque a resposta correta.
Escolha uma opção:
a. O Apoio Institucional busca dar conta da necessidade de compreender, que para operar a Função Apoio, é preciso envolver os espaços coletivos e requer a análise das relações de poder, afeto, saber, além dos múltiplos fatores inerentes ao trabalho em saúde, e estabelece vínculos, buscando dialogar e negociar o tempo inteiro, com as equipes apoiadas e os gestores, visando melhoria e fortalecimento da gestão e a atenção da saúde.
Resposta correta. Essa resposta considera que o Apoio Institucional requer espaços coletivos, ampliação da grupalidade, e considera as relações de poder, saber e afeto presentes no trabalho e considera o diálogo e negociação necessários de serem feitos com a equipe.
b. A partir do conceito do Apoio Institucional, observa-se que para operar a Função Apoio, é necessário que o apoiador esteja inserido na gestão, investido de um cargo com poder nas decisões da instituição, colocando-o numa posição diferenciada em relação à equipe apoiada, dispensando o estabelecimento de vínculo e de espaços coletivos dialógicos e comunicacionais e o fazer conjunto, na busca de mudanças de práticas de saúde.
c. A concepção de Apoio Institucional deixa claro que o apoiador institucional, com o seu saber técnico, pode na sua prática de trabalho tomar decisões pelo gestor e realizar o trabalho técnico no lugar da equipe apoiada, mesmo que este modo de atuação não esteja baseado na cogestão, na democracia institucional e nem na mudança de prática profissional.
d. A busca dos espaços coletivos, do trabalho em equipe e da ampliação da capacidade de negociação dos diferentes interesses e desejos dos sujeitos que atuam nas instituições, não envolvem as dimensões do conceito de Apoio Institucional.
Com relação às Diretrizes do Apoio, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. Um aspecto importante para facilitar o vínculo é definir a forma de ingresso nas atividades de apoio, realizadas exclusivamente através de acordos com os gestores.
b. O vínculo e a participação do apoiador nos “espaços coletivos” são fundamentais e de extrema importância no desenvolvimento de suas atividades para buscar alcançar os seus objetivos, colocando-se na “roda” à disposição na busca da construção de soluções, consenso e de temas relevantes junto aos sujeitos envolvidos.
Resposta correta. O apoiador deve colocar-se nos espaços coletivos, ou seja, em roda.
c. Para se instituir a função Apoio, não há necessidade de investimento e de vontade institucional, mesmo em contextos complexos. Sendo assim, análises e identificação de potencialidades e dificuldades institucionais não são importantes e não precisam ser debatidas no processo de trabalho para instituição das práticas do apoio.
d. Para o trabalho do apoio, não se faz necessária capacidade técnica para análises de demandas e de ofertas junto à equipe apoiada, mas precisa facilitar a identificação do autoconhecimento dos desejos, resistências e interesses da gestão, possibilitando conhecimentos e solução das necessidades sociais.
e. Abertura para encontros singulares e trocas de experiências mediante flexibilização de posturas, mas os projetos e metodologias de trabalho são definidos pelo apoiador.
Considerando a compreensão e discussão sobre os atributos no que se refere às práticas do apoio, escolha a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Capacidade de planejar e intervir no território a partir da observação do cotidiano, independente de realizar escuta dos coletivos/sujeitos apoiados e registro das situações/ atividades vivenciadas.
b. Compatibilização de interesses por meio de acordos, compromissos e contratos, exclusivamente com os gestores institucionais, sem a preocupação de buscar compor espaços de diálogo e nem de negociar conflitos com outros sujeitos apoiados, e possam encontrar formas de dar continuidade a busca por soluções para desafios encontrados.
c. O apoiador deve desenvolver uma postura pedagógica centrado numa perspectiva tradicional de ensino-aprendizagem, que prioriza apenas aspectos clínicos e epidemiológicos, que valorizam apenas o saber científico produzido em normas e protocolos e consensos sem levar em conta outras formas de produção de saberes existentes na saúde.
d. Postura colaborativa, na qual busca participar da construção de um projeto comum para a atuação da equipe; estando disponível para participar de encontros regulares, para a discussão da organização do processo de trabalho estabelecendo comunicação direta com os colegas, compreendendo o conflito como uma dimensão inerente ao trabalho.
Resposta correta. O trabalho em equipe baseado nas relações comunicacionais e a compreensão do conflito como inerentes ao trabalho são atributos do apoio.
e. Na função Apoio, a construção da autonomia relativa da equipe apoiada não é essencial, pois no processo de trabalho, a ampliação da autonomia não depende da capacidade do sujeito reconhecer e lidar com a rede de dependência na qual estamos todos envolvidos.

Outros materiais