Buscar

Português Instrumental 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Português Instrumental_2022 
Nota 8
Questão 01
Por mais que as formas de comunicação tenham evoluído ultimamente, no ambiente corporativo ou institucional, as mensagens de e-mail (correio eletrônico) ocuparam um espaço relativamente consolidado como o meio de comunicação formal. Assim, o(s) ____________________ são trocados entre colaboradores e/ou gestores de uma mesma empresa. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que preenche corretamente a lacuna apresentada.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)E-mails corporativos.
Questão 02
A palavra Cacofonia vem do grego: (kakós = do grego, ?mau?) + (fonós = do grego, ?som?) = cacofonia = mau som. Portanto, trata-se de um mau som resultante da junção de duas ou mais palavras na cadeia da frase. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale a qualidade textual que se apresenta como opositora à cacofonia.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Harmonia.
Questão 03
Existem expressões e termos  - usados tanto na língua falada quanto na escrita - que comprometem a vida social e as pretensões profissionais de qualquer pessoa. Esses vocábulos em um texto escrito, além de empobrecê-lo com formas vazias de conteúdo, deixam-no repleto de erros. Assim, analise o seguinte texto: ?Sem mais para o momento, manifestamos nossos votos de profunda estima e elevada consideração?. Diante do exposto, podemos classificar esse texto como um(a):
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Ambiguidade.
Questão 04
Com o objetivo de estabelecer um trato formal entre duas entidades, se faz necessário o uso dos pronomes de tratamento. Agora, analise o seguinte convite: ?Convidamos ______________ para as festividades da eucaristia em nossa arquidiocese.? Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa que preenche corretamente essa lacuna.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Vossa Santidade.
Questão 05
É comum encontrarmos textos longos e cansativos. Acontece sempre, mesmo quando o assunto pode ser tratado em poucas linhas, o redator utiliza estratégias de preenchimento, para torná-lo mais extenso e valorizado. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale a resposta para seguinte pergunta: um texto muito longo e cansativo incorre em quê?
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Prolixidade.
Questão 06
Usar e-mails _______________ para tratar de assuntos não profissionais é a melhor política quando se trata de comunicação corporativa. Estes e-mails são mensagens de correio eletrônico trocadas entre pessoas para tratar de assuntos privados. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que preenche corretamente a lacuna apresentada.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Corporativos.
Questão 07
?É uma comunicação objetiva, obedecendo a uma padronização que facilita o trabalho e dá ao redator mais segurança de sua eficiência. Caracteriza-se pelo texto em nível culto, gramaticalmente correto, claro, objetivo e com vocabulário adequado à área de atuação? (TOLEDO & NADÓLSKIS, 2002, p. 119). Diante do exposto, assinale a alternativa que descreve a citação apresentada.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)Redação técnica.
Questão 08
Palavras vulgares ou gírias não devem ser usadas na redação administrativa, em que são exigidas a linguagem padrão e a correção gramatical. O redator deve observar seu vocabulário para se expressar de forma precisa e clara. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que traz um exemplo de plebeísmo.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)O cara é D+.
Questão 09
Os e-mails foram a primeira forma de comunicação corriqueira trazida para o Brasil pela Internet Comercial, em meados da década de 1990. Naquela época, as pessoas costumavam trocar informações oficiais por meio de postagens físicas (via correios) e fax (fac-símile). As mensagens de e-mail não eram aceitas como meio de comunicação oficial devido à falta de _________________ dos serviços de postagens eletrônicas, que eram baseadas na arquitetura ?POP3? e ?SMTP?. Diante do exposto, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que define corretamente o documento apresentado na questão.
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)
Confiabilidade.
Questão 10
Assuntos informais que não necessitem de registro, mas que precisam de velocidade e qualidade no canal de comunicação, devem ser prioritariamente tratados:
ESSA FOI A SUA RESPOSTA
· (X)
Por chat.
Finalizar Avaliação

Outros materiais