Buscar

Semana 15 SOI2 Tics

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 15 SOI2 Tics 
Ananda de Lima Afonso 
Pergunta: Quais são os ligamentos do joelho? O que ocorre com o paciente com lesão total de cada um destes ligamentos (joelho)?
No joelho, existem quatro ligamentos: os cruzados anteriores (LCA) e posterior (LCP) e os colaterais medial (LCM) e lateral (LCL). Quando existe a ruptura de um destes ligamentos, o joelho pode se tornar instável e gerar episódios de falseio, dor e inchaço, já em uma ruptura total é provável a necessidade de uma cirurgia. Chamada de ligamentoplastia, a cirurgia consiste na retirada do ligamento rompido e em sua substituição por um enxerto – que pode vir do terço central do tendão patelar ou dos tendões dos flexores (localizados na região posterior da coxa). O ligamento é um estabilizador passivo de uma articulação com principal função de impedir um deslocamento anormal entre dois ossos. Tipos de Lesão que podemos ter: 
Ligamentos colaterais: esses ligamentos, localizados em cada lado do joelho, impedem que o joelho se mova demais de um lado para outro. O ligamento colateral medial está localizado no interior da perna, e o ligamento colateral lateral está localizado na parte exterior da perna.
Lesão do Ligamento Colateral Medial
Paciente tende a apresentar dor e inchaço localizado, hemartrose (derrame de sangue dentro da articulação). Em caso de suspeita dessa lesão, todos os ligamentos e meniscos do joelho devem ser examinados, pois podem existir lesões associadas. Tratamento cirúrgico destas lesões é raramente necessário.
Lesão do Ligamento Colateral Lateral
Lesões deste ligamento são menos comuns se comparadas às ocorrências do medial. Entretanto, quando ocorrem, geralmente são mais graves e raramente são lesões isoladas. Por consequência, o tratamento destas lesões é bem mais difícil.
Ligamentos cruzados: esses ligamentos impedem que o joelho se mova demais para frente ou para trás. O ligamento cruzado anterior (LCA) cruza na frente do ligamento cruzado posterior (LCP) para formar um X.
Lesão do Ligamento Cruzado Anterior
Quando um joelho sofreu lesão do ligamento cruzado anterior será uma lesão com perca de instabilidade pela ausência ou insuficiência do ligamento cruzado anterior e passará por alterações do equilíbrio neuro motor (proprioceptivas) na tentativa de restabelecer o equilíbrio comprometido na lesão. 
Lesão do Ligamento Cruzado Posterior
A sua lesão é muito menos comum que a do cruzado anterior. Lesão isolada usualmente é resultado de queda sobre o tubérculo tibial, ou trauma diretor do tubérculo tibial contra o painel em acidente de automóvel.
Referencias: 
Beynnon BD, Johnson RJ, Abate JA, Fleming BC, Nichols CE. Treatment of anterior cruciate ligament injuries. Part I. Am J Sports Medi. 2005;33(10):1579-602. 
ARLIANI, Gustavo Gonçalves et al. Lesão do ligamento cruzado anterior: tratamento e reabilitação. Perspectivas e tendências atuais. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 47, n. 2, p. 191-196, 2012.

Outros materiais