Buscar

projeto - planejamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA
 Secretaria Municipal de Educação
 CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL JARDIM DO CONHECIMENTO
 PROJETO / PLANEJAMENTO - TURMA: INFANTIL 4 A
 PROFESSORAS: MARLENE F. ESTOQUEIRO / MONICA JESELI P. DA SILVA 
NOME DO PROJETO/PLANEJAMENTO: TROQUE AS PEÇAS 
(Jogo de quebra-cabeça incentiva a interação entre as crianças e aumenta a sociabilidade)
TEMPO PREVISTO PARA EXECUÇÃO: 4 HORAS
DATA: 
HORÁRIO: 07:30H ÀS 11:30H
1. CONTEÚDO: SOCIALIZAÇÃO (INTERAÇÃO, SOCIABILIDADE, IDENTIDADE E AUTONOMIA, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ESTRATÉGIAS EM GRUPO)
2. OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
· Incentivar a interação, o relacionamento interpessoal e a sociabilidade e o companheirismo entre as crianças por intermédio da produção individual de desenhos e da construção e formação coletiva de quebra-cabeças pela formação sua em equipes;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Estabelecer na relação com o outro a possibilidade de resolução e superação das tarefas e desafios propostos; 
· Incutir por intermédio da coletividade os ideários da colaboração, companheirismo e solidariedade;
· Desenvolver na individualidade a percepção de múltiplas estratégias para a execução da atividade apresentada;
3- ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
3.1- MOBILIZAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS:
· Proposição do jogo de quebra-cabeça e incentivando a interação / participação coletiva entre as crianças.
3.2- DESENVOLVIMENTO:
1°MOMENTO: Preparação dos desenhos 
· Os desenhos são distribuídos, um para cada criança. Devem ter o mesmo tipo de papel, formato e tamanho. Procure separar por temas, como animais, frutas, esportes ou profissões, e prepare diferentes desenhos sobre o assunto. Por exemplo, se o tema for meios de transporte, desenhe automóvel, caminhão, trem, navio e avião. Se for frutas, vá de laranja, maçã, abacaxi, melancia e banana. A ilustração deve ocupar uma grande área do papel. 
 
2°MOMENTO: Divisão em grupos 
· Divida a classe em grupos iguais e distribua os desenhos, oferecendo um tema para cada grupo. Assim, se você tiver 20 alunos, serão quatro os grupos e cinco as crianças em cada um. Peça para seus alunos colorirem as figuras. 
 
3°MOMENTO: Formando o quebra-cabeça 
· Terminada a pintura, reúna os desenhos de cada grupo em pilhas separadas. Sobreponha os cinco do mesmo tema, já coloridos, e recorte a pilha de papéis de uma vez para que tenham cortes idênticos. Use tesoura e régua para dividir a pilha de folhas em seis pedaços, por exemplo. 
 
4°MOMENTO: A hora das trocas 
· A seguir, misture as peças recortadas de cada grupo e coloque seis delas dentro de uma folha dupla de papel almaço, entregando a cada criança um conjunto. O aluno tentará, então, montar um desenho inteiro sobre a folha de almaço, protegendo-o da visão dos colegas. Ele logo vai perceber que tem figuras misturadas. Assim, a criança que tiver duas peças de um mesmo objeto deverá conservá-las em seu poder e oferecer a outro jogador uma peça que não lhe sirva, para trocá-la por uma do desenho que pretende completar. 
Se o colega tiver a peça desejada, a troca é feita e a criança que acertou continua pedindo peças às outras.  
Se errar, passa a vez para o colega que não tinha a peça pedida, e assim sucessivamente, até que as imagens se completem. Será vencedor o grupo que conseguir montar primeiro seus cinco quebra-cabeças. No toma-lá-dá-cá, os alunos desenvolvem artimanhas de negociação, aprendem o valor das trocas e do trabalho em conjunto. 
4. PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
· Para alcançar os objetivos propostos serão utilizadas as seguintes estratégias: apresentação da atividade a ser proposta, bem como explicar e apresentar minuciosamente a elas cada etapa da mesma, com bastante atenção aos detalhes, de modo que as crianças compreendam bem o que está sendo proposto.
5. RECURSOS DIDÁTICOS:
· folhas de papel sulfite A4 com desenhos para colorir, tesoura, lápis preto, régua, lápis de cor ou giz de cera e folhas de papel almaço.
6. AVALIAÇÃO:
· A avaliação será contínua e ocorrerá durante a realização da atividade proposta, observando o desempenho e a participação individual e coletiva dos alunos. Além do processo cognitivo, a troca de peças entre as crianças na montagem do quebra-cabeça envolve-as em atividade cooperativa. Nesse jogo, elas descobrem que “abrir mão” de algumas coisas é o único modo de continuar a brincadeira. 
7. REFERENCIAS:
REFERÊNCIAS BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

Outros materiais