Buscar

Questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a importância do conhecimento acerca dos Conceitos Zootécnicos para a Produção animal? 
O conhecimento acerca dos conceitos zootécnicos é fundamental para a produção animal, pois permite aos produtores e profissionais do ramo compreenderem as características biológicas, fisiológicas e comportamentais dos animais, bem como suas necessidades nutricionais e ambientais. Com base nesse conhecimento, é possível selecionar e cruzar animais para obter características desejáveis, melhorar a nutrição e o manejo, prevenir e tratar doenças e maximizar a produção de carne, leite, ovos e outros produtos de origem animal. Além disso, o conhecimento zootécnico também contribui para a sustentabilidade da produção animal, ao permitir a utilização eficiente dos recursos naturais e reduzir os impactos ambientais.
1. Diferencie animais taurinos e zebuínos. E qual desses é mais adaptada a região Nordeste? 
Animais taurinos e zebuínos são duas subespécies de bovinos que diferem em características físicas, comportamentais e adaptativas. Os taurinos são originários da Europa e têm características como chifres grandes e curvados para frente, pelos curtos e macios, tamanho médio a grande e uma conformação corporal mais arredondada. Já os zebuínos são originários da Índia e possuem chifres mais curtos e grossos, pelos mais longos e grossos, tamanho médio a pequeno e uma conformação corporal mais angular. Os zebuínos são mais adaptados a regiões quentes e úmidas, como a região Nordeste do Brasil, por terem uma maior resistência ao calor e às doenças tropicais.
2. Quais são as principais características morfológicas que diferem dos bovinos de corte dos de leite?
Os bovinos de corte e de leite diferem principalmente em suas características produtivas. Os bovinos de corte são criados para produzir carne e têm características como uma conformação corporal mais musculosa, pernas mais curtas e mais robustas e uma estrutura óssea mais pesada. Já os bovinos de leite são criados para produzir leite e têm características como uma conformação corporal mais esbelta, pernas mais longas e uma estrutura óssea mais leve. Além disso, os bovinos de leite possuem úberes maiores e mais desenvolvidos para produzir e armazenar leite.
3. Quais ferramentas podemos utilizar para mensurar essas características?
Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para mensurar as características morfológicas dos bovinos, como a avaliação visual, medição de altura, peso, comprimento, perímetro torácico e pélvico, largura de garupa e comprimento de membros. Além disso, também é possível utilizar ferramentas mais avançadas, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, para avaliar características internas do animal, como a composição corporal e o tamanho dos órgãos.

Outros materiais