Buscar

03 Liberdade de expressao no ambiente online (1) (1)

Prévia do material em texto

Liberdade de expressão no ambiente online e os Direitos Fundamentais
1
LIBERDADES
2
CONSCIÊNCIA E CRENÇA
IR E VIR
SEXUAL
REPRODUTIVA
DE EXPRESSÃO
DIREITO FUNDAMENTAL
CF/88 - Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: 
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; 
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; 
~VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; 
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
3
Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição. 
(...) 
§2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.
CENSURA
ASSISTA EM CASA:
https://www.youtube.com/watch?v=-HDFZYpROmM
Direito Humano 
A Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, afirmou que o acesso à internet é um direito humano e que desconectar a população da web viola esta política.
O relatório criticou França e Reino Unido, que aprovaram leis para bloquear o acesso de pessoas que não cumprem acordos de direitos autorais na web, e também países que impedem o acesso às redes sociais para reduzir protestos da população contra governos.
5
ÂMBITO INTERNACIONAL
6
Direito ao acesso a internet
Literacia digital
Não ser incluído em plataformas
Cibersegurança
Bom uso da inteligência artificial
NÓS PODEMOS PRODUZIR
 Manifestar o pensamento de modo livre significa estar apto a propagar o que se pensa, sem sofrer limitação prévia, referente à censura de qualquer natureza, seja ela política, ideológica e artística. Ou seja, poder livremente repassar informações recebidas e expor suas visões, impressões, conhecimentos, pensamentos, experiências etc. 
7
MAS...
 A liberdade de expressão deve ser exercida dentro dos parâmetros legais, especialmente em relação a outros direitos fundamentais que eventualmente podem se chocar.
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC-ND
8
PONDERAÇÃO
(ROBERT ALEXY)
9
adequado
necessário
proporcional
INFORMAÇÃO
10
RÁPIDA (TV e rádio)
CONSUMO
IDEOLOGIA
COLABORAÇÃO
DOMINAÇÃO
TRANSIÇÕES
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY
CONSUMISMO
ECONOMIA DE AQUISIÇÃO
TER
FÍSICO
INDIVIDUALISMO
ECONOMIA DE UTILIZAÇÃO
GUARDAR
DIGITAL
SOBRE O (NF)TER
12
Despistagem e camuflagem
Investigação criminal
Spoofing
Primeira lição
Abordaremos essas habilidades:
Primeira habilidade
Segunda habilidade
Terceira habilidade
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY
13
DIFICULDADES
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC
14
Despistagem e camuflagem
Investigação criminal
Spoofing
Discursos 
Com a ascensão da internet e das mídias digitais, se fortalece um fenômeno denominado de Hate Speech ou Discurso de Ódio, que são ofensas gratuitas com o propósito de humilhar, rebaixar, menosprezar e até mesmo agredir a moral de grupos ou indivíduos.
Para o preconceito racial, por exemplo, a pena é de reclusão de um a três anos e multa, enquanto a injúria por preconceito é penalizada com uma detenção de um a seis meses, ou multa.
15
FORÇA?
O Paradoxo da tolerância é um dos três paradoxos apontados pelo filósofo da ciência Karl Popper em seu livro The Open Society and Its Enemies. O paradoxo trata da ideia de que, no ambiente social, a tolerância ilimitada leva ao desaparecimento da tolerância.
Em tempos de fake news
17
Lição 1
Propagandas políticas
Lição 2
marketing
Lição 3
Receitas milagrosas 
Lição 4
Autoridades e coachs 
Lição 5
Felicidade 
Marketing digital OAB
1) fazer referência a valores;
2) expor informações capazes de induzir a erro ou causar danos a clientes; 
3) divulgar especialidades que não possui; 
4) auto engrandecimento; 
5) distribuir brindes.
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA
18
PROVIMENTO N. 205/2021
Art. 6º Fica vedada, na publicidade ativa, qualquer informação relativa às dimensões, qualidades ou estrutura física do escritório, assim como a menção à promessa de resultados ou a utilização de casos concretos para oferta de atuação profissional. Parágrafo único. Fica vedada em qualquer publicidade a ostentação de bens relativos ao exercício ou não da profissão, como uso de veículos, viagens, hospedagens e bens de consumo, bem como a menção à promessa de resultados ou a utilização de casos concretos para oferta de atuação profissional.
19
Patrocinado
LIVE
“vida pessoal”
https://www.conjur.com.br/2021-out-15/goncalves-oab-bravata-ostentacao-publicidade
A questão que se coloca é: a OAB tem competência para disciplinar acerca da vida privada da advocacia brasileira? Ou será que o que se busca coibir são as fake news ou uma indução de uma imagem de sucesso com o intuito de seduzir potenciais novos clientes a um eventual êxito no patrocínio de uma causa? Seja na primeira ou na segunda possibilidade, a OAB não tem poder, interesse ou competência para tanto. Há grave infração à liberdade de expressão, preceito este garantido constitucionalmente.
20
PROVIMENTO N. 205/2021
Art. 7º Considerando que é indispensável a preservação do prestígio da advocacia, as normas estabelecidas neste provimento também se aplicam à divulgação de conteúdos que, apesar de não se relacionarem com o exercício da advocacia, possam atingir a reputação da classe à qual o profissional pertence.
21
22
ObrigadA!
23

Continue navegando