Buscar

MAPA ECO - FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL - 512024

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa MAPA? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
MAPA – ECO - FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL - 51/2024
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos!
Para isso, você precisa cumprir três etapas:
Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio;
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema da atividade;
Terceira etapa: REALIZAR e ENVIAR a atividade solicitada.
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio
Características gerais da colonização portuguesa do Brasil: formação de uma sociedade agrária, escravocrata e híbrida
Quando em 1532 se organizou econômica e civilmente a sociedade brasileira, já foi depois de um século inteiro de contato dos portugueses com os trópicos; de demonstrada na índia e na África sua aptidão para a vida tropical. Mudado em São Vicente e em Pernambuco o rumo da colonização portuguesa do fácil, mercantil, para o agrícola; organizada a sociedade colonial sobre base mais sólida e em condições mais estáveis que na índia ou nas feitorias africanas, no Brasil é que se realizaria a prova definitiva daquela aptidão. A base, a agricultura; as condições, a estabilidade patriarcal da família, a regularidade do trabalho por meio da escravidão, a união do português com a mulher índia, incorporada assim à cultura econômica e social do invasor.
Formou-se na América tropical uma sociedade agrária na estrutura, escravocrata na técnica de exploração econômica, híbrida de índio - e mais tarde de negro - na composição. Sociedade que se desenvolveria defendida menos pela consciência de raça. quase nenhuma no português cosmopolita e plástico, do que pelo exclusivismo religioso desdobrado em sistema de profilaxia social e política. Menos pela ação oficial do que pelo braço e pela espada do particular. Mas tudo isso subordinado ao espírito político e de realismo econômico e jurídico que aqui. como em Portugal.1 foi desde o primeiro século ele- mento decisivo de formação nacional; sendo que entre nós através das grandes famílias proprietárias e autônomas: senhores de engenho com altar e capelão dentro de casa e índios de arco e flecha ou negros armados de arcabuzes às suas ordens; donos de terras e de escravos que dos senados de Câmara falaram sempre grosso aos representantes del-Rei e pela voz liberal dos filhos padres ou doutores clamaram contra toda espécie de abusos da metrópole e da própria Madre Igreja. Bem diversos dos criollos ricos e dos bacharéis letrados da América espanhola - por longo tempo inermes à sombra dominadora das catedrais e dos palácios dos vice-reis, ou constituídos em cabildos que em geral só faziam servir de mangação aos reinóis todo-poderosos
A singular predisposição do português para a colonização híbrida e escravocrata dos trópicos, explica-a em grande parte o seu passado étnico, ou antes, cultural, de povo indefinido entre a Europa e a África. Nem intransigentemente de uma nem de outra, mas das duas. A influência africana fervendo sob a européia e dando um acre requeime à vida sexual, à alimentação, à religião; o sangue mouro ou negro correndo por uma grande população brancarana quando não predominando em regiões ainda hoje de gente escura;2 o ar da África, um ar quente, oleoso, amolecendo nas instituições e nas formas de cultura as durezas germânicas; corrompendo a rigidez moral e doutrinária da Igreja medieval; tirando os ossos ao cristianismo, ao feudalismo, à arquitetura gótica, à disciplina canônica, ao direito visigótico, ao latim, ao próprio caráter do povo. A Europa reinando mas sem governar; governando antes a África.
Características Gerais da colonização portuguesa do Brasil: formação de uma sociedade agrária, escravocrata e híbrida. In. FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. São Paulo: Global, 2003. texto on line.
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE - Situação Problema
Quando se estuda a história, necessário se faz uma abordagem teórico-metodológica para explicar um determinado tema. Gilberto Freyre fez uma análise antropológica da formação de nossa sociedade. Para este autor a beleza de nossa sociedade está na convivência entre os diversos povos que aqui fincaram raízes. A miscigenação é a síntese da beleza do Brasil, seja ela nas características físicas ou culturais.
TERCERIA ETAPA: AÇÃO - Realização da atividade
Objetivo: Refletir sobre a formação da sociedade brasileira a partir das características da colonização portuguesa, compreendendo os elementos que contribuíram para a estrutura social, econômica e cultural do Brasil contemporâneo.
Instruções:
Leitura e Análise: Após a leitura atenta do texto sobre a colonização portuguesa do Brasil, identifique os principais elementos que caracterizaram essa colonização.
Desenvolvimento da Dissertação:
Introdução: Apresente brevemente o contexto da colonização portuguesa do Brasil, destacando a importância de compreender suas características para analisar a formação da sociedade brasileira
Desenvolvimento:
Explique como a estrutura agrária e escravocrata influenciou as relações sociais e econômicas no Brasil colonial.
Discuta a importância da miscigenação (união do português com a mulher indígena e, posteriormente, a incorporação do negro) para a formação da identidade cultural brasileira.
Analise o papel do exclusivismo religioso e do espírito político e econômico na consolidação da sociedade colonial brasileira.
Conclusão: Reflita sobre como essas características da colonização portuguesa ainda influenciam a sociedade brasileira atualmente. Considere aspectos como a diversidade cultural, as desigualdades sociais e econômicas e os desafios para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Entrega: A dissertação deve ser entregue no formato de texto, com extensão descrita abaixo. Utilize citações do texto base para fundamentar seus argumentos
Nota: Encoraje-se a realizar pesquisas complementares para enriquecer sua análise, sempre citando as fontes consultadas.
Essa atividade visa não apenas compreender aspectos históricos, mas também estimular a reflexão crítica sobre como o passado colonial se reflete na realidade brasileira atual, promovendo uma compreensão mais profunda dos desafios e potencialidades da sociedade brasileira.
IMPORTANTE:
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina;
2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente. Obs: seu texto deve conter no mínimo 15 linhas e no máximo uma lauda (página).
3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina
4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica
5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar.
6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a)

Continue navegando

Outros materiais