Buscar

Templates_Socialização RECURSOS CAPILARES

Prévia do material em texto

Socialização – Seminário Módulo II
Nome do Tutor (a); MAYSA CALADO
Nome dos acadêmicos (as) FRANCISCO LUSEMBERG PINHEIRO LEMOS
1
SEMINÁRIO:PESQUISA CIENTÍFICA
RECURSO PARA ESTÉTICA CAPILAR
UTILIZAÇÃO DA ALTAFREQUÊNCIA (HF) EM TRATAMENTOS CAPILAR
LEMOS, Lusemberg – UNIASSELVI
lusemberglemos@gmail.com
Eixo Temático: Tratamento com equipamento de HF (alta frequência).
Agência Financiadora: não contou com financiamento.
RESUMO
 
O trabalho aqui apresentado traz um estudo de caso da cidade de Pacatuba-CE. No trabalho encontramos o depoimento de um paciente, que prefere ser chamado de FCLS. O paciente, FCLS, apresenta as seguintes características: homem cis, negro, 1,72cm, 119kg, não fumante, faz uso de álcool nos intervalos de 15 dias. FCLS, é um candidato voluntário para o tratamento de foliculite queloidiana da nuca. Através de uma avaliação de anamnese foi possível notar folículos inflamados, outros já em desenvolvendo queloidiano. O tratamento se deu com 10 sessões intercaladas em 5 semanas, foram utilizados os seguintes produtos; sabonete líquido, emoliente, esfoliação e um tônico, um aparelho de fototerapia de cor azul e vermelho e um equipamento de HF (alta frequência).
O QUE É FOLICULITE?
 
Segundo Dr. Drauzio Varela em uma entrevista para o UOL; “a foliculite é uma inflação dos folículos pilosos, que pode acometer a qualquer um em qualquer momento da vida. Pessoas negras, asiáticas, obesas ou com baixa imunidade, no entanto, estão mais propensas”.
ALTA FREQUÊNCIA
 
Segundo o site https://www.oncofisio.com.br/alta-frequencia, a alta frequência é definida da seguinte forma.
Alta frequência é uma técnica antiga em que se utilizam eletrodos de vidro com uma corrente alternada de alta frequência. Dentro desse eletrodo de vidro existe um gás com propriedades físico-químicas que facilitam a transmissão da corrente para o outro extremo do eletrodo, esse gás pode ser argônio, neônio ou xenônio. A diferença de potencial entre a pele e o eletrodo provoca faíscamento. Toda faísca transporta energia, que será absorvida pela pele. O tecido transforma essa energia em calor (efeito térmico) e depois em ozônio na parte externa do vidro. Assim a alta frequência é um recurso vasodilatador, hiperemiante sedante e antisséptico.
METODOLOGIA
 
O tratamento será em 10 sessões, sendo 2 vezes por semana. Cada sessão foi aplicada sabonete líquido para higienização da nuca, um emoliente para remoção do excesso de pele que possa está dificultando a saída do pelo, esfoliação mecânica, tônico, alta frequências durante 10 min e fototerapia com luz azul e vermelha durante 7min e 3seg para cada luz. Todo o procedimento tem a duração de aproximadamente 35 minutos.
PASSO A PASSO DE CADA SESSÃO
Utilização do sabonete (2min)
Emoliente com permanência de 3min
Esfoliação (2min)
Tônico (3min)
Utilização do equipamento de Alta Frequência durante 10 minutos
Utilização do equipamento de fototerapia por 15 minutos
CLONCLUSÃO
 
O paciente apresenta sinais de melhora no volume dos queloides, na inflação e crescimento normal do pelo. Segundo declaração do paciente; “minha autoestima aumentou, melhorou minha confiança para ir em locais públicos”. Podemos chegar a conclusão que o equipamento de alta frequência apresenta sinais positivos no tratamento de foliculite queloidiana.
ANEXOS
 
 ANTES DEPOIS
 REFERÊNCIAS
Foliculite queloidiana na nuca: causas, sintomas e tratamentos. publicado em 19/12/2021
Disponível na internet via link: Foliculite Queloidiana | Dr. Foliculite Ensina A Trata-La! (tendskinbrasil.com.br)
 
Schaefer, Gabrilela Pfitzer. Foliculite Decalvante, Dermatologia & Saúde. Disponível na internet via link: Foliculite Decalvante - Dermatologia e Saude
Sanabria, Baltazar. Doenças Capilares: Foliculite Queloidiana da Nuca. Disponível na internet via link; Foliculite Queloidiana da Nuca - Clínica Sanabria (clinicasanabria.com.br)
Site IBRAMED. Disponivel na internet via link; HF Ibramed – Ibramed
Varella Bruna, Maria Helena, Foliculite. Disponível na internet via link; https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/foliculite/#:~:text=Foliculite%20%C3%A9%20o%20nome%20que,os%20pelos%20nascem%20e%20crescem.
HF ibramed- - Aparelho de Alta Frequência. Disponível na internet via link; https://www.ispsaude.com.br/hf-ibramed-aparelho-de-alta-frequencia-p-ME01768A
Tania F. CestariI; Simone PessatoII; Gustavo Pinto Corrêa, Fototerapia Aplicações Clínicas. Disponível na internet nia link;https://www.scielo.br/j/abd/a/k4jdQbcWGqFbMj4T5DmMyVt/?lang=pt#:~:text=Fototerapia%20%C3%A9%20a%20modalidade%20terap%C3%AAutica,a%20evolu%C3%A7%C3%A3o%20de%20diversas%20dermatoses.
RODRIGUES, DA., et al. Atlas de dermatologia em povos indígenas [online]. São Paulo: Editora Unifesp, 2010. Doenças causadas por bactérias, p. 45-58. ISBN 978-85-61673-68-0. Available from SciELO Books . rodrigues-9788561673680-05.pdf (scielo.org)
DermaClub, ENTREVISTA COM DRA. GABRIELLA ALBUQUERQUE, MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA, Mancha avermelhada na pele do couro cabeludo: o que é? Conheça as causas e tratamentos para esse problema, 28 JULHO, 2021. Disponível na internet via link; Saiba o que pode ser uma mancha avermelhada no couro cabeludo (dermaclub.com.br)
Fernandes, Nurimar Conceição. Magalhães,Taissa Cañedo. Quintella, Danielle Carvalho.Cuzzi, Tullia, Foliculite supurativa crônica de couro cabeludo: desafio terapêutico. Disponível na internet via link; ve_Fernandes_Nurimar_etal_INI_2018.pdf (fiocruz.br)

Continue navegando