Buscar

EM2120222

Prévia do material em texto

1.
	Ref.: 736192
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O oxigênio gasoso (O2) não existia na atmosfera primitiva, mas aparecia sob a forma de gases oxigenados (como SO2 e NO) e particulados oxigenados suspensos na atmosfera. Sobre o ciclo do oxigênio é correto afirmar que:
		
	
	Ao longo de milhões de anos, o gás oxigênio alcançou, na atmosfera, a abundância de 75% em volume de ar, e, que é a sua concentração atual.
	
	O oxigênio começou a existir na atmosfera no momento em que surgiram os mamíferos.
	
	Os seres autotróficos liberem CO2 através do processo fotossintético.
	
	A reação de fotossíntese processa a transferência do carbono de sua forma orgânica na atmosfera (CO2) para sua forma inorgânica na composição da CaCO3 nas plantas.
	 
	Quando encontrado sob a forma de gás carbônico (CO2), o carbono da atmosfera é utilizado pelos organismos fotossintetizantes como matéria-prima para sintetizar compostos orgânicos e liberar O2 na atmosfera.
	
	
	 2.
	Ref.: 736201
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A poluição é qualquer acréscimo ao ar, à água, ao solo ou ao alimento que ameace a saúde, a sobrevivência ou as atividades dos seres humanos ou de outros organismos vivos. Sobre poluição é correto afirmar que:
		
	
	A exposição à poluição atmosférica é um acontecimento muito recente na história, que começou no período pós Revolução Industrial.
	
	A maior parte da poluição advinda das atividades humanas ocorre em áreas rurais ou perto delas, onde as fontes de poluição se concentram (como em atividade pecuária e plantações).
	
	A agricultura industrializada não é uma fonte de poluição, pois raramente os poluentes alteram a qualidade ambiental na área onde são produzidos.
	 
	A poluição do ar pode ser definida como a presença de matéria ou energia na atmosfera, de forma a torná-la imprópria, a causar prejuízos aos usos antrópicos, à saúde pública e ao ecossistema natural.
	
	Não são considerados poluentes substâncias que entram no meio ambiente sem a interferência das atividades humanas (como, por exemplo, com os gases tóxicos liberados por uma erupção vulcânica).
	
	
	 3.
	Ref.: 69437
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Emissões atmosféricas - A origem destes poluentes provém de três focos principais: residências (chaminés e calefação), indústrias (a uma determinada altura do chão) e escapamentos dos automóveis (bem perto do chão). Das alternativas abaixo, assinale aquela verdadeira, conforme o texto apresentado:
		
	
	O conjunto de substâncias emitidas por estas fontes pode ser classificado segundo seu estado físico em aerossóis somente.
	
	O conjunto de substâncias emitidas por estas fontes pode ser classificado segundo seu estado físico em gases somente.
	
	O conjunto de substâncias emitidas por estas fontes pode ser classificado segundo seu estado físico em partículas sólidas em suspensão somente.
	
	O conjunto de substâncias emitidas por estas fontes pode ser classificado segundo seu estado físico em suspensão e aerossóis somente.
	 
	O conjunto de substâncias emitidas por estas fontes pode ser classificado segundo seu estado físico em gases, partículas sólidas em suspensão e aerossóis.
	
	
	 4.
	Ref.: 265197
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Em relação aos Padrões de Qualidade do Ar, marque a alternativa correta
		
	
	São padrões secundários de qualidade do ar as concentrações de poluentes atmosféricos abaixo das quais se prevê o mínimo efeito adverso sobre o bem estar da população, assim como o mínimo dano à fauna e a flora, aos materiais e ao meio ambiente em geral
	 
	No Brasil os padrões de qualidade do ar foram estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 3/1990, sendo de acordo com esta resolução divididos em padrões primários e secundários. No Brasil os padrões de qualidade do ar foram estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 3/1990, sendo de acordo com esta resolução divididos em padrões primários e secundários
	
	Os parâmetros regulamentados pela legislação ambiental são apenas os seguintes: fumaça, partículas inaláveis e dióxido de enxofre
	
	São padrões secundários de qualidade do ar as concentrações de poluentes que, ultrapassadas, poderão afetar a saúde da população
	
	Como prevê a própria Resolução CONAMA nº 3/1990, não há aplicação diferenciada entre os padrões primários e secundários
	
	
	 5.
	Ref.: 737061
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Um solo típico é constituído por:
		
	
	Elementos minerais, elementos orgânicos, metais e sais.
	
	Elementos orgânicos, metais, ar e água.
	
	Ar, água, metais e sais.
	
	Elementos minerais, elementos orgânicos, microorganismos e insetos.
	 
	Elementos minerais, elementos orgânicos, ar e água.
	
	
	 6.
	Ref.: 736199
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A poluição dos solos é de grande preocupação nos dias atuais, pela diminuição da fertilidade, riscos a saúde pública e aos ecossistemas. Em relação aos poluentes nos solos urbanos, podemos citar como fonte causadora deste processo de degradação:
		
	
	AÇÕES NATURAIS ORIUNDAS DE VULCÕES, FURACÕES, TSUNAMIS E TERREMOTOS.
	
	USO INADEQUADO DO SOLO, COM QUEIMADAS E REPLANTIO SEM PLANEJAMENTO, COMO NO CASO DA INDÚSTRIA DE POLPA DE CELULOSE.
	
	O USO DE PESTICIDAS NAS LAVOURAS.
	 
	A IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO ATRAVÉS DE INTENSO ASFALTAMENTO E OCUPAÇÕES URBANAS IRREGULARES.
	
	AÇÕES NATURAIS ORIUNDAS DAS CHUVAS ÁCIDAS.
	
	
	 7.
	Ref.: 265200
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Quais os objetivos dos Estudos Geotécnicos?
		
	
	Possibilitar o aumento do gabarito de determinado Bairro Metropolitano
	
	Identificar o contexto da mata ciliar de uma região
	
	Garantir que a fauna e a flora de uma localidade sejam preservadas
	
	Conhecer e identificar a estrutura ambiental de determinada localidade
	 
	Investigar as condições do solo onde ocorrerá determinado trabalho
	
	
	 8.
	Ref.: 265201
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O gerenciamento de áreas contaminadas visa minimizar os riscos a que estão sujeitos a população e o meio ambiente, em virtude da existência das mesmas, por meio de um conjunto de medidas que assegurem o conhecimento das características dessas áreas e dos impactos por elas causados, proporcionando os instrumentos necessários à tomada de decisão quanto às formas de intervenção mais adequadas. Marque a única opção que apresenta o principal objetivo na recuperação de áreas contaminadas
		
	
	Recuperar uma área contaminada é torna-la em condições de sua utilização para fins industriais
	
	Identificação dos riscos atuais e sua possível recuperação para ocupação vertical com unidades residenciais multifamiliares exclusivamente
	
	Isolamento desta área para que não cause no futuro qualquer problema para a sociedade
	
	Criação de área de proteção permanente ¿ APP após seu estudo geológico
	 
	Adoção de medidas corretivas nessas áreas que possibilitem recuperá-las para um uso compatível com as metas estabelecidas a ser atingidas após a intervenção, adotando-se dessa forma o princípio da ¿aptidão para o uso¿
	
	
	 9.
	Ref.: 692552
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	A investigação do potencial de risco de uma área é feita pelo levantamento do espectro sonoro do local. Outro elemento importante na determinação do ruído em um ambiente fechado ou não é a absorção sonora. Dos parâmetros citados abaixo qual é utilizado na determinação do potencial de risco sonoro:
		
	
	Umidade das paredes.
	
	Ângulo das paredes.
	 
	Absorção sonora de paredes.
	
	Coloração de paredes.
	
	Resistencia de paredes.
	
	
	 10.
	Ref.: 265203
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Uma pessoa exposta a ruídos muito altos pode sofrer de insônia, depressão, perda de memória, gastrite, doenças cardíacas e, claro, surdez. Por isso, existem leis e normas para evitar altos níveis de ruídos. De acordo com os especialistas, qual o limiar seguro para as exposições ao ruído?
		
	 
	Entre os especialistas, o consenso é que o limite seguro é de 80 dB
	
	Com certeza os especialistas entendem que o limiar seguro é de 20 dB
	
	Somente à partir de 100 dB é que inicia-se o processo de faadiga eperda auditiva
	
	O limiar seguro contemplado pela Organização Mundial de Saúde é de 110 dB
	
	na verdade não se pode garantir que aparelhos eletrodomésticos, buzinas de carros e sons de bares e restaurantes são causadores da poluição atmosférica

Continue navegando