Buscar

Gestão da Produção II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1Correta
Cada organização adotará uma estratégia de produção conforme seu produto, seu processo, sua demanda, o valor agregado do produto, ou seja, cada organização terá sua produção mais adequada. Assim existem as classificações de sistema (ou produção) “Empurrado” e “Puxado”.
 
A respeito dos conceitos e características do sistema de produção “Empurrado” e “Puxado”, analise as afirmativas a seguir:
 
I - O sistema (ou produção) empurrado (push) tem a execução da operação antecipada aos pedidos dos clientes, operando-se com uma previsão da demanda.
 
II -  O sistema (ou produção) Puxado (pull) tem como princípio o início da execução da produção/operação a partir dos pedidos dos clientes.
 
III – No sistema (ou produção) Puxado sempre haverá estoque de produtos acabados, pois o mesmo opera produzindo com antecedência aos pedidos.
Agora, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Resposta correta: Apenas as afirmativas I e II estão corretas.   I - O sistema (ou produção) empurrado (push) tem a execução da operação antecipada aos pedidos dos clientes, operando-se com uma previsão da demanda. CORRETA.   II -  O sistema (ou produção) Puxado (pull) tem como princípio o início da execução da produção/operação a partir dos pedidos dos clientes. CORRETA.   III – No sistema (ou produção) Puxado sempre haverá estoque de produtos acabados, pois o mesmo opera produzindo com antecedência aos pedidos. ERRADA, POIS ESTA É UMA CARACTERÍSTICA DA PRODUÇÃO EMPURRADA
Questão 2Correta
Aumentar a eficiência e eficácia produtiva é um desejo de toda e qualquer empresa, pois com isso se aumenta sua produtividade. Logo, existem diversas técnicas (metodologias e/ou ferramentas) que podem auxiliar nesse quesito, sendo o estudo de tempos uma delas. Logo, o estudo de tempos vem sendo praticado até os dias atuais pelas organizações, pois existem diversos motivos para continuar se utilizando dessa metodologia.
 
Em relação aos motivos para se realizar um estudo de tempos, analise as afirmativas a seguir:
 
 
I – Para estabelecer padrões de produção.
 
II – Para determinação da capacidade produtiva da empresa.
 
III – Para fornecer dados para determinação de custos.
 
IV – Para fornecer dados para balanceamento de linhas de produção.
Agora, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Resposta correta: As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.   Quais os motivos para se realizar um estudo de tempos? Podem ser listados alguns motivos para isso: estabelecer padrões de produção, determinação da capacidade produtiva da empresa, fornecer dados para determinação de custos e fornecer dados para balanceamento de linhas de produção.
Questão 3Errada
Entender os processos da empresa é fundamental para buscar melhorias. Logo, processos mais complexos podem exigir uma decomposição, apresentando uma hierarquia, como por exemplo, Macroprocessos; Processos; Tarefa (ou atividade).
 
Portanto, associe a decomposição hierárquica dos processos, relacionada na Coluna 1, com suas respectivas características, relacionadas na Coluna 2:
 
Coluna 1:
1 – Macroprocessos.
 
2 – Processos.
 
3 – Tarefa ou atividades.
 
Coluna 2:
A – geralmente demonstram a empresa como um todo ou o negócio principal da empresa.
 
B – são os conjuntos de atividades-chave.
 
C – executam uma parte específica do trabalho.
Agora, assinale a alternativa com a associação correta.
Sua resposta
1-C; 2-A; 3-B.
Resposta correta: 1-A; 2-B; 3-C.   Os macroprocessos geralmente demonstram a empresa como um todo ou o negócio principal da empresa (core business ou core competence). Os processos são os conjuntos de atividades-chave; estas são desmembradas até o nível de tarefa, ou atividades que executam uma parte específica do trabalho.
Questão 4Correta
Um sistema de padronização é o meio pela qual as operações se fazem uniforme e fortes na organização. é a atividade sistemática para estabelecer padrões, utilizar padrões e avaliar o seu resultado. Avaliar quanto ao cumprimento do padrão e aos resultados decorrentes do seu uso.
· No sistema de gestão, o sistema de padronização é a base do gerenciamento das operações do dia a dia da qual decorrem seus resultados. A padronização nos proporciona os seguintes benefícios: estabelece claramente responsabilidade e autoridade, registrar o conhecimento tecnológico da organização, estabilizar os processos e constituir a base para a melhoria contínua.
Para Campos (2004), as etapas típicas da padronização são:
1. Coletar informações e dados.
2. Analisar criticamente.
3. Definir o objetivo do documento.
· 4. Identificar os clientes do documento, suas expectativas e necessidades.
· 5. Selecionar o formato mais adequado para o documento.
· 6. Redigir minuta do documento.
· Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:
Sua resposta
3 - 4 - 1 - 5 - 6 - 2.
Sequência correta: 3 - 4 - 1 - 5 - 6 - 2. 3. Definir o objetivo do documento, - Para elaborar qualquer padrão, é necessário entender inicialmente o seu objetivo ou resultado esperado do processo. 4. Identificar os clientes do documento, suas expectativas e necessidades. - Quem são os principais usuários para levantar as espectativas, forma de comunicação, modelo, linguagem etc. 1. Coletar informações e dados. - Coleta de informações de como a atividade é realizada. 5. Selecionar o formato mais adequado para o documento. - Adequar o modelo ao usuário. 6. Redigir minuta do documento - Redigir a versão draft do padrão para que haja a análise crítica das parte interessadas ao padrão. 2. Analisar criticamente. - Avaliar se o padrão atende aos objetivos propostos.
Questão 5Correta
A padronização de processos produtivos consiste na elaboração de rotinas formalizadas em relação às atividades executadas numa unidade de trabalho. Logo, com a padronização de processo é possível conseguir diversos benefícios para a produção e para a empresa como um todo.
Portanto, assinale a alternativa que contém um benefício da Padronização.  
Sua resposta
Permite utilizar adequadamente os recursos disponíveis.
Resposta correta: Permite utilizar adequadamente os recursos disponíveis.   Benefícios da padronização:
• Permite utilizar adequadamente os recursos disponíveis.
• Beneficia a operacionalização do processo.
• Aumento da produtividade.
• Desenvolver a qualidade dos produtos.
• Obter o controle do processo.

Outros materiais