Buscar

Atividade 1 Unidades de Estudo 1 e 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Leia o trecho na sequência.
“[...] as descontinuidades técnicas requerem consideráveis ‘saltos’ (investimentos) para a sua superação. [...] a pequena e inelástica demanda num país de renda baixa tende a tornar arriscados ou completamente falhos esses ‘saltos’ em qualquer tipo de negócio considerado independentemente.
Dessa forma a expansão econômica não se dá de forma espontânea ou mesmo automática. Ao contrário, conforme afirma Nurske, dentro do sistema existem forças naturais que tendem a fixá-lo em determinado nível. Ressalta, entretanto, esse círculo vicioso da pobreza não é intransponível”.
FIGUEIREDO, A. T. L. O papel da moeda nas teorias do desenvolvimento desigual: uma abordagem pós-keynesiana. Revista Análise Econômica, Porto Alegre, v. 27, n. 52, p. 185-200, set. 2009. p. 191. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/AnaliseEconomica/article/view/5849. Acesso em: 4 fev. 2021.
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o círculo vicioso da pobreza, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Economias pobres contam com mercados limitados, o que reduz o uso de equipamentos na produção.
II. Economias periféricas consomem pouco, o que diminui a propensão a investir refletindo no círculo vicioso.
III. As ideias de Nurkse são fundamentadas nos princípios da estatística básica.
IV. O baixo poder de compra, ao qual Nurkse se refere, em economias periféricas, é resultado da alta taxa de câmbio.
 
Está correto o que se afirma em:
Com base no trecho citado e no entendimento do círculo vicioso da pobreza, podemos analisar as afirmativas:
I. Correta. Economias pobres têm mercados limitados, o que pode reduzir o uso de equipamentos na produção. Isso ocorre porque a demanda por produtos é baixa, tornando o investimento em equipamentos menos atraente.
II. Correta. Economias periféricas consomem pouco, o que diminui a propensão a investir, refletindo no círculo vicioso da pobreza. Isso é consistente com a ideia de Nurske de que a demanda inelástica em países de baixa renda pode tornar os investimentos arriscados ou falhos.
III. Incorreta. As ideias de Nurske não são fundamentadas nos princípios da estatística básica, mas sim em teorias econômicas sobre desenvolvimento e pobreza.
IV. Incorreta. O baixo poder de compra em economias periféricas, ao qual Nurske se refere, não é necessariamente resultado da alta taxa de câmbio. Pode ser mais diretamente atribuído a baixos salários e falta de oportunidades econômicas.
Portanto, apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando