Buscar

A Função do Currículo no Contexto Escolar

Prévia do material em texto

Resumo para Estudo de Prova:
Tema 1 - Introdução à Didática:
- Didática é a integração entre a teoria educacional e a prática docente.
- Surgiu no século XVII, associada a João Amós Comênio.
- Comênio é conhecido como o "pai da didática moderna" e escreveu a obra "Didáctica Magna" em 1631.
Tema 2 - Conceito e Objetivos:
- Didática é a parte da Pedagogia que trata dos preceitos científicos para a eficácia do ensino.
- Objetivos incluem estudar processos de ensino e aprendizagem, desenvolver finalidades educativas e orientar a escola na elaboração de planos didático-pedagógicos.
Tema 3 - Percurso Histórico da Didática no Mundo:
- Na Antiguidade, o ensino era voltado para a sobrevivência e a nobreza.
- Na Idade Média, o ensino estava ligado à fé e à igreja.
- A Didática moderna surge com Comênio no século XVII, com a proposta de educação para todos.
Tema 4 - Comênio e a "Didáctica Magna":
- Comênio viveu durante a Renascença, destacando-se pela proposta de educação universal.
- Ele propôs a reforma da escola, superação do ensino memorizado e concebeu a infância moderna.
- Outros filósofos importantes incluem Rousseau, Locke e Descartes, cujas ideias influenciaram a educação até os dias de hoje.
TEMA 5 – PERCURSO HISTÓRICO DA DIDÁTICA NO BRASIL
A história da didática no Brasil remonta ao século XVI, quando os jesuítas desempenharam um papel fundamental na educação, estabelecendo práticas pedagógicas rigorosas baseadas no Ratio Studiorum. Ao longo dos séculos, houve avanços e retrocessos na educação brasileira, com momentos de destaque como a criação de instituições culturais e educacionais durante o Império e a influência de diferentes correntes pedagógicas no século XX, incluindo a Escola Nova e o tecnicismo. A chegada do século XXI trouxe desafios decorrentes das mudanças econômicas e tecnológicas globais, destacando a necessidade de uma abordagem pluralista na didática, visando formar profissionais capazes de lidar com as demandas da sociedade contemporânea.
Com base no conteúdo apresentado, meu conceito próprio de didática é o seguinte: A didática é uma disciplina que se ocupa da compreensão e da prática do ensino e da aprendizagem, considerando não apenas os aspectos teóricos e metodológicos, mas também as determinações sociais que permeiam cada situação educativa. Ela busca integrar os conhecimentos teóricos da educação com as práticas pedagógicas, levando em conta as necessidades e realidades específicas dos alunos e das comunidades em que estão inseridos. Assim, cada situação didática é influenciada por uma série de fatores sociais, culturais, históricos e políticos, os quais devem ser analisados e compreendidos em sua totalidade para uma prática educativa eficaz e significativa.Parte superior do formulário

Continue navegando