Buscar

Introdução- Psicologia da Saúde

Prévia do material em texto

Álvaro Moisés Barbado Gomes, 202108236
Isabelly Morais, 202107559
Junia Heloise Salles Gomes, 202107991
Marcos Candido, 202107296
Marcela Roberta Bonifácio, 2021012303
Mikaelle dos Santos Vieira, 202101391
PREVENÇÃO DA DIABETES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA 
BRAGANÇA PAULISTA
2023
Álvaro Moisés Barbado Gomes, 202108236
Isabelly Morais, 202107559
Junia Heloise Salles Gomes, 202107991
Marcos Candido, 202107296
Marcela Roberta Bonifácio, 2021012303
Mikaelle dos Santos Vieira, 202101391
		
PREVENÇÃO DO DIABETES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Prática de competência apresentado à Universidade São Francisco, campus Bragança Paulista como exigência parcial da disciplina Prática Profissional: Psicologia da Saúde.
Professora: Gabriela Ciryco Moreto 
BRAGANÇA PAULISTA
2023
Introdução
A psicologia da saúde é um subcampo da psicologia que explora a complexa interação entre o corpo e a mente, investigando como fatores biológicos influenciam a saúde e o bem-estar das pessoas. Em um mundo onde a saúde é uma preocupação central para muitos, compreender como os aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais desempenham um papel crucial na manutenção e na recuperação da saúde torna-se essencial. 
Nos dias de hoje é comum pensarmos em saúde como ausência de doenças, porém quando falamos em saúde, existe uma completa gama que envolve o assunto “Uma pessoa pode estar livre de doenças, mas ainda não desfrutar de uma vida vigorosa e satisfatória. Saúde envolve o bem-estar físico, assim como o psicológico e o social” (Straub, 2014, p. 3). 
A Psicologia da Saúde desempenha um papel fundamental em todos os níveis de saúde e tem ajudado a compreender como fatores emocionais, cognitivos e comportamentais podem influenciar na saúde e no processo de tratamento. Isso inclui a promoção de estratégias de enfrentamento saudáveis, melhoria da qualidade de vida e apoio emocional aos pacientes. 
Estes níveis de saúde podem ser divididos em três principais que são: Prevenção Primária que visa evitar o surgimento de problemas de saúde, envolve educação em saúde, promoção de hábitos saudáveis e estratégias de prevenção, como vacinação e aconselhamento sobre comportamentos saudáveis. Prevenção Secundária em que o foco está na detecção precoce e no tratamento de problemas de saúde. No entanto, a psicologia desempenha um papel importante na identificação de fatores de risco psicológicos e emocionais. E a Prevenção Terciária que tem o foco em diminuir os prejuízos funcionais consequentes de condições agudas ou crônicas, esse nível concentra-se na reabilitação e no tratamento.
No nível de atenção primária, escolhido pelo grupo, são realizadas ações e atendimentos voltados à prevenção e promoção da saúde, nesse nível de saúde, os profissionais se comunicam para atuação dentro da comunidade para promover a prevenção, conscientização e melhor qualidade de vida as pessoas através de informações sobre temas relevantes para o bem estar e saúde do indivíduo, como a diabetes, ISTs, colesterol, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras. 
Em 2020, foi calculado que 9,3% dos adultos entre 20 e 79 anos (463 milhões de pessoas) vivem com diabetes. Compreendendo tal impacto, como forma de prevenção e autocuidado, é necessário ter hábitos benéficos, uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, por exemplo. A prevenção e o manejo das complicações causadas pela diabetes são prioridades para a saúde pública nos diferentes níveis de prevenção (Lima, 2015). 
A atuação do psicólogo frente à atenção básica de saúde é trazer a intervenção por um olhar mais voltado às demandas que a comunidade possui, sendo assim, produzir informações através de estratégias em contato com a rede, intervir e efetivar os direitos sociais. O olhar do psicólogo se torna de extrema importância, pois pode facilitar a comunicação entre profissionais da saúde e comunidade, além de ter um olhar mais voltado aos fatores psicossociais que por vezes podem faltar em um profissional da área da saúde.
Como forma de intervenção, o grupo irá produzir um panfleto explicativo com informações relevantes para prevenção do diabetes através de hábitos mais saudáveis, quais são os sintomas, e sinais que podem ser percebidos para buscar um tratamento ágil, e também quais são os fatores de risco. 
Método
A intervenção, que ocorrerá por meio do compartilhamento do panfleto virtual informativo, tem o objetivo de divulgação através de redes sociais e aplicativos de mensagens como whatsapp e telegram. Além do compartilhamento dos envolvidos no projeto, será feita uma solicitação junto a órgão público para que esse possa analisar o conteúdo e após, repostar o projeto de intervenção em suas redes sociais, para assim poder ter um alcance maior entre as pessoas de diversos locais da cidade. 
Não se tem objeções para o público-alvo, pois o objetivo deste é alcançar e informar o maior número possível de pessoas acerca do tema. A divulgação de conhecimento é a maior ferramenta de prevenção às doenças, pois “A identificação de fatores de risco se torna importante medida para a prática dos psicólogos que atuam na Atenção Básica. A composição dos grupos deve ter como foco principal a intervenção sobre fatores de risco à saúde da população, visando alcançar mudanças comportamentais que possibilitem melhor qualidade de vida” (Gorayeb, Borges e Oliveira, 2012). 
Referências 
Gorayeb, R., Dellatorre, B.C. & Morais, O. C. (2012). Psicologia na atenção primária: ações e reflexões em programa de aprimoramento profissional, p. 677, 678, 680, 681, 682.
Lima, S. M (2015). Papel da psicologia no acompanhamento do paciente com diabetes, p. 77.
 Marco, M. A., Abud, C. C., & Lucchese, A. C. (2012). Psicologia Médica, 1 (3).

Continue navegando