Buscar

EXERCÍCIO - CAPÍTULO 1 - PSICOLOGIAS - ANA BOCK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAPÍTULO 1
1.Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área). 
Quando fazemos ciência, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. Afastamo-nos dela para refletir e conhecer além de suas aparências. O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação — o que permite a construção do conhecimento científico sobre o real. Um exemplo é O fato é que a dona de casa, quando usa a garrafa térmica para manter o café quente, sabe por quanto tempo ele permanecerá razoavelmente quente, sem fazer nenhum cálculo complicado e, muitas vezes, desconhecendo completamente as leis da termodinâmica. 
2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento. 
O senso comum é o conhecimento adquirido pelas pessoas a partir dos costumes, das experiências e vivências cotidianas. É um conhecimento superficial baseado no hábito, não é fruto de grande reflexão. O senso comum, também chamado de conhecimento empírico, acumula-se ao longo da vida e é transmitido de geração em geração. Os conselhos, ditos populares e superstições são exemplos marcantes do que é o senso comum. Eles são tidos como verdades e seguidos por diversas pessoas: Comer manga com leite faz mal, deixar as sandálias de cabeça para baixo ou abrir o guarda-chuva dentro de casa é um sinal de mau agouro, cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido, usar cores relacionadas a desejos na passagem do ano novo. 
3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo. 
Visão de mundo é a forma como pensamos e lidamos no nosso dia-a-dia baseado nos conhecimentos adquiridos, nas experiências vividas, que acabam influenciando o nosso modo de viver. 
4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum. 
Termos como "rapaz complexado", "menina histérica", "ficar neurótico", são expressões da Psicologia usadas no senso comum. 
5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange? O que cada um deles abrange? 
A filosofia se preocupava com a origem e o significado da existência humana.
A religião se interessa pela origem do homem e mostra isso em um corpo de doutrinas e princípios morais que tratam de mistérios sobre a humanidade. 
A arte expressa emoção e sensibilidade desde tempos remotos.
O senso comum trata do conhecimento cotidiano.
 A Ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos da realidade. 
6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico? 
Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento, objetividade fazem da ciência uma forma de conhecimento que supera em muito o conhecimento espontâneo do senso comum. Esse conjunto de características é o que permite que denominemos científico a um conjunto de conhecimentos. 
7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico? 
O senso comum trata da realidade do dia-a-dia com o conhecimento adquirido pela cultura, tradição, herança familiar, e hábitos; enquanto o conhecimento científico investiga o cotidiano de modo aprofundado e metodológico. 
8. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia? 
A Psicologia estuda o homem, seu comportamento, seu inconsciente, sua consciência, sua personalidade. Tudo isso está na subjetividade, o modo de ser de cada um. 
9. Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?
Por ter diversos objetos de observação que não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação, é que a Psicologia tem essa diversidade de objetos. 
10. Qual a matéria-prima da Psicologia? 
O homem é a matéria-prima da Psicologia.
11. O que é subjetividade?
A subjetividade é a síntese singular e individual de cada um de nós conforme nosso desenvolvimento na sociedade.
12. Por que a subjetividade não é inata?
Porque ela é construída pouco a pouco no convívio social e cultural, ao mesmo tempo em que atua na construção do mundo e se transforma interiormente. 
13. Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia cientifica?
Porque elas não podem ser vinculadas aos princípios e métodos científicos. Nelas há a concepção de destino, da existência de forças que não estão no campo do humano e do mundo material.

Continue navegando