Buscar

Estudo de Caso - Literatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso - Teoria e Prática de Ensino nas Ciências da Natureza Anos Iniciais
Leia o fragmento de texto abaixo:
“A concepção de um projeto resulta das concepções que o professor carrega consigo a respeito do que é a literatura e da importância que exerce sobre o sujeito. O reconhecimento dessa importância faz com que o professor se engaje e assuma o desafio de contribuir para a formação de leitores literários”.
PEREIRA, M. E. M. Metodologia do ensino da literatura infantojuvenil. In: PEREIRA, M. E. M., SOUZA, L. S., KIRCHOF, E. R. Literatura infanto-juvenil. Curitiba: Intersaberes, p. 09-21, p.14). 
A partir das leituras dos materiais indicados e das aulas da disciplina, responda a questão:
Para que haja um bom trabalho com literatura infanto-juvenil em sala de aula é preciso que sejam encaminhadas, pelo professor, algumas ações importantes. Desenvolva um texto coeso e coerente em que apareçam essas propostas de atuação.
O docente assume um papel importante para a construção de um bom leitor da literatura infanto-juvenil, uma vez que é ele que apresenta aos discentes a leitura tonando aproximável e interessante para eles. O papel do professor inclui a criação de um ambiente favorável à leitura, despertando assim nos alunos o interesse, a identificação com os personagens faz com que o individuo desenvolva a leitura critica, reflexiva, assim facilitando o entendimento da história como um todo. 
O educador deve disponibilizar aos leitores diferentes tipos de gêneros literários e autores, pois cada criança pode se identificar com pelo menos um disponibilizado. Sendo assim o professor assume um importante papel na formação desse leitor, tornando-o critico, facilitando a sua compreensão literária e despertando neles o interesse pela leitura.

Continue navegando