Buscar

AV1 - Atividade Contextualizada - Finalizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Luciano Borges dos Santos
Matrícula: 01513677
Curso: Engenharia de Produção
O objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudado nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposta para solução de problemas.
Considerando os estudos da nossa disciplina, elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre a importância da economia criativa para o desenvolvimento do Brasil e a geração de emprego e renda.
Resolução
De forma prática podemos dizer que a economia criativa é uma forma ou maneira de criar um produto/serviço agregando valor, contribuindo no desenvolvimento econômico e social de uma comunidade ou país. Ela surgiu na Austrália entre os anos 80 e 90, porém, ela desenvolveu-se de fato no Reino Unido, no Governo de Tony Blair e num contexto de que era possível a valorização do potencial humano e também financeiro da cultura, da criatividade e a imaginação. (Victor Mirshawka, 2016).
De acordo com Pacheco (2019), no Brasil, a economia criativa foi regulamentada através do Decreto nº 7.743 de 2012, criando a Secretaria de Economia Criativa vinculada ao Ministério da Cultura, criando vinte setores propulsores para a economia, como o mercado editorial e software aplicado à economia criativa. E, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é possível afirmar que a economia criativa representa 4% do Produto Interno Bruto brasileiro.
Sendo a criatividade como o “principal pilar” na geração de valores ao produtos e serviços, a economia criativa vem se firmando em um dos mais ativos conjuntos das atividades produtivas em todo o Mundo. No Brasil, podemos destacar o Porto Digital em Recife-PE, fundado em 2000 e hoje é um dos principais polos de tecnologia do país, que gerou um local de negócios visando o mercado global, atraindo empresas e gerando emprego. Por exemplo, a empresa FIAT CHRYSLER AUTOMOBILES que na época, instalou um centro de tecnologia automotiva em 2014 com um investimento de mais de 500 milhões de reais criando mais de mil postos de trabalho. Danilo César (G1, 2019).
Dessa forma, em tempos de transformação de modo geral, assim como nos negócios, a economia criativa, tendo como alicerce o capital intelectual, cultural e criativo, gera valor econômico para o país e renda para mais de 365 mil trabalhadores formais apenas nas categorias de Publicidade & Marketing, Arquitetura, Design e Moda de acordo com o último relatório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) em 2019.
Referências
· JURUÁ, Freder -; MARI, Schirlei. Economia Criativa: novação, cultura, tecnologia e desenvolvimento. Curitiba: Juruà Editora, 2015. 146 p.
· PACHECO, Adriano Pereira de Castro. A Economia Criativa No Brasil: conceitos, políticas públicas e desenvolvimento. Joinville: Clube de Autores, 2019. 192 p.
· MIRSHAWKA, Victor. Economia Criativa: fonte de novos empregos. São Paulo-SP: DVS Editora, 2016. 432 p. Volume 1.
· BAYE, M.; PRINCE, J. Managerial economics and business strategy. 9. ed. Nova Iorque: McGraw-Hill, 2016.
· KURZ, H.; SALVADORI, N. Theory of production: a long-period analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
· ROSSER, J.; ROSSER, M. Comparative economics in a transforming world economy. 2. ed. Cambridge: MIT Press, 2018.
· BRASILIA. Câmara dos Deputados. Ministério da Cultura. DECRETO Nº 7.743, DE 31 DE MAIO DE 2012: Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Ministério da Cultura. 2012. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2012/decreto-7743-31-maio-2012-613132-normaatualizada-pe.pdf. Acesso em: 26 nov. 2022.
· G1 (Pernambuco). Prefeitura do Recife e Porto Digital lançam programa para qualificar ex-alunos da rede pública e ocupar vagas em empresas de tecnologia. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2021/09/14/prefeitura-do-recife-e-porto-digital-lancam-programa-para-qualificar-ex-alunos-da-rede-publica-e-ocupar-vagas-em-empresas-de-tecnologia.ghtml. Acesso em: 27 nov. 2022.
· CÉSAR, Danilo. Porto Digital oferece 900 vagas de emprego para profissionais de tecnologia no Recife. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2019/07/19/porto-digital-oferece-900-vagas-para-profissionais-de-tecnologia-no-recife.ghtml. Acesso em: 27 nov. 2022.
· FIRJAN (Rio de Janeiro). Indústria criativa: Conselho da Firjan debate desafios do setor em reunião de abertura. 2020. Disponível em: https://firjan.com.br/noticias/industria-criativa-conselho-da-firjan-debate-desafios-do-setor-em-reuniao-de-abertura-1.htm.Acesso em: 27 nov. 2022.
2

Continue navegando