Buscar

Adm e Economia(final)

Prévia do material em texto

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
LUCAS ROBERTO PINHEIRO; MURYEL DE OLIVEIRA CABRAL; HENRI OIWA; PEDRO KOHLER; 
 
 
 
 
ANÁLISE ORGANIZACIONAL
Samrello
 
 
 
Projeto apresentado ao curso de Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Blumenau, Departamento de Engenharias, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Administração e Economia. 	 Professor orientador: Evelise Pereira Ferreira 
 
 
Blumenau
 2017
			 				
1. Introdução
A Teoria Geral da Administração é o conjunto de conhecimentos a respeito das organizações e do processo administrativo, sendo composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração. E é sobre isso que se trata este trabalho. O relatório trata da análise da estrutura organizacional da empresa Samrello, responsável pela fabricação de instrumentos de medição e controle industrial. Ao decorrer da análise podemos verificar vários aspectos importantes que fazem com que essa empresa seja referência e ainda esteja em atuação. Entre eles estão objetivos da empresa, as diferentes formas de gestão utilizadas, relações, divisões de trabalhos entre outros aspectos.
2. Desenvolvimento
1) Descreva sucintamente esta organização
Fundada em 1° de Novembro de 1987, a Samrello dedica-se à fabricação de instrumentos para medição e controle de processos industriais, localiza-se em Blumenau na rua 4 de Fevereiro - 195, Itoupava Norte.
2) Descreva os objetivos desta organização (pode ser encontrado em missão; visão, ou em relatórios gerenciais)
A missão dessa organização é melhorar o desempenho do mercado através de soluções tecnológicas e inovadoras, e ser referência nacional em equipamentos para medição e controle de processos industriais. Buscando sempre atender as necessidades de seus clientes, oferecendo produtos e serviços com qualidade assegurada, investindo em tecnologia e no aprimoramento constante dos seus serviços.
3) Segundo os objetivos desta organização enfatize que agentes se beneficiam de sua existência.
Samrello em sua trajetória busca compromisso com o público, uma história marcada por competência e responsabilidade. Se dedicam a desenvolver instrumentos para medição e controle de processos industriais, utilizados nos mais diversos segmentos da indústria, tais como: têxtil, plástica, metal-mecânica, cerâmica e alimentícia entre outras. 
4) Os objetivos da organização estão bem definidos?
Sim, estão bem definidos. Um dos principais objetivos dessa empresa é o desenvolvimento de recursos humanos e tecnológicos, de modo a garantir a satisfação de seus clientes e colaboradores. Um dos grandes fatores para o sucesso de uma organização é a qualidade de seus produtos e serviços, por isso a Samrello se foca principalmente nisto.
5) Descreva a utilização de recursos empregados nas atividades desta organização;
Os recursos da empresa são usados na área de elétrica, eletromecânica, mecânica e robótica. Usando também seus próprios produtos para fazer uma terceirização de sua própria mão de obra.
6) De que forma a organização aparenta realizar divisão de trabalho e processos de transformação?
A empresa tem o catálogo de produto, onde nesse catálogo apresenta todos os seus produtos que oferecem ao mercado podendo ser acessado através deste link. E para o bom andamento dos seus interesses a empresa é divida em vários setores, como: 
· Setor de engenharia que consiste em melhoria de produtos catalogados, que busca a diminuição de custos e aumento de desempenho;
· Setor de produção que põe em prática o setor de engenharia;
· Setor de Serviços que fica responsável pelos serviços que são contratados por outras empresas, tais como: controle de processos, automação industrial, etc; 
· Setor Administrativo que cuida do financeiro da empresa, reuniões com representantes e colaboradores.
7) Explique até que ponto esta organização parece ser burocratizada? Descreva o grau de regulamentação de procedimentos;
A empresa conta com um setor de Recursos humanos, onde cuida da parte burocrática e também da situação de seus funcionários. Somente o RH pode cuidar de toda a parte contratual de funcionários. Por exemplo, assim que um superior verificar a necessidade de contratação de novos funcionários, ele terá que fazer um requerimento para o RH, onde será avaliado as necessidades da empresa no momento. E este processo é o mesmo para todas as áreas da empresa, desde a parte humana até em relações financeiras.
8) Descreva requisitos tecnológicos da organização em termos de intensidade.
	A empresa conta com alta aparelhagem tecnológicas que auxiliam na produção dos produtos, muitas delas produzidas pelas mesma. Com uma equipe preparada por técnicos competentes que controlam setores de produção. Os pedidos passam por dois setores basicamente, sendo eles o da engenharia, onde engenheiros projetam e buscam melhorias para a produção, fazem suas atualizações e passam as instruções para o segundo setor onde fazem a montagem e inspeção dos aparelhos.
9) Faça uma descrição do sistema social dessa organização, enfatizando a análise da cultura
Uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e estas devem ser balizadas por sua cultura organizacional que, por sua vez, consiste nas crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, e ainda em princípios e políticas de gestão implantadas pela organização.
Estes elementos evidenciam a. importância da cultura organizacional de uma empresa como o alicerce de suas ações e práticas de gestão de pessoas e resultados. A Samrello busca fazer com que os funcionários sempre fiquem interligados entre si e a empresa utilizando diferentes dinâmicas para o trabalho.
10) De que forma esta organização faz a gestão de qualidade?
O setor Administrativo busca sempre saber se o cliente ficou satisfeito com a compra realizada, priorizando essa pesquisa para as maiores compras. Opiniões são ouvidas e estudadas, a fim sempre alcançar melhorias necessárias. 
11) Como se avalia a produtividade / eficiência desta organização? Compare diferentes dimensões de eficiência (produtiva, distributiva e alocativa) e diferentes indicadores de produtividade/qualidade.
Pegando por base a eficiência dos últimos meses, pode-se dizer que a produtividade da empresa está em alta, pois a meta mensal está sendo batida mês após mês, isso anima a administração da empresa, contudo, pode-se dizer que a busca de melhor qualidade entre cliente e empresa é uma das ferramentas mais eficientes que a empresa possui.
12) É possível posicionar a organização em termos de eficácia? Justifique. (objetivos x resultados)
A empresa distribui metas mensais aos funcionários, mesmo no cenário atual de crise a empresa está muito bem, pelo fato de sempre bater a meta. Embasado nisso, podemos dizer que a empresa tem boa avaliação no mercado, pois seus compradores sempre voltam às compras.
13) Qual o posicionamento competitivo desta organização? Ela aparenta estar melhor ou pior que seus concorrentes? Destaque suas principais vantagens / desvantagens competitivas. 
	No ano de 2000, Samrello recebeu destaque nacional pela produção de seus aparelhos, isso indica um posicionamento bem favorável da empresa contra os seus concorrentes.
	A maior vantagem e desvantagem é baseada no simples fato da empresa usar na maioria das vezes seus próprios produtos em seus projetos de controle e automação. A organização leva vantagem pois ela conclui o projeto com instrumentos que são desenvolvidos por seus próprios engenheiros, e isso também acaba ajudando no melhoramento desses instrumentos. Mas, alguns clientes querem os serviços mas preferem outros hardware para não sair da sua zona de conforto e acabar “arriscando” em outra marca.
14) Você considera esta uma organização inovadora? Justifique.
	Sim, pois conta com setores responsáveis à melhorar seus produtos. Uma equipe bem preparada, de engenheiros que estudam formas de melhorar o desempenho de seus produtos ediminuir custos, outra equipe de técnicos que testam e inspecionam esses aparelhos e repassam os resultados para o setor Administrativo. Caso os recursos estudados forem viáveis o projeto é aceito, caso não, ele é repassado para os engenheiros o que pode ser melhorado.
15) Como esta organização se relaciona com seus stakeholders? (acionistas; empregados; fornecedores; governo e sociedade; clientes; consumidores etc). Descreva. 
	O setor Administrativo é responsável pelo relacionamento com os empregados, representantes e fornecedores, que podem ser contatados por e-mail ou até reuniões quando o assunto for de uma preocupação maior. 
Os clientes e consumidores tem a opção de fazer suas críticas virtualmente no conforto de sua casa, pelo site da Samrello na aba Contato.
16) Do ponto de vista teórico, é possível perceber nesta organização contribuições das escolas estudadas? Clássica (Taylor, Ford, Fayol e Weber); Enfoques comportamental, sistêmico, da qualidade e os modelo japonês de administração.
A organização aplica o modelo que mistura Fayol com o Toyotismo, dando mais ênfase à estrutura da empresa do que as tarefas em si, pois acredita-se que uma estrutura de empresa bem organizada, interfere muito mais no seu produto do que a própria tarefa. Já a linha de produção segue o modelo do Toyotismo, partindo para linha de produção apenas por encomenda de algum cliente ou por um dos seus representantes, evitando gastos desnecessários.
A empresa acredita que o modelo Fayol combina muito com o Toyotismo, pois uma organização impecável junto com sistema de administração de produção chamado “Just in Time”, o retorno dos investimentos é muito grande. Assim empresa minimiza os erros e garante a satisfação dos contratantes.
17) O que aparenta ser mais importante para que esta organização funcione bem?
Aparentemente o que mais importa para a organização é a satisfação dos seus clientes, pois com esse quesito cumprido, pode desencadear vários outros interesses da mesma, como: Satisfação dos colaboradores, lucro, reconhecimento.
18) Considerações adicionais
Ao todo a empresa conta com oito representantes espalhados pelo Brasil, dados obtidos pelo site da empresa e pelo engenheiro eletrônico da empresa, Pedro de Almeida Esmanhoto.
3. Conclusão
	Inicialmente procuramos esta empresa, pois o foco principal desta organização é a automação de todo tipo de processo, desde amperímetros, passando por fontes de alimentação, até sensores de todos os tipos de materiais.
Ao longo deste relatório podemos obter informações e conhecimentos acerca da administração, organização, objetivos, concorrência, utilização de recursos da empresa Samrello. A empresa presente em oito cidades espalhadas pelo Brasil é responsável pelo controle de processos industriais, fabricação de instrumentos. Além disso possui um grande foco quando se trata em satisfação de clientes e colaboradores.

Continue navegando