Buscar

o QUE É debito e credito

Prévia do material em texto

Desmistificar os fundamentos da contabilidade com este guia exaustivo relativo aos débitos e créditos, os respetivos papéis nas transações e a contabilidade por partidas dobradas.
Se alguma vez espreitou o mundo da contabilidade, é provável que se tenha cruzado com os termos «débito» e «crédito». Compreender estes termos é fundamental para dominar a contabilidade por partidas dobradas e a linguagem da contabilidade.
O que são débitos e créditos? Porque são tão importantes no mundo da contabilidade? Continue a ler para descobrir como estes conceitos fundamentais são o pulso de qualquer transação financeira e a espinha dorsal do sistema de contabilidade.
Compreender as bases: débito vs. crédito
Na contabilidade, todas as transações financeiras afetam pelo menos duas contas devido ao sistema de contabilidade por partidas dobradas. Este sistema é um pilar da contabilidade com uma história de vários séculos.
Compreender o sistema de contabilidade por partidas dobradas
O sistema de contabilidade por partidas dobradas requer que cada transação comercial seja registada em pelo menos duas contas, assegurando que a equação contabilística (ativos = passivos + capital próprio) se mantém equilibrada.
Este sistema baseia-se no conceito de débitos e créditos. Neste contexto, os débitos e os créditos representam dois lados de uma transação. Dependendo do tipo da conta afetada pela entrada, um débito pode aumentar ou diminuir o valor da conta. O mesmo se aplica ao crédito.
Se uma transação aumenta o valor de uma conta, tem de diminuir o valor de pelo menos uma outra conta no mesmo montante.
Porque é que este sistema é tão importante? Apresentamos em seguida algumas das principais razões:
· Assegura a exatidão: o sistema de contabilidade por partidas dobradas funciona como um mecanismo de peso e contrapeso. Se o total dos débitos não for igual ao total dos créditos no balancete, é um sinal claro de que houve um erro algures no processo de registo.
· Oferece uma visão completa da transação: ao contrário do sistema de contabilidade por registo singular, que apenas regista um aspeto de uma transação, o sistema de contabilidade por partidas dobradas oferece uma visão exaustiva da transação, mostrando tanto de onde veio o recurso como para onde foi.
· Facilita a análise financeira e a tomada de decisões: ao fornecer uma visão completa das atividades financeiras de uma empresa, o sistema de contabilidade por partidas dobradas permite que se façam análises financeiras detalhadas. Isto pode ajudar os gestores empresariais a tomar decisões informadas, desde as alterações operacionais às estratégias de investimento.

Continue navegando