Buscar

contabilidade societaria

Prévia do material em texto

Contabilidade societária x contabilidade fiscal
A contabilidade fiscal tem a função gerenciar o fluxo de caixa e o pagamento de tributos de uma empresa. Por conta disso, também é chamada de contabilidade tributária. Esse tipo de contabilidade atua através de procedimentos específicos que visam registrar tudo que acontece na empresa que incidem em obrigações tributárias.
Sendo assim, o papel da contabilidade fiscal é ter completo controle do patrimônio da empresa em tudo que diz respeito a lucro e registro de tributos e manter o pagamento de taxas e impostos sempre em dia.
Já na contabilidade societária, o trabalho é um pouco mais aprofundado, pois considera todos os setores de uma empresa como controle, recursos humanos e processos internos.
Além disso, essa área da contabilidade usa os balancetes que trazem todas as informações das operações e finanças para realizar uma análise detalhada da saúde financeira da empresa. Dessa forma, os donos da empresa conseguem tomar decisões mais estratégicas, e com base em dados, para planejar o futuro do negócio.
É importante ressaltar que a contabilidade societária e fiscal são processos que se complementam, por isso, é interessante que as empresas trabalhem com ambas as áreas para potencializar ainda mais os resultados.
Sua empresa ainda não tem um contador de confiança para esses procedimentos? Clique aqui e encontre um parceiro da Conta A

Continue navegando