Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação Infantil e os Campos de Experiências
Para a autora Maria Montessori, contemplada na Aula 3 (Tema 4: As Experiências nas Diferenças) sem amor a vida humana não é possível. Com propriedade a educadora chamou a atenção em relação aos desejos das crianças em organizar, explorar e comunicar.
Assinale a assertiva correta que apresenta os princípios montessorianos descritos na aula e nos materiais de estudo:
	B
	Atividades em grupos: cantos de leitura, atividades motoras. Cuidado com o ambiente. Contato com plantas, flores, animais. Ouvir músicas.
Questão 2/5 - Educação Infantil e os Campos de Experiências
Considerando os conteúdos da aula 5 Educação Infantil e os Campos de Experiências, há diferentes grupos de faixas etárias propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017).
De acordo com as sugestões etárias, o Grupo 2, envolve:
	D
	No Grupo 2, em conformidade com a sugestão apresentada pela BNCC, está voltado ao trabalho com crianças de 1 ano e sete meses a 3 anos e 11 meses de idade.
Questão 3/5 - Educação Infantil e os Campos de Experiências
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), reconhecem as especificidades etárias das crianças, suas singularidades individuais e coletivas, recomendando a integração entre crianças de mesma idade com crianças de idades diferentes. Levando isso em consideração e os conteúdos da Aula 2 (Tema 4: A partir do conceito de infância plural), analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
( ) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, alerta, no Art. 9º, que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem fortalecer a alfabetização no período da educação infantil, no sentido de preparar as crianças para o ensino fundamental.
(  ) Na pluralidade da infância destaca-se o brincar, pois o brincar está em perfeita sintonia com a concepção de pluralidade na infância, já que quando pensamos em infância, logo nos vem à mente o brincar; afinal, brincar é o que caracteriza uma criança
( ) Os adultos que convivem com as crianças, precisam estar ligados ao brincar, vivenciando experiências. Todavia, precisam saber diferenciar a hora de brincar e a hora de aprender. Uma vez que o planejamento deve ter claro que estas duas dimensões são distintas.
( ) A Declaração Universal dos Direitos da Criança (Unicef), de 20 de novembro de 1959, esclarece que a criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para a educação; a sociedade e as autoridades públicas precisam investir para promover o exercício desse direito. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	B
	F – V – F – V
Questão 4/5 - Educação Infantil e os Campos de Experiências
Conforme visto durante as aulas, a Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, aprovado em 20 de dezembro de 2017.
Tendo isso em vista e considerando os conteúdos Aula 1, é correto dizer que:
	C
	a Base Nacional Comum Curricular é uma diretriz, assim, não é o próprio currículo das escolas.
Questão 5/5 - Educação Infantil e os Campos de Experiências
Na Aula 2 estudamos que por meio dos avanços da história, das políticas públicas, das pesquisas e das tecnologias é que chegamos ao conhecimento de que as crianças são agentes ativos, não apenas representam o futuro, mas são o tempo presente.
A partir destes pressupostos é correto afirmar:
	C
	Na idade média, as crianças eram vistas como adultos imperfeitos, durante os três primeiros anos de vida a criança era considerada puro “instinto”, comparada aos animais.

Mais conteúdos dessa disciplina