Buscar

ESTUDO DIRIGIDO 1 - ANATO PATO GERAL

Prévia do material em texto

ANATOMIA PATOLÓGICA GERAL
ESTUDO DIRIGIDO 1
1. Conceitue Patologia.
R: Ciência que estuda todas as anormalidades de estrutura e função corporais de células, tecidos, órgãos e fluidos orgânicos.
2. Quais as funções do Médico Veterinário Patologista.
R: Profissional que trabalha no diagnóstico de doenças e que realiza necropsias e interpreta as biópsias. Com o objetivo de encontrar, interpretar e denominar as lesões.
3. Diferencie Saúde e Doença.
R: Saúde: quando o organismo se adapta ao ambiente em que vive, sem apresentar sinais ou alterações orgânicas evidenciáveis. Doença: quando o organismo não se adapta ao ambiente que vive e apresenta sinais clínicos evidenciando alterações orgânicas.
4. Conceitue Doença Aguda.
R: Quando os sinais clínicos aparecem de forma abrupta, o animal estava bem e começou a apresentar anomalias. Ela pode evoluir para cura, para uma doença crônica ou dependendo da gravidade, levar o animal a óbito. Ex: intoxicação, envenenamento.
5. Conceitue Doença Crônica.
R: Quando os sinais clínicos são constantes, com comprometimento funcional de algum órgão. Ex: artrose, doença renal crônica, otite crônica.
6. Conceitue Síndrome.
R: Conjunto de sinais clínicos apresentados por uma doença. Ex: síndrome febril.
7. A Patologia inclui o estudo das respostas celulares e teciduais às lesões dando base para obtenção do Diagnóstico. Conceitue Diagnóstico.
R: Reunião das informações encontradas, através dos sinais clínicos, exames complementares e/ ou necroscópicos, que levam a conclusão sobre a causa da patogênese, diferenciando uma doença de outra.
8. Como é denominada a avaliação do desfecho final de uma doença (independente da evolução para a cura ou não)?
R: Prognóstico.
9. Diferencie o conceito de Diagnóstico:
- Diagnóstico Morfológico: quando se denomina a lesão e órgão
- Diagnóstico Etiológico: quando se denomina o agente causador (lesão e órgão)
- Diagnóstico Conclusivo: quando se denomina o agente específico
(agente etiológico específico, lesões e órgãos)
- Diagnóstico Presuntivo: quando indica presunção ou suspeita; dependente de confirmação posterior.
10. Um paciente vivo é submetido a retirada de uma amostra tecidual que será analisada em laboratório para auxiliar na obtenção de diagnóstico. Denomine o exame realizado no paciente.
R: Biópsia.
11. Após a realização de uma biopsia ou necropsia e análise tecidos lesados, as conclusões obtidas pelo patologista devem ser expressas por escrito, em termos técnicos sucintos e objetivos após a biópsia ou necropsia. Denomine esse documento técnico.
R: Laudo patológico.
12. Quais são os componentes do processo da doença? 
R: Lesões - conjunto de alterações morfológicas e funcionais que surgem nos tecidos após agressões;
Patogênese - processo de desenvolvimento de uma doença, a sequência de eventos envolvidos nas respostas celular e tecidual à lesão;
Etiologia - avalia-se sinais clínicos e lesões celulares e teciduais para determinar o agente etiológico da doença
13. Considerando os componentes do processo da doença, nomeie o conjunto de alterações morfológicas e funcionais que surgem nos tecidos após agressões.
R: Alteração de tamanho, formato, o tecido ou órgão não consegue mais cumprir sua função básica.
14. Conceitue Patogênese.
R: Processo de desenvolvimento de uma doença, a sequência de eventos envolvidos nas respostas celular e tecidual à lesão
15. O que se deve avaliar para obtenção da(s) causa(s) de uma doença?
R: Os fatores intrínsecos ou genéticos, fatores adquiridos, sinais clínicos..
16. Os fatores que podem desencadear doenças podem ser intrínsecos ou genéticos; e adquiridos. Exemplifique:
- Fator intrínseco: hereditários ou não. Ex: dermatite actínica (resultante de exposição a radiação ultravioleta da luz solar)
- Fator genético: displasia coxofemoral.
- Fator adquirido: osteodistrofia fibrosa secundária nutricional (o osso vira tecido fibroso pela falta de nutrição adequada)
17. Considerando a etiologia, diferencie causas predisponentes e determinantes de uma doença.
R: Causas predisponentes - atuam como fatores que predispõem o organismo a ação de outros agentes, que normalmente não atentariam contra os tecidos e órgãos. Ex: Estresse, dieta, características de espécie ou raça.
Causas determinantes - independente de outros fatores causam lesões celulares e teciduais. Ex: Eletrocussão, agentes químicos, agentes biológicos, trauma (corpo estranho, obstrução, fratura, ruptura, entre outros)
18. Nomeie as manifestações clínicas de uma doença identificadas e avaliadas por profissionais através da observação do paciente (o que se vê).
R: Dermatite: prurido, vermelhidão, feridas, desconforto.
BOM ESTUDO!!!

Continue navegando