Buscar

MEDICINA VETERINÁRIA 2024 AMASTIGOTA

Prévia do material em texto

MEDICINA VETERINÁRIA 2024.1
PARASITOLOGIA. PROFESSORA LUCIANA GUERIM
FACULDADE UNINASSAU -RJ
ALUNA: Sandra Nascimento 04051154
A ordem Trypanosomatida, pertencente à classe Kinetoplasta, inclui a família Trypanosomatidae, representada pelos tripanossomas e leishmanias, denominados hemoflagelados.
O gênero Trypanosoma representa espécies encontradas na corrente sanguínea e em tecidos de hospedeiros vertebrados, com importância relevante em regiões tropicais. O nome dado à doença causada é tripanossomíases, capaz de afetar humanos e animais domésticos, como equinos, burros, capivaras, camelos, búfalos, cabras, ovelhas, cães entre outros.
A morfologia do corpo dos tripanossomas é arredondada, ou semelhante a uma folha, contendo um núcleo vesicular e microtúbulos sob a membrana externa. Possui cinetoplasto esférico com DNA, flagelo único e, alguns gêneros, apresentam membrana ondulante.
O ciclo evolutivo é heteróxeno, ou seja, apresenta o hospedeiro definitivo, parasito e um ou mais hospedeiros intermediários (moscas). 
Na espécie Trypanosoma equiperdum, o ciclo é monóxeno. 
No ciclo evolutivo, as espécies do gênero podem apresentar os estágios de amastigota, promastigota, epimastigota e/ou triptomastigota. Entretanto, o desenvolvimento dos tripanossomas nos hospedeiros definitivos é relativamente simples, com a introdução das promastigotas pelo inseto, passivamente pela contaminação das mucosas ou pela pele (no caso de espécies T. cruzi). A reprodução é assexuada (divisão binária) nos órgãos de predileção de cada espécie.
1. Amastigota: O termo amastigota refere-se a uma forma do parasita Trypanosoma cruzi, que é responsável pela doença de Chagas.
· hospedeiro vertebrado: No hospedeiro vertebrado, os principais órgãos acometidos são pele, baço, fígado, medula óssea e linfonodos.
2. Promastigota: A forma promastigota é um estágio do ciclo evolutivo do parasita Trypanosoma cruzi.
· Hospedeiro invertebrado: Hospedeiro Invertebrado (Inseto Vetor)
3. Epimastigota: No tubo digestivo do inseto vetor, o parasita assume a forma de epimastigotas. Essas formas se multiplicam por divisão binária e podem aderir às membranas perimicrovilares das células intestinais.
· Hospedeiro invertebrado: No hospedeiro vertebrado, os tripomastigotas entram em células próximas ao local da picada. Dentro dessas células, eles se transformam rapidamente em amastigotas, que são formas ovoides e sem flagelo. As amastigotas se multiplicam e são liberadas no sangue circulante após a ruptura das células do hospedeiro.
4. Triptomastigota 
· Hospedeiro invertebrado:
5. Leishmania: O gênero Leishmania compreende parasitos que causa a doença chamada leishmaniose, classificada como doença tropical negligenciada, afetando milhares de pessoas no mundo. A manifestação ocorre de três formas: cutânea, mucocutânea e visceral. A forma mais grave é a visceral, no Brasil, transmitida por mosquitos feblotomíneos do gênero Lutzomyia conhecidos como mosquitos-palha.
A doença é relatada em humanos, cães, gatos e vários roedores. Animais silvestres são considerados reservatórios da doença e, com a proximidade do homem e dos animais domésticos com a natureza, a transmissão acaba ocorrendo.
· Hospedeiro invertebrado: As fontes de infecção das leishmanioses são, principalmente, os animais silvestres e os insetos flebotomíneos que abrigam o parasita em seu tubo digestivo,
6. Tripanossoma cruzi
· Hospedeiro invertebrado - O hospedeiro invertebrado do Trypanosoma cruzi é o inseto vetor, especificamente os triatomíneos, também conhecidos como barbeiros

Continue navegando