Buscar

Os clássicos universais e a literatura brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pós em Língua Portuguesa e a Literatura Brasileira
Plataforma Bookplay
Tema: Os clássicos universais e a literatura brasileira
Exercícios Resolvidos e Corridos
Questão 1. Sobre o início da literatura brasileira, é correto afirmar que:
A. é considerado como o marco da literatura brasileira o primeiro texto escrito justamente por um brasileiro.
B. o início da literatura brasileira dá-se com uma literatura informativa.
C. os primeiros documentos escritos relacionados ao Brasil são as impressões do rei português em relação às novas terras encontradas.
D. desde o início do encontro dos portugueses com os índios, há um confronto direto entre esses dois povos tão diferentes.
E. o marco da literatura brasileira é considerado como sendo as pinturas indígenas, que serviam para comunicar.
Questão 2. O Barroco e o Arcadismo foram dois movimentos literários brasileiros que ocorreram entre os séculos XVII e XVIII. Sobre os dois, pode-se dizer que:
A. Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga são dois poetas árcades que se envolveram com a Inconfidência Mineira.
B. os sermões do Padre António Vieira são considerados árcades, pois evidenciam uma conexão grande com a natureza e com a terra.
C. Gregório de Matos é um poeta barroco, que se preocupou com os sentimentos e com o interior do Eu.
D. os árcades eram poetas que cultivavam o sentimento exacerbado, o exagero e a dramaticidade.
E. "Marília de Dirceu", livro de Tomás Antônio Gonzaga, é um livro que conta a história de um amor não realizado e sofrido.
Questão 3. O Romantismo foi um período literário muito importante no Brasil. Considere o trecho a seguir, presente no romance "Iracema", de José de Alencar, e assinale a opção correta em relação à sua interpretação e às características românticas que aparecem nele.
"Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo da grande nação tabajara, o pé grácil e nu, mal roçando alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas. Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos na folhagem os pássaros ameigavam o canto. Iracema saiu do banho; o aljôfar d'água ainda a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da mata, pousado no galho próximo, o canto agreste. A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz a selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá , as agulhas da juçara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o algodão."
A. Flores, árvores, animais e chuva: esses elementos ajudam a montar um cenário natural, distante da urbanização e da modernidade.
B. Iracema é construída como uma feroz guerreira, o que fica atestado no trecho em que ela constrói as flechas de seu quarto.
C. O narrador chama Iracema de selvagem para mostrar que os índios não eram pessoas boas e que o colonialismo foi algo positivo. Essa foi uma das marcas do Romantismo.
D. Os muitos detalhes que o narrador dá sobre a floresta, sobre os animais que a habitam e sobre Iracema mostram uma tentativa de imitar a realidade, característica do Romantismo.
E. Iracema é aproximada dos animais, porque sua figura pouco se parece com a humana.
Questão 4. Sobre a Semana de Arte Moderna, ocorrida em 1922, podemos afirmar que:
A. esse movimento buscou a inovação na linguagem.
B. no Manifesto Antropofágico, Oswald de Andrade recusa qualquer influência vinda do exterior: apenas o que é nacional é bom.
C. quando os artistas organizaram essa Semana de Arte Moderna, que foi tão importante e decisiva para a literatura brasileira, eles decidiram inspirar-se na Antiguidade grega e produzir algo mais clássico.
D. Mario de Andrade foi um dos poetas da Semana de Arte Moderna. Em sua obra, ele idealiza a vida no campo.
E. "Os sapos", de Manoel Bandeira, é um poema que foi declamado durante a Semana de Arte Moderna e que prega uma volta à natureza.
Questão 5. Sobre as Gerações de 30 e de 45, é correto afirmar que:
A. as duas Gerações aproximam-se no sentido de focar essencialmente em questões sociais e de denunciar esses problemas.
B. José Lins do Rego e Graciliano Ramos fazem parte da Geração de 45.
C. a Geração de 45 é muito coesa e todos os escritores pertencentes a esse movimento apresentam características similares.
D. a Geração de 30 foi essencialmente urbana, em semelhança aos escritores modernistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922.
E. O Regionalismo, também conhecido como Geração de 30, tem como característica, como seu próprio nome aponta, retratar as realidades específicas de cada região do país.

Continue navegando