Buscar

FIBROMIALGIA-Processos Patologicos

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTEGRADO
CURSO DE BACHAREL EM FISIOTERAPIA
Trabalho apresentado à matéria
 de Processos Patológicos; sob 
orientação da prof. Camila Pawelski
Fernanda Araújo Miranda
Giovana Karolina Morais
CAMPO MOURÃO
2023
Processos Patológicos 
Fibromialgia:Causas, consequências 
e tratamento Fisioterapêutico 
CAMPO MOURAO
2023
INTRODUÇÃO
 Um dos conceitos atuais de qualidade de vida, é colocar-se em movimento, a prática de exercícios, renova não só o corpo mas também a mente, quanto mais você se movimenta, mais prazer você ganha com os inúmeros benefícios da atividade física, tais como o aumento da disposição, bem estar físico, apetite, prevenção de doenças e entre outros.A vida preenchida torna-se longa, frase dita pelo cientista e inventor Leonardo da Vinci, nela podemos compreender ainda mais que o movimento é uma das chaves pra uma vida longa e saudável de qualidade, mas como manter uma vida saudável, apresentando fibromialgia?
 No presente trabalho, vamos apresentar o conceito dessa doença autoimune, no qual segundo o médico reumatologista José Eduardo Martinez, da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) Fibromialgia é uma doença crônica que pode espalhar dor no corpo inteiro e ainda trazer outros sintomas como fadiga, insônia e distúrbios cognitivos, sendo mais frequentes em mulheres na faixa dos 30 aos 50 anos, mas ela pode aparecer em qualquer idade, a prevalência é de 2,5% a 6% da população mundial, a fibromialgia até os presentes estudos, não possui uma causa específica, ela pode surgir sem motivos aparente ou ser uma reação exagerada a algum acontecimento. 
 Pensando em trazer diversas abordagens do tema em conceito, foram feitas múltiplas pesquisas, e busca de artigos científicos relacionados ao tema, na plataforma Bireme desde a definição, sintomas, incidência e dados institucionais, com o objetivo de apresentar uma abordagem simples, mas completa sobre a doença e como ela afeta a qualidade de vida do ser humano.
METODOLOGIA
 A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a busca de artigos de cunho científico que englobem o tema abordado, desde o conceito a dados institucionais. Na plataforma Bireme, foram utilizados palavras chaves como “fibromialgia” e “qualidade de vida”, para a pesquisa simplificada, e com os resultados foram selecionados apenas artigos em português e dos últimos cinco anos, nessa primeira pesquisa, utilizamos dois artigos encontrados, sendo eles “ UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A FIBROMIALGIA EM WEBSITES BRASILEIROS “ o mesmo sendo de 2021, e o segundo “FIBROMIALGIA“ publicado em 2019 pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.A segunda pesquisa e retirada de dados foi sobre o tratamento e atuação fisioterapêutica sobre a doença, logo a pesquisa se deu com as palavras chaves “ fibromialgia “, “tratamento” e “fisioterapia”,dos resultados encontrados filtramos novamente para selecionar apenas artigos em português e dos últimos cinco anos, com o objetivo de trazer fontes e dados recentes, em resposta utilizamos dois artigos encontrados, sendo eles “ INFLUÊNCIA DA LASERTERAPIA NA DOR, FLEXIBILIDADE E FORÇA DE PREENSÃO PALMAR EM MULHERES COM FIBROMIALGIA “ publicado em 2020 e “DIAGNÓSTICO PRECOCE PODE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM FIBROMIALGIA E FADIGA CRÔNICA “ publicado em 2022.
 Esses artigos foram lidos e estudados, a partir dele montamos uma revisão do tema abordado com as principais informações, presentes nesse trabalho, levando em consideração os dados e informações mais relevantes do assunto.
RESULTADOS
 Podemos entender de acordo com as pesquisas, e os artigos utilizados de base para realização desse trabalho, que a Fibromialgia é uma síndrome reumática caracterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica, e sítios dolorosos específicos à palpação (tender points) e freqüentemente é associada à fadiga generalizada, distúrbios do sono, rigidez matinal, dispnéia, ansiedade, alterações no humor que podem evoluir para um quadro de depressão. Sendo assim, afeta negativamente a qualidade de vida das pessoas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, de cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são do sexo feminino. No entanto, a síndrome também pode acometer homens, idosos, adolescentes e crianças.
 O diagnóstico é clínico e quanto mais precoce for identificado melhor para o paciente, já as vias de tratamentos podem ser medicamentosas que agem para modular a dor e não medicamentosas, como fisioterapia e prática de exercícios físicos, um dos artigos utilizados traz o estudo da laserterapia para tratar a doença, o mesmo faz um estudo exploratório com o uso do laser vermelho de baixa intensidade em mulheres que apresentem a doença, e em resultado os autores apontam que dez seções foram suficientes para diminuir a percepção da dor, logo a laserterapia se mostrou eficaz para o tratamento da fibromialgia principalmente no que se refere a dor”, sendo um recurso fisioterapêutico pode sim ajudar a tratar e controlar os sintomas da doença.E como toda doença, a fibromialgia, se não tratada pode gerar grande níveis de estresse e até mesmo início de depressão para os pacientes, sendo fundamental conciliar cuidados tantos físicos quanto psicológicos para tratar todos os aspectos da doença. 
 
 CONCLUSÃO
 Podemos concluir que a Fibromialgia é uma doença de grande impacto, principalmente na vida das mulheres, entretanto Com o diagnóstico correto, auxílios e cuidados devidamente apropriados podemos desenvolver uma vida de qualidade aos pacientes com fibromialgia, sempre com acompanhamento e hábitos saudáveis.Em consideração que a doença não tem cura, torna-se vital, dar sempre sequência aos remédios e cuidados necessários como fisioterapia e até a própria prática de atividade física para uma vida longa, estável e funcional.
REFERÊNCIAS 
SOUZA,Bruna de;BORGES, Roselania Francisconi. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS INFORMAÇÕES SOBRE A FIBROMIALGIA EM WEBSITES BRASILEIROS. ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM PSICOLOGIA,Londrina, v. 12, n. 1, p. 52-75, abr. 2021
MARTINEZ, José Eduardo. Fibromialgia: o que é, sintomas, diagnósticos e tratamentos: Marcada por dores generalizadas, a fibromialgia é uma doença crônica que afeta pra valer a qualidade de vida. Saiba o que está por trás e como tratá-la. [S. l.], 12 jun. 2023. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/fibromialgia?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=eda_vejasaude_audiencia_institucional&gclid=EAIaIQobChMI0vrAgOW9_wIVNEZ_AB1hHAwrEAAYASAAEgKz__D_BwE. Acesso em: 12 jun. 2023.
GUIMARÃES , Marcos. Diagnóstico precoce pode melhorar a qualidade de vida de pacientes com fibromialgia e fadiga crônica. [S. l.], 12 maio 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/maio/diagnostico-precoce-pode-melhorar-a-qualidade-de-vida-de-pacientes-com-fibromialgia-e-fadiga-cronica. Acesso em: 12 jun. 2023.
ALVES, M. F.; SILVA, A. B. de B.; FERREIRA, K. G.; CRUZ, B. G. R.; MACHADO, L. C. de S.; SOUZA, M. C. M. C. de; JUDICE, M. G.; SILVA, R. C. D. da. Influência da laserterapia na dor, flexibilidade e força de preensão palmar em mulheres com fibromialgia/ Influence of laser therapy on pain, flexibility and handgrip strength in women with fibromyalgia/ Influencia de terapia con láser en dolor, flexibilidad y fuerza de agarre en mujeres con fibromialgia. Journal Health NPEPS, [S. l.], v. 5, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4777. Acesso em: 12 jun. 2023.
OLIVEIRA,J,P.R;BERARDINELLI,L.M.M;DUARTE,C.A;FERRARI,A.L;CAMPELO,I.G.M.T. Qualidade de vida e autocuidado de mulheres que vivem com fibromialgia: uma revisão integrativa. Revista Nursing, 2019; 22 (251): 2880-2886.Disponível em: https://revistanursing.com.br/index.php/revistanursing/article/view/298/281
	
	
	
image1.png
image2.png

Continue navegando