Buscar

Teste Aula 03

Prévia do material em texto

1.
		O professor da disciplina Políticas de Saúde explicou para sua classe que a partir do século XX, por meio das mudanças na área da saúde, foi possível estabelecer dois modelos de assistência. Um dos seus alunos questionou: ¿E o modelo que é responsável por aposentadoria, pensões, desempregados, desvalidos e assistência médica, que nome tem?¿ O professor respondeu:
	
	
	
	Modelo de Seguridade Social
	
	
	Modelo da Assistência Social
	
	
	Modelo de Vigência Participativa
	
	
	Modelo de Saúde e Segurança
	
	
	Modelo do Serviço Nacional de Saúde
	
Explicação:
Foi somente com a Constituição de 1988 que as políticas de previdência, saúde e assistência social foram reorganizadas e re-estruturadas com novos princípios e diretrizes e passaram a compor o sistema de seguridade social brasileiro.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Em relação à evolução da assistência à saúde no Brasil, indique nas alternativas abaixo aquela que completa corretamente as lacunas da seguinte frase: Em 1988, é criado, no Brasil, o _______________________ , que tira o poder do _____________________(no qual apenas a população que contribuía para a Previdência Social era beneficiada) e torna a saúde um direito de todos com participação ativa da sociedade.
	
	
	
	INPS - Inamps
	
	
	SUS - Inamps
	
	
	INPS - SUS
	
	
	Inamps - INPS
	
	
	Inamps - SUS
	
Explicação:
A Constituição brasileira de 1988 diz que a ¿Saúde é direito de todos e dever do Estado¿ e criou o Sistema Único de Saúde (SUS), 
um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até 
o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em 1987 foram criados os sistemas unificados e descentralizados de saúde (SUDS). Este é um momento histórico importante, pois determina o início dos repasses do Governo Federal para os Governos Estaduais e Municipais com o objetivo destes organizarem seus sistemas de saúde. Os municípios recebiam recursos do Governo Federal de acordo sua capacidade física instalada a partir de uma programação. As secretarias estaduais de Saúde tiveram atuação fundamental na organização desse processo.O SUDS representou a transição para o/a:
	
	
	
	Póliticas de saúde.
	
	
	ANS.
	
	
	SUS.
	
	
	SIS.
	
	
	SNS.
	
Explicação:
 Integralidade dos cuidados assistenciais. O SUDS representou a transição para o SUS, e seus princípios já antecipam a fundamentação do sistema que seria implantado. Percebe-se no SUDS um embrião do entendimento proposto pela VIII Conferência Nacional de Saúde que serviu de base para a legislação em saúde que estaria por vir. P. 26 do livro.  Universalização e equidade no acesso aos serviços de saúde; ¿  Implementação dos distritos sanitários; ¿  Descentralização das ações de saúde; ¿ Em 1987 foram criados os sistemas unificados e descentralizados de saúde (SUDS). Este é um momento histórico importante, pois determina o início dos repasses do Governo Federal para os Governos Estaduais e Municipais com o objetivo destes organizarem seus sistemas de saúde, sendo um prenúncio da municipalização da saúde instituída no SUS. Os municípios recebiam recursos do Governo Federal de acordo sua capacidade física instalada a partir de uma programação. As secretarias estaduais de Saúde tiveram atuação fundamental na organização desse processo. Podemos elencar como as principais diretrizes que fundamentaram o SUDS: ¿
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A discriminação e o privilégio são um problema social que afetam diretamente a área da saúde. Mesmo no século XXI, muitas pessoas ainda são privilegiadas ou discriminadas em função da classe social. Correlacionando com a funcionalidade do SUS nos dias atuais, pode-se afirmar que:
	
	
	
	As formas de atuação em saúde são um recurso para os processos de exclusão social no país.
	
	
	O acesso aos serviços de saúde são um direito e deve adotar modelos que se contraponham ao privilégio e à discriminação.
	
	
	Os valores relacionados a privilégios e discriminação devem ser ressaltados pelos modelos administrativos de saúde.
	
	
	Os recursos e investimentos na saúde dependem dos processos de exclusão e privilégios.
	
	
	Os serviços de saúde, apesar de gratuitos, são diretamente ofertados à população com mais recursos financeiros.
	
Explicação:
A Constituição Federal ¿ que é considerada o marco jurídico inicial, documento em que nasce o SUS ¿ traz, em seus artigos 196 ao 200, o ¿registro do SUS¿. O artigo 198 da CF traz em seu texto as Diretrizes e alguns dos princípios do SUS. 
 
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A 10ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em setembro de 1996, ao debater o tema - SUS, Construindo o Modelo de Atenção à Saúde para a ______________, avançou no sentido de aperfeiçoar o modelo assistencial e, sem dúvida, representou mais uma etapa na difícil tarefa de garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde para a população brasileira. (Lucchese, 1996, p. 142).
	
	
	
	Diminuição do custo orçamentário.
	
	
	Saúde para todos no ano 2.000.
	
	
	Qualidade de Vida.
	
	
	Sociedade contemporânea.
	
	
	Saúde para o trabalhador.
	
Explicação:
A definição do SUS só foi possível devido aos debates e conferências criados pelos profissionais da saúde que expunham nesses encontros suas mais diversas necessidades e assim refletiam para o próximo encontro uma possibilidade de mudança para a saúde brasileira, dentro das condições políticas, sociais e econômicas. Foi, portanto, na 8ª Conferência Nacional de Saúde, dividida em áreas com diversos temas, que se discutiu a criação do Sistema Único de Saúde, sucesso de repercussão. Seu principal objetivo era trazer proporcional qualidade vida para todos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Maura é professora da disciplina Políticas de Saúde. Ela esclareceu aos seus alunos que assistência à saúde não existia no mundo até meados do séc. XVIII e que os menos capacitados, menos inteligentes, pobres, leprosos e outros necessitados eram:
	
	
	
	Beneficiados com cuidados específicos visando a cura.
	
	
	Depositados em instituições com o objetivo de exclusão.
	
	
	De fácil convivência social e trabalhavam pela comunidade.
	
	
	Assistidos pelo médico de família para tratamento de saúde.
	
	
	Assassinados para evitar que as doenças se espalhassem.
	
Explicação:
Opera−se, igualmente, a partir de um esquadrinhamento mais rigoroso da população e das distinções que se tenta estabelecer entre as diferentes categorias de infelizes aos quais, confusamente, a caridade se destinava: na atenuação lenta dos estatutos tradicionais, o "pobre" é um dos primeiros a desaparecer e ceder lugar a toda uma série de distinções funcionais (os bons e os maus pobres).
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A assistência à saúde não existia no mundo até meados do século XVIII. Os menos capacitados, menos inteligentes, pobres, leprosos e outros necessitados eram depositados em instituições, com o objetivo de excluí-los da sociedade. Com o passar do tempo, a sociedade foi crescendo, as exigências externas passaram a ser intensas e os mais diversos ramos de trabalho foram aparecendo. Em 1988 ocorre uma mudança no nosso modelo de saúde no Brasil, que torna a saúde um direito de todos com participação ativa da sociedade. Estamos falando da criação do(a):
	
	
	
	INAMPS
	
	
	INPS
	
	
	SUS
	
	
	CPMF
	
	
	IAPA
	
Explicação:
A Constituição brasileira de 1988 diz que a ¿Saúde é direito de todos e dever do Estado¿ e criou o Sistema Único de Saúde (SUS), 
um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até 
o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Para oferecer controle para as doenças que estavam se espalhando pelo mundo, foi precisomudar a maneira de pensar sobre saúde, que foi transformada primeiramente na:
	
	
	
	Oceania
	
	
	Austrália
	
	
	Europa
	
	
	América
	
	
	Asia
	
Explicação:
O primeiro exemplo dessa ação ocorreu ainda em fins do século XVIII e foi a vacinação contra a varíola, já praticada havia muito tempo na Ásia, onde se usava soro extraído das pústulas variólicas curadas. A Europa conheceu a vacina por meio da Turquia, onde curandeiras conseguiam provocar em crianças uma forma atenuada da doença, que lhes dava imunidade permanente.(BERLINGUER, 1999)
image5.wmf
image1.png
image2.gif
image3.gif
image4.wmf

Continue navegando