Buscar

ÉTICA(MDA30) AVALIAÇÃO FINAL OBJETIVA- UNIASSELVI

Prévia do material em texto

ÉTICA(MDA30) AVALIAÇÃO FINAL OBJETIVA- UNIASSELVI
1) Ross estabeleceu dois princípios que podemos invocar ao tentar lidar com o conflito de deveres prima facie. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses princípios:
A
Primeiro: não é necessário fazer aquele ato de acordo com o dever prima facie mais forte; Segundo: nem sempre faça aquele ato que tem o maior grau de retidão prima facie acima da injustiça prima facie.
B
Primeiro: sempre faça aquele ato de acordo com o dever prima facie menos forte; Segundo: sempre faça aquele ato que tem o menor grau de retidão prima facie acima da justiça prima facie.
C
Primeiro: sempre questione antes de agir aquele ato de acordo com o dever prima facie mais forte; Segundo: sempre rejeite aquele ato que tem o maior grau de retidão prima facie acima da injustiça prima facie.
D
Primeiro: sempre faça aquele ato de acordo com o dever prima facie mais forte; Segundo: sempre faça aquele ato que tem o maior grau de retidão prima facie acima da injustiça prima facie.
2) Um dos principais atrativos da ética de Aristóteles é a forma como encoraja o florescimento humano. Na verdade, a ética de Aristóteles está em grande parte preocupada com a questão do que promove a felicidade ou o florescimento humano e conduz a uma vida humana mais plena e mais feliz. No que concerne à questão do florescimento humano em Aristóteles, classifique V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: 
( ) As virtudes são aquelas forças ou excelências de caráter que promovem o florescimento humano, e os vícios são aquelas fraquezas de caráter que impedem o florescimento.
 ( ) A noção de florescimento ou felicidade humana é notoriamente escorregadia, mas a abordagem de Aristóteles é útil, mesmo que, em última análise, seja incompleta.
 ( ) O florescimento humano é definido em termos de raciocínio ou pensamento, para Aristóteles, em última análise, em termos da vida contemplativa. 
( ) O florescimento consiste essencialmente na contemplação do bem. O ócio é um pressuposto necessário de tal visão, pois deve haver algum modo de criar o tempo necessário para a contemplação. Esta é a concepção contemplativa da felicidade.
 Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
V - V - V - V.
C
F - V - V - V.
D
F - F - F - F.
3) Embora a bioética tenha começado com a análise crítica de questões éticas decorrentes de encontros clínicos, o ímpeto intelectual interno desse esforço analítico a levou muito além de seus pontos de partida. O mesmo pode ser dito da análise crítica de questões morais decorrentes da ciência médica. Pelo menos as questões éticas da medicina no século XIX incluíam questões éticas da ciência médica, questões fundamentalmente éticas relativas ao tratamento de sujeitos humanos (e até certo ponto animais) da experimentação. A esse aspecto da ética médica foi dado um intenso ímpeto após a Segunda Guerra Mundial pelas revelações em Nuremberg de atrocidades por médicos nazistas. Isso rapidamente levou, por meio da recém-criada Associação Médica Mundial (AMM), a um acordo internacional conhecido como Declaração de Helsinque. Acerca da Declaração de Helsinque, assinale a alternativa CORRETA:
A
A Declaração de Helsinque consagrou os princípios de que o consentimento informado deveria ser obtido dos sujeitos de pesquisa e que os interesses de cada paciente individual nunca deveriam ser subordinados aos interesses da sociedade.
B
A Declaração de Helsinque consagrou os princípios de que o consentimento informado deveria ser obtido da sociedade em que se insere o sujeito da pesquisa e que os interesses de cada paciente individual deveriam ser subordinados aos interesses da sociedade.
C
A Declaração de Helsinque consagrou os princípios de que não há necessidade do consentimento informado dos sujeitos de pesquisa e que os interesses de cada paciente individual sempre deveriam ser subordinados aos interesses da sociedade.
D
A Declaração de Helsinque não consagrou princípios relativos a consentimento informado obtido dos sujeitos de pesquisa, na medida em que os interesses da sociedade se apresentam eticamente superiores aos interesses individuais.
4) A maioria dos filósofos concordam que existem pelo menos cinco características centrais para a moralidade. São elas: a forma cognitiva, o significado objetivo, a superveniência, a categoricidade e a implicação prática. Sobre a implicação prática da moralidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Você se importa em me convencer de que eu deveria pagar impostos mais altos, porque você acredita que, se eu puder ser convencido, isso moldará não apenas o que eu acredito, mas também como vou agir. 
( ) As declarações morais e as declarações factuais se entrelaçam perfeitamente no pensamento e na fala. 
( ) A linguagem moral é adequada para essas funções de "orientar a ação" porque é rica em conceitos normativos e avaliativos, permitindo-nos perguntar não apenas como as coisas são, mas como devem ser, ou se é bom que assim seja. 
( ) A implicação prática deixa claro o quanto a linguagem moral se parece com a linguagem descritiva ou factual ordinária. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - F.
B
F - V - V - F.
C
V - F - V - F.
D
V - F - F - V.
5) O termo "ecofeminismo" é uma contração da expressão "feminismo ecológico", que pode ser entendida como uma análise de questões e preocupações ambientais do ponto de vista feminista e, vice-versa, como um enriquecimento e complicação do feminismo com insights extraídos da ecologia. O ecofeminismo é tanto uma abordagem à ética ambiental quanto um feminismo alternativo. Um axioma do ecofeminismo é que, histórica e globalmente, os homens dominaram as mulheres e o "homem" dominou a natureza. Além disso, muitos textos definidores de cultura centrados no homem, como os épicos de Homero e Hesíodo, as obras dos antigos filósofos, e assim por diante, associaram as mulheres à natureza e personificaram a Terra e a natureza em geral como femininas. No que concerne ao Ecofeminismo, analise as seguintes sentenças:
 I- Os pressupostos do ecofeminismo possuem sua origem na cosmogonia grega antiga. Gaia (a terra), mãe universal de todos os seres, nasceu imediatamente depois do Caos. É representada pela figura de uma mulher sentada num rochedo. Mãe dos deuses e dos gigantes, dos bens e dos males, das virtudes e dos vícios. 
II- Os pressupostos do ecofeminismo foram instituídos por Marie Gouze (1748-1793), conhecida por Olympe de Gouges, que apresentou em 1791 em plena Revolução Francesa a primeira Declaração dos Direitos da Mulher. 
III- Os pressupostos do ecofeminismo foram instituídos a partir da aprovação da Lei nº 11.340, também conhecida como lei Maria da Penha em referência a penalidades relativas a atos de violência cometidos pelo esposo à Maria da Penha Maia Fernandes, com que era casado há mais de 20 anos. 
IV- Os pressupostos do ecofeminismo incidem na análise de questões e preocupações ambientais do ponto de vista feminista e, vice-versa, como um enriquecimento e complicação do feminismo com insights extraídos da ecologia. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
Somente a sentença III está correta.
C
Somente a sentença II está correta.
D
Somente a sentença IV está correta.
6) No que concerne à harmonia confucionista, dois grandes mestres apresentam suas visões. O discípulo de Confúcio, Meng Zi, ou Mencius (391-308 a.C.), apresentou um confucionismo idealizado. Outra figura igualmente grande na tradição confucionista, Xun Zi (310-219 a.C.), ofereceu o que considerava uma interpretação realista do pensamento confucionista. No que concerne à harmonia confucionista interpretada pelos discípulos Meng Zi e Xun Zi, classifique V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Para Meng Zi, os seres humanos são inatamente bons, isto é, as pessoas têm uma disposição natural em relação ao bem. 
( ) Para o Mestre Xun Zi, o autocultivo moral envolve o desenvolvimento e a promoção de verdadeiranatureza do indivíduo 
( ) O Mestre Xun Zi ensinou que a natureza humana é má. A natureza humana é má porque as pessoas não são naturalmente dispostas ao bem, mas inclinadas ao interesse próprio.
 ( ) Para Meng Zi, como os bens são limitados e as pessoas desejam as mesmas coisas, haverá conflito e mal. Assim, a conduta virtuosa que leva a uma sociedade estável e boa envolve o cultivo disciplinado. 
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
V - F - V - V.
C
V - F - F - V.
D
F - V - V - V.
7) Preocupações sobre o a-historicismo e a abstração, e os problemas de aplicação que elas criam, produziram um poderoso ceticismo sobre a própria possibilidade de construir uma teoria normativa perfeitamente geral. Até agora, essa antiga busca filosófica parece, para muitos, inconsistente com a concepção de moralidade mais imediata, natural e defensável. Sobre as preocupações sobre o a-historicismo e a abstração de princípios éticos universais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Vista da perspectiva da história, da sociologia e da antropologia modernas, as moralidades são vistas como artefatos sociais que surgem como parte dos elementos básicos de uma cultura - religião, formas sociais de casamento e família, economia etc. 
( ) A moralidade é um instrumento social em evolução que serve a uma variedade de fins muito gerais que estão associados a diferentes domínios da vida social e são perseguidos dentro do contexto da mudança das circunstâncias históricas e das significativas limitações epistêmicas. 
( ) Uma moralidade pode ser criticada em termos de quão bem ou mal ela serve a fins sociais identificáveis e dignos. 
( ) O que é bom ou certo em algum domínio da vida, dentro de um dado contexto cultural, deve ser uma função de um conjunto altamente complexo de condições, incluindo fatores psicológicos e padrões de expectativas que são criados por costumes sociais e convenção. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - V - V - V.
C
V - F - F - V.
D
V - V - V - F.
8) O realismo moral não é uma visão ou corrente filosófica independente, como o empirismo, o racionalismo ou o idealismo. Uma compreensão enganosa sobre o realismo é afirmar que a moralidade é uma coisa em si, independente da mente. Nesse sentido, o realismo é um dos temas centrais no debate da metaética, tanto clássica quanto contemporânea. Sobre o realismo moral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A maioria dos realistas morais afirmam que a moralidade é uma "coisa em si", independente da mente.
 ( ) Para os realistas morais há fatos genuínos sobre o que é moralmente certo ou errado - fatos que são independentes do que qualquer pessoa, ou qualquer sociedade, pensa ser moralmente certo ou errado. 
( ) O realismo moral pressupõe a existência de um tipo de livre-arbítrio que nenhum ser natural, e certamente nenhum humano, poderia ter. 
( ) A maioria dos grandes filósofos morais, ao longo da história, tem sido realistas no que diz respeito à existência de fatos genuínos sobre o que deveríamos fazer moralmente e sobre que tipo de vida é melhor, e que essas não são meras questões de opinião, ou incapaz de ser verdadeira ou falsa. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - V - V - F.
C
F - V - F - V.
D
V - F - F - V.
9) Embora a ética do bem-estar animal e a ética ambiental não sejam de modo algum as mesmas, o biocentrismo é lançado a partir de uma plataforma fornecida pela ética do bem-estar animal. Ambas tentam estender nossa ética antropocêntrica básica - que, em geral, proíbe prejudicar os "outros" humanos ou violar seus direitos - a uma classe de indivíduos mais inclusiva: a ética do bem-estar animal a vários tipos de animais, a ética ambiental biocêntrica a todos os seres vivos. No que se refere ao biocentrismo, assinale a alternativa CORRETA:
A
O biocentrismo é lançado a partir de uma plataforma holística que parte do pressuposto de que o mundo é uma totalidade em constante devir numa luta sempiterna entre vida e morte.
B
O biocentrismo é lançado a partir de uma plataforma iluminista que a partir do avanços das ciências naturais inicia a catalogação das mais diversas formas de vida.
C
O biocentrismo é lançado a partir de uma plataforma fornecida pela moral judaico-cristã cujo pressuposto é a valorização da vida em todas suas formas de manifestação.
D
O biocentrismo é lançado a partir de uma plataforma fornecida pela ética do bem-estar animal.
10) Na década de 1970, Lawrence Kohlberg (1927-1987) elaborou o que muitos consideram ser a teoria mais importante do desenvolvimento moral no século XX. Sua tipografia, influenciada pelo trabalho do psicólogo infantil suíço Jean Piaget (1896-1980), estabelece três níveis distintos de pensamento moral: o pré-convencional, convencional e pós-convencional (autônomo ou de princípios). Cada nível é organizado em dois estágios que são "conjuntos estruturados" ou sistemas organizados de pensamento que dão consistência racional aos juízos morais. Sobre o nível pré-convencional, analise as sentenças a seguir:
 I- O terceiro nível, pós-convencional, requer moralidade reflexiva e a capacidade de envolver, efetivamente, o raciocínio ético, independentemente da identificação e autoridade do grupo. 
II- O terceiro nível, pós-convencional, requer moralidade submissa e a capacidade de obediência aos princípios éticos impostos, ou seja, o indivíduo torna-se dependentemente da identificação e da autoridade do grupo 
III- As pessoas nesse estágio do desenvolvimento moral podem pensar claramente e bem sobre dilemas morais. 
IV- Nesse estágio, as pessoas têm condições do uso de conceitos como justiça, reciprocidade, igualdade e respeito pela dignidade humana e, assim, são capazes de chegar de forma, independente, a julgamentos morais sólidos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
11) (ENADE, 2012) Há um código de valores que norteiam a conduta de um indivíduo, bem como suas decisões e escolhas, fazendo com que esse indivíduo seja capaz de julgar o que é certo ou errado. Sobre essa definição, assinale a alternativa CORRETA:
A
Consenso.
B
Participação.
C
Moralidade.
D
Altruísmo.
12) (ENADE, 2012) A floresta virgem é o produto de muitos milhões de anos que passaram desde a origem do nosso planeta. Se for abatida, pode crescer uma nova floresta, mas a continuidade é interrompida. A ruptura nos ciclos de vida natural de plantas e animais significa que a floresta nunca será aquilo que seria se as árvores não tivessem sido cortadas. A partir do momento em que a floresta é abatida ou inundada, a ligação com o passado perde-se para sempre. Trata-se de um custo que será suportado por todas as gerações que nos sucederem no planeta. É por isso que os ambientalistas têm razão quando se referem ao meio natural como um "legado mundial". Mas, e as futuras gerações? Estarão elas preocupadas com essas questões amanhã? As crianças e os jovens, como indivíduos principais das futuras gerações, têm sido, cada vez mais, estimulados a apreciar ambientes fechados, onde podem relacionar-se com jogos de computadores, celulares e outros equipamentos interativos virtuais, desviando sua atenção de questões ambientais e do impacto disso em vidas no futuro, apesar dos esforços em contrário realizados por alguns setores. Observe-se que, se perguntarmos a uma criança ou a um jovem se eles desejam ficar dentro dos seus quartos, com computadores e jogos eletrônicos, ou passear em uma praça, não é improvável que escolham a primeira opção. Essas posições de jovens e crianças preocupam tanto quanto o descaso com o desmatamento de florestas hoje e seus efeitos amanhã (SINGER, 2002, p. 292). É um título adequado ao texto apresentado: FONTE: SINGER, P. Ética prática. 2. ed. Lisboa: Gradiva, 2002.
A
Computador: o legado mundial para asgerações futuras.
B
Preferências atuais de lazer de jovens e crianças: preocupação dos ambientalistas.
C
Uso de tecnologias pelos jovens: indiferença quanto à preservação das florestas.
D
Engajamento de crianças e jovens na preservação do legado natural: uma necessidade imediata.

Continue navegando