Buscar

PERGUNTAS REVISÃO SOCIOLOGIA

Prévia do material em texto

ESCOLAS JURÍDICAS:
O entende-se por escola Jurídicas?
Grupo de autores que compartem determinada visão sobre a função do direito, sobre critérios de validade e as regras das normas jurídicas e sobre os conteúdos que o direito deveria ter.
Como cada escola jurídica se comporta?
Oferece uma resposta diferente a três questões: O que é, como funciona e como deveria ser configurado.
O que se considera sobre o surgimento das escolas?
As escolas foram surgindo no decorrer da história e devem ser consideradas como produto de determinadas épocas e culturas jurídicas. Isso não significa que cada época tenha uma única escola jurídica. Em determinado período histórico não é incomum detectar uma forte rivalidade entre as escolas.
Cite os pontos de continuidade identificados nas escolas jurídicas:
As ideias de uma escola são frequentemente retornadas por outros autores, que posteriormente se desenvolvem sob outro prisma, dando surgimento a uma nova escola.
Como as escolas jurídicas são classificadas?
Através da existência de características em comum que nos permite classificar as escolas jurídicas em dois grandes grupos: Moralistas e Positivistas.
Porque alguns autores acreditam que o direito é predeterminado por leis?
Quando falamos em leis que condicionam a existência do direito, não nos referimos àquelas que encontramos nos códigos, mas sim a valores, princípios, obrigações e também a regras da própria natureza, que influenciam a vida da pessoa na sociedade.
Fale sobre as escolas moralistas:
Partem da ideia de que o direito é predeterminado por leis, que fazem parte do direito natural. Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Quais as duas formas de conceber o direito natural? Exemplifique.
a 1ª entende que ele é algo dado, inscrito na natureza das coisas. Ex: O direito da mulher engravidar e de produzir o próprio leite materno.
a 2ª vê o direito natural como um direito ideal, ou seja, como um conjunto de normas justas e corretas, que devem fazer parte do direito positivo, criado pelos seres humanos. Ex: As pessoas nascem iguais e devem ser tratadas de forma igual.
Qual a vertente que a atualidade segue sobre o direito natural?
Baseado nos Direitos iguais.
Que povos foram grandes filósofos do direito até hoje?
Os Gregos
Como os Gregos enxergavam a atividade legislativa?
Como parte necessária para o governo da cidade e dependendo do regime político, as leis eram estabelecidas e aplicadas pelos reis ou pelo povo, exercendo a democracia.
Como eram tomadas as decisões políticas no período democrático?
Em assembleis de qual participavam todos os cidadãos. Quando se tratava de caráter legislativo, formava-se uma assembleia composta por cidadãos escolhidos por meio de sorteio público.
Como funcionava a prática do direito para os Gregos? 
Compatível com uma determinada ideia de democracia, ou seja, o sistema jurídico era considerado uma decorrência da política e das particularidades da Grécia antiga.
Quais as linhas filosóficas desenvolvidas pelos Gregos?
Atomismo, sofismo, idealismo, realismo, epicurismo e etoicismo.
O que as linhas filosóficas tinham em comum?
Existe uma natureza muito bem organizada (fysis) que o indivíduo tenta conhecer. Esta natureza funciona segundo uma ordem à qual são submetidos todos os seres animados ou inanimados.
Defina Direito Natural:
É entendido como um conjunto de princípios ou ideais superiores, imutáveis, estáveis e permanentes, sendo que a sua autoridade provém da natureza e não da vontade dos seres humanos.
O que era o Direito Natural para os Gregos?
Era o corpo de normas invariáveis e de validade geral, independente dos interesses e das opiniões que prevalecem em cada sociedade.
Qual o entendimento dos Gregos sobre o fundamento natural com a justiça e a razão?
Eles partiam do entendimento que as leis do direito natural impõem aos seres humanos uma série de limites que condicionam a sua vida. Para eles existem leis e limites impostos pela natureza que vigoram independentemente da vontade e dos interesses da pessoa.
Fale sobre o termo cosmos para os Gregos:
O termo cosmo (universo) significa mundo das regras, ou seja, a natureza ordenada da qual o ser humano faz parte e cosmos também significa beleza, demonstrando assim, a grande admiração pela perfeição da ordem natural.
Quais momentos importantes do direito natural?
Constatação – constata-se que o ser humano faz parte de um cosmo (natureza ordenada) que impõe a todas as pessoas regras e limites. Trata-se de uma constatação do poder da natureza.
Aplicação – O conceito de natureza, abrange a sociedade como um todo, assim se considera certos valores humanos estáveis, permanentes e imutáveis, porque fazem parte do cosmos que possui seu próprio equilíbrio.
O que significa a expressão “natureza das coisas”?
Que quando há uma dúvida, um conflito ou um problema, a atitude a tomar é a de observar a situação e desta surgirá, de modo natural, a resposta.
Quais considerações da escola medieval a respeito do direito natural?
Considera também o direito natural como imutável, estável e permanente. Esse direito não pode ser observado diretamente na natureza, tal como dizem os autores gregos.
Qual a fonte da escola medieval?
A religião, onde o direito natural fundamenta-se na vontade de Deus, sendo produto de sua decisão que cria uma lei eterna para governar o universo.
Quais tipos de cosmologia existentes na escola medieval ou teológica?
Cosmologia antiga – o mundo é composto por uma diversidade de seres, sendo o ser humano, um deles. As pessoas são consideradas como mortais, enquanto o mundo é considerado imortal. Essa forma de conceber o mundo corresponde a ideia do jusnaturalismo grego, em que a natureza com suas leis e limites impõem-se aos seres humanos.
Cosmologia cristã – Cosmologia mais moderna, o ser humano é colocado no centro do mundo porque é considerado imortal, essa condição coloca a pessoa em posição de superioridade diante dos demais seres. E o mundo é considerado como matéria perecível.
O que desenvolveu-se com o Jusnaturalismo racionalista?
A economia capitalista e avanços nas ciências exatas e biológicas, graças a aplicação de métodos medievais experimentais. 
Para o racionalismo jurídico que ordem o direito constitui?
Uma ordem preestabelecida, decorrente da natureza do ser humano e da sociedade. O acesso ao direito não pode ser, porém, oferecido por meio de textos ou tradições sagradas. 
Qual é o único meio adequado para descobrir fundamentos do direito natural?
O uso da razão humana é o único meio adequado para descobrir fundamentos da ordem jurídica natural.
Qual a Ideia de Hugo Grotius sobre o direito natural?
Fundador do Jusnaturalismo moderno. Para ele a verdadeira natureza da pessoa é a razão, a racionalidade. Ele desconsidera princípios teológicos, considerando apenas a razão humana e uso de outras fontes que poderia conduzir ao erro. Para ele as pessoas possuem o desejo de sociabilidade e necessidade de conviver com os demais de forma harmônica, estabelecendo laços de solidariedade.
Qual a Ideia de Leibniz sobre o direito natural?
Adota a tese de que a vida em sociedade regula-se por princípios de direito natural. Esse direito seria produto da “eterna razão” divina e única capaz de estabelecer as regras adequadas para o convívio em sociedade. Para ele, as leis produzidas pelos seres humanos (leis positivas) podem ser injustas. Um dos elemenos mais importantes para ele é a liberdade humana. Para ele o ser humano é um instrumento de Deus, vivaz e livre, que deve contribuir para a construção do bem comum, escolhendo livremente o seu caminho.
O que foi o iluminismo Jurídico?
Um movimento que constituiu um amplo movimento que tomou toda a Europa e teve conotação revolucionária que atingiu todos os segmentos da vida humana em sociedade e inclusive as ciências, tendo muitas repercussões no plano jurídico.
O que o iluminismo criticava?
Criticava e questionava a sociedade daquela época e propunha emancipação do ser humano. As principais criticas foram:
A desigualdade dianteda lei que era mantida pelo sistema político, onde as sociedades dividiam-se entre reis, clero, militares e plebeus e eram concedidos privilégios legais, dependendo do status social de cada indivíduo.
A existência da servidão, ou seja, das pessoas que não gozavam de liberdade.
À limitação do direito de propriedade e da atividade econômica em geral.
Ao autoritarismo dos monarcas e exclusão da participação do povo nos assuntos políticos.
Ao absolutismo da igreja e à intolerância.
À crueldade da justiça penal.
Às condições de vida desumanas, vinculadas à organização social do período.
Como deve ser fundamentado o direito na concepção iluminista?
Deve ser fundamentado no princípio da liberdade do indivíduo e pode ser justificado somente se permite a realização do bem comum e do bem-estar das pessoas. O direito tem assim que se reger pelos princípios da razão e, portanto, deve ser claro e certo.
Qual dos objetivos principais dos iluministas?
A construção de um sistema jurídico que possa ser aplicado a toda a sociedade. Não se podem existir leis obscuras, é necessário que sejam estabelecidos princípios gerais que permitam trabalhar com o direito sob outra perspectiva.
O que foi o direito natural para Kant?
Fundamenta-se na razão humana e ainda que na prática isto não ocorra, assim deve ser. Um racionalista reconhece a existência de um direito positivo, mas o submete ao dever ser, que são princípios de organização da sociedade estabelecidos pela razão
O que Kant fala sobre distinguir o justo do injusto?
Que somente a razão permite distinguir o justo do injusto e dizer se o direito em vigor é um verdadeiro direito. Se o direito em vigor não estiver de acordo com as exigências da justiça, então ele deve mudar, para tornar-se um verdadeiro direito. O critério de justo é a essência do direito. Para ele o direito deve garantir a liberdade de todos.
Quais os tipos de rejeição resumidas por Kant?
Rejeição de qualquer argumento de autoridade: Não devemos aceitar uma opinião, exprimida por uma pessoa respeitada pelo seu conhecimento, sem fazer um exame próprio da sua justificação.
Rejeição de qualquer decisão tomada por uma maioria se ela não é baseada na razão humana.
Rejeição de força: Os poderosos impõem suas decisões causando medo aos outros.
Rejeição dos interesses e desejos pessoais como justificação de uma ação: Antes de agir de uma determinada forma, devemos pensar se a nossa ação possui uma justificativa.
O que é Imperativo Categórico? 
É quando devemos agir de forma que a nossa ação possa ser adotada como regra geral.
Diante de normas que contrariam os princípios da justiça, quais posturas de um jurista?
Se as normas em vigor forem extremante injustas, devem ser excluídas do sistema jurídico. Nos demais casos, as normas em vigor devem ser corrigidas pelo juiz, ou seja, interpretadas de acordo com os princípios do direito justo.
Como as escolas positivistas entendem o direito?
Como um sistema de normas que regulam o comportamento social, ou seja, influenciam e mudam o comportamento da pessoa. O direito é elaborado com o intuito de governar.
Qual a ideia da teoria positivista na visão de Thomas Hobbes?
É necessário estabelecer limites para a convivência social;
A solidariedade não é uma característica natural das pessoas;
A busca do convívio social objetiva a satisfação de necessidades pessoais;
O Estado de natureza é o estado de guerra;
Somente a criação de um direito positivo permite aos seres humanos viverem de modo ordenado;
As pessoas estabelecem um contrato social;
É preferível um direito estabelecido e imposto por uma autoridade do que as “verdades” do direito natural.
Não importa se o poder será exercido por um rei ou por uma junta de governo;
O importante é existir alguém que tome decisões em nome de todos e imponha uma ordem pacífica à sociedade.
Qual a ideia da teoria positivista na visão de Rousseau?
Deposita o direito nas mãos do povo, que pode modelá-lo segundo sua livre vontade;
Na sociedade as pessoas estabelecem um pacto social para evitar a injustiça e a guerra;
O povo deve fazer e aplicar as suas leis;
O Direito é o produto da vontade política;
O poder legislativo toma decisões que devem ser respeitadas.
Qual a ideia da teoria positivista na visão de Kelsen?
O objetivo da ciência jurídica é examinar como funciona o ordenamento jurídico;
Direito é o com junto de normas em vigor o estudo das mesmas deve ser realizado sem interferência sociológica, histórica ou política.
A constituição cria uma hierarquia das fontes do direito, uma pirâmide normativa: constituição, lei, decreto);
O que interessa são as relações entre as diferentes normas;
Não compete ao jurista o estudo do comportamento humano ou das relações entre direito e sociedade.
Émile Durkheim
Quem foi Émile Durkheim?
Ele foi considerado o pai da sociologia, foi um sociólogo, antropólogo, cientista político e filósofo francês que determinou o objeto de estudo da sociologia.
Explique a sua influência no positivismo: 
Partindo de Descartes e passando por Comte, Durkheim retoma a ênfase do no poder e na superioridade da ciência. Ele teve como objetivo funda uma sociologia verdadeiramente “científica”.
Quais as principais contribuições do Durkheim? 
Foi a teoria do funcionalismo, sua abordagem sobre o fato social, a solidariedade mecânica e orgânica, o seu estudo sobre o suicídio.
O que é a teoria do funcionalismo?
Consideram a sociedade como uma grande "máquina" e as pessoas são peças dessa máquina. Nessa teoria a sociedade é um sistema harmônico e qualquer conflito social/crise é uma disfuncionalidade (patologia social). Para Durkheim a sociedade segue um modelo de equilíbrio e estabilidade social.
O que é a divisão do trabalho para Durkheim? 
Entende-se por Divisão Social do Trabalho as atribuições (individuais ou
coletivas) produtivas nas estruturas socioeconômicas.
Explique sobre os princípios da divisão do trabalho apresentados por Durkheim?
Os princípios da divisão do trabalho são mais morais do que econômicos. São os fatores que unem os indivíduos numa sociedade, pois geram um sentimento de solidariedade entre aqueles que realizam as mesmas funções.
O que é a solidariedade mecânica?
Fundamentada nas tradições, nos hábitos e na moral; características muito presentes em sociedades pré-capitalistas.
O que é a sociedade Orgânica?
Baseada na interdependência gerada pela especialização do trabalho no modo de produção capitalista. Rudimentar ou inexistente
O que é o fato social para Durkheim? 
Toda forma de pensar, agir e sentir determina o comportamento dos indivíduos e possuem três características: coercitividade, generalidade e exterioridade.
Explique as características do fato social para Durkheim?
Coercitividade: Os fatos sociais exercem coerção sobre o indivíduo, ou seja, exercem uma pressão, definida por leis ou tradições que determinam a maneira pela qual os indivíduos devem se comportar. 
Generalidade: Os fatos sociais são gerais, atingem todos os indivíduos da população estudada. Durkheim não aponta condições sociais ou gênero para a aplicação dos fatos sociais, eles atingem a todos.
Exterioridade: Os fatos sociais acontecem independentemente da existência dos indivíduos, por isso é externo a eles. Por exemplo os princípios da religião que seguimos, as obrigações sociais, familiares escolares ou políticas.
O que é a anomia para o Durkheim? 
Anomia é uma desordem social, um “estado de desregramento”, pois a vida se desregra e o indivíduo sofre porque perde suas referências vivendo num "vazio".
Qual a relação do suicídio com os fatores sociais na perspectiva de Durkheim?
O autor partia da hipótese que o suicídio estava relacionado a fatores sociais. Foi identificado por ele um grau de coesão social (pessoas com excesso ou falta de integração na sociedade) ou a uma crise social geral (falta de regras que vinculem membros da sociedade.
Quais são os tipos de suicídio para Durkheim? 
Suicídio pela falta ou excesso de integração: Egoísta e altruísta.
Suicídio pela Falta ou excesso de regulamentação:fatalista e anômico.
Explique cada tipo de suicídio apresentado por Durkheim: 
Egoísta: socialmente desvinculada
Altruísta: socialmente vinculada (extremo)
Fatalista: pessoas pressionadas por regras rígidas de comportamento
Anômico: pessoas com falta de limites e regras sociais
Karl Marx 
Quem foi Karl Marx?
Nasceu em 1818 na Alemanha em uma família judia, foi um pensador dos elementos fundamentais do capitalismo, como um sistema económico e as suas formas de desenvolvimento, analisando a mercadoria, a moeda, o capital, o trabalho, a mais-valia, a acumulação de capital e as crises. É considerado um dos maiores pensadores da história.
De que forma Karl Marx é lembrado? 
Ele é conhecido por ter desenvolvido teorias que buscavam compreender as relações sociais e econômicas da sociedade capitalista, e como estas influenciavam a vida das pessoas.
Quem influenciou o Karl Marx?
Ele foi influenciado determinante por Ludwig Feuerbach quanto ao postulado do materialismo e do conceito de “alienação” do Homem e foi influenciado por Hegel no aspeto metodológico.
Quais as principais colaborações do Karl Marx no aspecto sociológico?
Abordar sobre as temáticas: lutas das classes (uma das contribuições mais importantes), alienação do trabalho, Mais-valia, classes sociais, esferas da sociedade e materialismo histórico.
Quais são as esferas da sociedade para Marx?
Superstrutura: Ideologia dominante, Aparelhos repressivos do Estado, Sistemas jurídico e político e seria responsável pela manutenção das relações sociais existentes na infraestrutura.
Infraestrutura: Base material da sociedade, conjunto de meios de produção, suporte físico para as atividades sociais e possibilita a sua existência, pois toda a riqueza necessária para manter a superestrutura seria produzida na infraestrutura por meio das relações de produção e de troca.
O que são as classes sociais para Marx? É formada por: 
Burguesia: Donos das fábricas, Detentores do poder aquisitivo, Controladores dos meios de produção e das principais instituições financeiras e políticas em uma sociedade capitalista.
Proletariado: Mão de obra, classe trabalhadora, constantemente explorados e subjugados pela burguesia, sofrendo com baixos salários, longas jornadas de trabalho e condições precárias de trabalho e vida.
Explique sobre a luta de classes apresentada por Marx:
refere às tensões e conflitos entre as diferentes classes sociais na sociedade capitalista. Essas tensões surgem devido à exploração dos trabalhadores da classe dominante, que detém os meios de produção.
Qual a relação das lutas de classes e as mudanças sociais?
A luta de classes sociais é vista como um fator motivador de mudanças sociais e a única forma de acabar com ela seria através da abolição do sistema capitalista e a construção de uma sociedade socialista sem classes.
Porque é tão importante entender a luta de classes?
a luta de classes é um conceito fundamental para entender a teoria marxista e as desigualdades sociais na sociedade capitalista
Explique o que Karl Marx aborda sobre o trabalho alienado: 
- O trabalhador só se sente à vontade em seu tempo de folga, enquanto no trabalho se sente contrafeito.
- Seu trabalho não é voluntário, porém imposto, é trabalho forçado. 
- Ele não é a satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer outras necessidades
O que é a reificação? 
Atingido pela alienação, o ser humano perde contato com seu eu genuíno, com sua individualidade. Transformado em mercadoria, o trabalhador sente-se como uma “coisa” que precisa alcançar sucesso no “mercado de personalidades”.
O que é o fetiche? 
é a atribuição de poderes sobrenaturais, divinos etc. Marx observa que, pela alienação do trabalho e mercantilização da vida, a mercadoria ganha poderes atribuídos pelos homens, na modernidade, o homem trata as mercadorias como objetos de adoração.
O que é o materialismo histórico? 
Essa perspectiva considera que a produção e a distribuição de bens são fatores determinantes na organização social e econômica de uma sociedade.
Para os materialistas históricos a evolução da sociedade está relacionado com o que?
Ao desenvolvimento dos meios de produção, que possibilitam a criação de bens materiais para satisfazer as necessidades humanas.
O que é a dialética para Karl Marx? 
Na concepção marxista, a dialética é uma ferramenta utilizada para compreender a história.
O que são os meios de produção para Marx? 
Recebimento Não proporcional ao que se produziu
O que Karl Marx pensa sobre o modelo de trabalho assalariado?
é injusto e promove uma exploração, pois, segundo ele, na prática, quem realiza todo o trabalho são os proletários, quem produziu a riqueza foram os trabalhadores, mas eles nunca ficam com todo o lucro.
Qual a relação entre o trabalho assalariado e o capitalismo? 
Esse sistema de exploração é considerado por Marx como uma das principais contradições do capitalismo, que acaba gerando desigualdades sociais e econômicas
Qual a relação entre o valor recebido e a mais-valia? 
trabalhadores acabam recebendo um valor inferior que não condiz com o trabalho realizado, enquanto a diferença entre o valor do trabalho e o valor da venda do produto é apropriada pelo capitalista como lucro, gerando assim a mais-valia.
O que Karl Marx com os meios de produção? 
Os meios de produção referem-se ao conjunto de equipamentos utilizados pelo trabalhador para obtenção de renda, seja em uma atividade individual, seja em um trabalho coletivo ou subordinado, como nas fábricas.
Como os meios de produção foram afetados pelo sistema capitalista e revolução industrial?
Os meios de produção foram transformados, modificando, assim, as relações de trabalho e a forma de produção das mercadorias.
O que é a acumulação primitiva para Karl Marx?
conhecida como acumulação originária, é um processo histórico descrito por Marx como um período de intensificação da expropriação de terras e recursos naturais, bem como de exploração da força de trabalho.
O que é a práxis revolucionária?
Práxis é um conceito básico da filosofia marxista, que remete à transformação material da realidade. Práxis remete aos instrumentos em ação que determinam a transformação das estruturas sociais.
Max Weber
Quem foi Max weber?
Foi um grande defensor do papel da pesquisa histórica, sendo para ele algo essencial para a compreensão da sociedade. Ele propunha o método compreensivo para o estudo de fenômenos sociais.
O que é o método compreensivo? 
É um método visando compreender a sociedade que está analisando. Compreender o significado que os indivíduos atribuem aos fenômenos sociais e suas ações.
O que o método compreensivo defende?
Defende que precisamos interpretar a intenção e o sentido da ação humana, tornando esses fenômenos compreensíveis. 
Qual a relação do método compreensivo e a ciência social? 
a ciência social não pode ser estudada reduzindo-a a leis, mas deve ser analisada sob a ótica de vários fenômenos, principalmente o sentido que a ação do indivíduo possui para este.
O método compreensivo é formado por quais aspectos?
Tipos ideias, focados nos agentes e conhecimento objetivo.
Explique o aspecto tipos ideais do método compreensivo:
É um método analítico com a criação de critérios, o pesquisador inicia sua investigação com categorias pré-definidas.
Explique o aspecto “focada nos agentes” do método compreensivo:
Toda ação humana possui sentido e intenção, ou seja, mesmo que você esteja imerso no mesmo grupo social seus objetivos podem ser diferentes
O que é o individualismo metodológico de Weber? 
Os indivíduos e suas motivações/intenções são ponto de partida para o que o sociólogo possa conhecer a realidade social.
Explique o aspecto “conhecimento objetivo” do método compreensivo:
Se refere a ideias de compreensão e explicação.
O que são as ações sociais para Weber?
Para Weber, a ação social é aquela que é orientada ao outro. No entanto, há algumas atitudes coletivas que não podem ser consideradas sociais.
Quais são os tipos de ações sociais para weber? Explique: 
Açãoracional orientada a fins: Ação motivada por objetivos
Ação racional orientada a valores: Ação motivada por princípios
Ação Tradicional: Ação motivada por costumes e hábitos
Ação afetiva: Ação motivada por sentimentos e emoções
Qual a diferença entre o fato social apresentado por Durkheim e a ação social apresentado por Weber? 
Fato social é coletivo e a ação social é individual.
Qual a diferença entre os métodos do Durkheim e Weber?
Durkheim: método a observação e a experimentação, e se dá a partir da análise comparativa, isto é, faz-se a análise das diversas sociedades as quais devem ser comparadas entre si posteriormente.
Weber: Não há uma completa objetividade. Os juízos de valor aparecem no momento da definição do tema de estudo.
Qual a diferença entre Durkheim e Weber em relação ao objeto de estudo sociológico?
Durkheim: O primeiro dirá que a Sociologia deve estudar os fatos sociais, que precisam ser: gerais, exteriores e coercitivos, além de objetivos, para esta ser chamada corretamente de “ciência”.
Weber: opta pelo estudo da ação social que, como descrita acima, é dividida em tipologias.
O que foi a desenvolvimento do capitalismo para Weber?
É compreendido como parte de um processo de racionalização diante dos conflitos presente na sociedade.
O como foi o surgimento do capitalismo para Weber?
Para Weber, o sistema capitalista é fruto de um espírito capitalista, que depende de uma ética protestante.
Quais os aspectos influenciaram a consolidação do capitalismo para Weber?
A reforma protestante e o desencantamento do mundo.
Como os protestantes influenciaram na consolidação do capitalismo?
o pensamento teológico calvinista (o sucesso como algo predestinado) teria impulsionado a fase inicial do desenvolvimento capitalista, ao legitimar uma ética voltada para trabalho e poupança.
Explique a relação da reforma protestante com a consolidação do capitalismo: 
Na reforma protestante a ÉTICA protestante se descola dos dogmas e começa a guiar o comportamento humano com uma visão mais racional.
Explique sobre o que significa o sucesso como algo predestinado?
Calvino afirmava que a salvação era algo predestinado por Deus, e como eles associavam o sucesso a um sinal da salvação, automaticamente eles afirmavam que o individuo estava predestinado a ter sucesso.
O que foi o desencantamento do mundo? 
Ocorreu na reforma protestante onde as normas defendidas pela religião se aproximam muito do pragmatismo e da eficiência exigida para o desenvolvimento do capitalismo.
Qual a diferença entre Marx e Weber no que se refere o capitalismo?
Weber defende a racionalização do capitalismo como principais elementos, ao passo que Marx defende a dependência do homem livre pelo capital em troca de seu trabalho
O que é o poder para Weber?
poder significa toda probabilidade de impor a vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade.
O que é um poder legítimo?
O poder é legítimo quando é exercido com a aceitação daqueles submetidos a ele.
Quais são os três tipos de dominação legitima?
Dominação tradicional, dominação legal e dominação carismática.
Explique a dominação tradicional:
Baseada no costume (patriarcal).
Explique a dominação legal: 
Dominação baseado num processo racional que produz um conjunto de leis que regerá o exercício do poder.
Explique a dominação carismático: 
Dominação conquistada pelo carisma
MICHAEL FOCAULT
Quem foi? 
Michel Foucault foi um dos principais filósofos do século XX, sendo responsável por uma extensa obra e por uma reorganização do método na filosofia.
Por quem ele foi influenciado?
Profundamente influenciado por Nietzsche, Marx e Freud.
Qual a sua opinião sobre o direito?
O Direito não po de ser imutável para o filósofo porque o Direito é ciência que se submete aos paradigmas dominantes
Focault estuda o direito em dois planos, quais são?
o teórico e o prático.
O que podemos concluir sobre a perspectiva do Focault sobre o direito? 
Foucault trabalha o Direito na perspectiva do não Direito.
O que ele abordava em sua obra vigiar e punir?
Em Vigiar e Punir Michel Foucault aborda a temática das relações do poder disciplinar, que expressam a forma como o poder era exercido na sociedade Moderna (século XVI e XVII). Ele mostra por que a Justiça deixou de aplicar torturas mortais e passou a buscar a "correção" dos criminosos. A grande mística que Foucault nos remete no livro Vigiar e Punir é a constatação de que o iluminismo não foi um movimento ''humanista''.
O que é vigilância para Focault?
a vigilância é um instrumento de poder disciplinar. A vigilância é uma relação social entre seres humanos e que envolve o poder disciplinar.
O que foi a Reforma humanista do direito penal?
Foucault denuncia um interesse de forças, poderes ocultos (e nem tão ocultos...), onde a legalidade e a ilegalidade se acomodam e são aceitas. Ilegalismo é, por assim dizer, um regime de tolerância. Muda-se, então, o foco dos ilegalismos dos direitos do homem, do humanismo, para os bens: esse o real significado da reforma humanista do Direito Penal em Foucault. Mudança do ilegalismo do domínio dos direitos para o domínio dos bens.

Continue navegando

Outros materiais