Buscar

Racismo e Educação: Práticas Pedagógicas para a Promoção da Igualdade Racial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO – AULA 02 – PEDAGOGIA
· Racismo é um crime que fere a dignidade humana. De acordo com um dos mais influentes sociólogos brasileiros, Florestan Fernandes, para que pessoas de diferentes etnias possam ter oportunidades de vida semelhantes, já que, num Estado democrático, não há diferenças entre os cidadãos perante a lei, é necessário que as instituições:
ofereçam políticas públicas para a promoção da igualdade social, uma vez que o racismo, no Brasil, tem recorte de classe.​​​​​​​
· O racismo se estabelece numa sociedade:​​​​​​​
quando uma etnia historicamente e/ou economicamente privilegiada, por meio de ações segregadoras e discriminatórias, reproduzem padrões de marginalização e desigualdade.
· A escola pode promover a igualdade racial​​​​​​​:
trabalhando a sensibilização social sobre contextos culturais diversos, integrando-os e aproximando-os dos sujeitos sociais​​​​​​​.
· Práticas pedagógicas são ferramentas essenciais para a educação voltada à igualdade racial. Escolha a alternativa que, dentre as opções apresentadas, oferece a ferramenta/prática mais adequada à promoção desse conceito.​​​​​
A celebração de datas e elementos histórico-culturais importantes para as etnias e grupos sociais presentes na comunidade, além dos nacionais.
· Assinale a alternativa que apresenta o conteúdo normativo mais importante para a valorização da cultura afro-brasileira na escola.
A Lei nº 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade da presença de conteúdos da história e da cultura afro-brasileiras nas matrizes curriculares da educação.

Continue navegando