Buscar

RELATORIO CAPSULAS DE GUARANÁ EM PO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
RELATÓRIO DE PRÁTICA - ACADÊMICO 
	IDENTIFICAÇÃO
	1. Acadêmico: Cristiane de Cássia Pasa Giordani
	2. Matrícula: 2605312
	3. Curso: Farmácia
	4. Turma: BFR0015/2
	5. Disciplina: Farmacotécnica II
	6. Tutor(a) Externo(a): Aline Regina Vanin
	DADOS DA PRÁTICA
	1. Título: Capsulas de Guaraná em pó
	2. Local: Laboratório Virtual
	3. Período: 7
	4. Semestre: 7
	5. Data: 15/03/2023
	INTRODUÇÃO
	Nesta prática laboratorial, iremos conhecer as etapas de preparação de medicamentos na forma de cápsulas, sendo que é de fundamental importância na farmácia de manipulação, nos setores de sólidos e controle de qualidade, bem como na indústria farmacêutica. Além da parte técnica, o profissional deve atentar para as doses dos fármacos prescritos e suas incompatibilidades.
	OBJETIVOS
	Neste experimento, iremos conhecer o preparo de medicamentos na forma farmacêutica sólida, com cápsulas gelatinosas duras. Para isso, será utilizado o guaraná em pó e, como diluente, a lactose.
	MATERIAIS
	Para realizar esse experimento utilizamos equipamentos de segurança EPIS, como touca descartável, máscara descartável, luva de procedimento, jaleco e sapatos fechados. No laboratório de farmacotécnica utilizaremos os seguintes materiais: balança semianalítica, provetas, espátulas, papéis para pesagem, tamises, gral e pistilos, encapsuladora, bancadas para manipulação do procedimento, etiquetas para rotulagem dos produtos e frascos para armazenamento dos produtos manipulados.
	METODOLOGIA
	A prática se realizou no laboratório virtual, o qual possui todas as ferramentas necessárias para a realização do experimento.
	FOTOS
	
	Legenda
	Após colocar todos os EPIs necessários para a realização do experimento, iniciamos determinando o volume, adicionando o guaraná previamente pesado à proveta clicando no papel para pesagem, após removemos o funil e batemos a proveta na mesa para medir o volume.
	
	Legenda
	Dando continuidade ao experimento iniciamos com a mistura de pós através 
da seleção de potes, transferindo o pó de guaraná para o almofariz, em seguida moemos o guaraná em pó no pistilo. Após, movemos o pó para a peneira no almofariz, adicionando o conteúdo na peneira e, logo após para o agitador. Iniciado a tamisação através do agitador, após tamisação desmontamos a peneira. Após, transferimos o guaraná tamisado para a encapsuladora 
	
	Legenda
	Por fim, realizamos preenchemos as capsulas com o pó de guaraná clicando e batemos sobre a mesa a encapsuladora para assentar o pó nas cápsulas. Dando continuidade ao experimento, gire os calços na posição horizontal para que a placa desça e as cápsulas se projetem para cima. Coloquemos as tampas travando-as “fechar e guardar cápsulas”.
	REFERÊNCIAS
	NICOLETTI, Caroline Deckmann, Farmacotécnica II - Indaial: UNIASSELVI, 2022.
Laboratório virtual Uniasselvi/Microbiologia. UNIASSELVI.
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png

Continue navegando