Buscar

Relatorio 1-Prática- Capsulas guarana em pó

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
RELATÓRIO DE PRÁTICA VIRTUAL
	IDENTIFICAÇÃO
	1. Acadêmico: 
	2. Matrícula:
	3. Curso: Farmácia
	4. Turma: 9 semestre
	5. Disciplina: Farmacotécnica II
	6. Tutor(a) Externo(a): 
	DADOS DA PRÁTICA
	1. Título: Cápsulas de Guaraná em Pó
	2. Semestre: 9
	3. Data: 29/02/2024
	INTRODUÇÃO
	O guaraná é o nome dado pelos índios à semente da árvore Paullinia cupana, é um importante legado ao bem-estar da humanidade. O método tradicional consiste em retirar as sementes depois de os frutos serem colhidos e descascados. As sementes são limpas e torradas em fogo lento durante 6 horas; tiram-se as películas que as envolvem, antes de reduzi-las a uma pasta, socando em pilões de madeira. Em sua composição, o guaraná apresenta: cafeína, amido, óleo fixo, ácido caprotânico, matérias resinosas, aromáticas ou pépticas, fibra, goma, tanino, saponina, fosfato e teobromina. Possui ação estimulante, energética, adstringente e afrodisíaca (ALGETEC,2024).
A cápsula gelatinosa dura é a forma farmacêutica sólida oral de eleição na farmácia magistral, devido, principalmente, a sua versatilidade. Permite a veiculação de misturas de pós, líquidos anidros, massas semissólidas e até mesmo outras formas farmacêuticas de menor volume, além de propiciar o desenvolvimento de cápsulas de liberação modificada, entérica e lenta. A mistura de pós pode ser veiculada diretamente na cápsula, sem envolver um processo de granulação ou compressão prévio. Assim, essa facilidade de preparo, aliada à possibilidade de se manipular um pequeno número de unidades por lote, faz com que a cápsula seja a forma farmacêutica de escolha para o preparo de formas individualizadas na farmácia e em estudos clínicos iniciais. A maioria dos produtos preparados nessa forma farmacêutica consiste na mistura do fármaco com diversos tipos de excipientes. Os excipientes devem ser escolhidos com base em diferentes fatores, como: dose, solubilidade, tamanho e forma das partículas do fármaco e tamanho da cápsula a ser utilizada (ALGETEC, 2024).
	OBJETIVOS
	· - Conhecer as etapas para preparar medicamentos na forma farmacêutica sólida – cápsulas gelatinosas;
· - Realizar os cálculos necessários para determinar a quantidade de ativos e excipientes de uma formulação;
· - Determinar o tamanho da cápsula a ser utilizada para encapsular o medicamento;
· - Realizar a pesagem dos insumos;
· - Realizar as etapas de trituração, mistura, tamisação e encapsulação;
· - Determinar os parâmetros para calcular o peso médio e o coeficiente de variação das formulações;
· 
	MATERIAIS
	· Almofariz com pistilo;
 • Funil de vidro; 
• Proveta de 20 mL;
• Peneiras;
• Agitador de peneiras;
• Espátula;
• Encapsuladora manual simples;
• Espátula para encapsuladora;
• Guaraná em pó; 
• Cápsula gelatinosa, preto e branco;
• Potes de cápsulas;
• Pote com algodão hidrofílico;
 • Papel manteiga;
• Balança semi-analítica; 
• Pissete com água destilada e com álcool 70%; 
• Pissete com hipoclorito de sódio; 
• Papel para pesagem;
	METODOLOGIA
	PROCEDIMENTOS 
1. SEGURANÇA DO EXPERIMENTO Limpe a bancada de manipulação com hipoclorito de sódio e álcool 70 %. Depois forre com papel manteiga. Direcione-se ao armário de EPIs para colocar os equipamentos de proteção individual necessários: touca descartável, máscara descartável, luvas descartáveis e jaleco. 
2. DETERMINANDO O VOLUME Pese 7,750g de guaraná no papel para pesagem e transfira com auxílio de funil para a proveta de 20mL. Retire o funil e bata a proveta 10 vezes sobre a bancada, meça o volume obtido e registre esse valor.
 3. PROCESSANDO MISTURA DE PÓS Calcule a quantidade de guaraná para manipulação de cápsulas e selecione a cápsula de tamanho adequado nos potes de cápsulas. Transfira o guaraná pesado para o almofariz, triture com o pistilo em movimento de 8. Passe a mistura para peneira e mova para o agitador de peneiras. Em seguida, trave e ligue o agitador de peneiras e realize o peneiramento. Desmonte as peneiras e transfira o conteúdo peneirado para a encapsuladora com auxílio da espátula.
4. ENCAPSULAMENTO Na encapsuladora, utilize a espátula para preencher as cápsulas com o guaraná peneirado. Bata a encapsuladora sobre a bancada para acomodar toda a quantidade de pó nas cápsulas e depois gire os calços para que as cápsulas se projetem para cima. Em seguida, coloque as tampas das cápsulas e mova para o pote com algodão hidrofílico. Retire o excesso de pó da encapsuladora com papel toalha.
	RESULTADOS E DISCUSSÕES
	Quais os benefícios para a saúde do guaraná em pó? 
Dentre os benefícios para a saúde da utilização do guaraná em pó, esta na sua composição, pois o guaraná apresenta: cafeína, amido, óleo fixo, ácido caprotânico, matérias resinosas, aromáticas ou pépticas, fibra, goma, tanino, saponina, fosfato e teobromina. Possui ação estimulante, energética, adstringente e afrodisíaca. Propriedades farmacológicas: a presença de xantinas permite que o produto tenha uma ação vasodilatadora, além de um efeito pronunciado sobre o metabolismo celular, o que estimula processos químicos associados à musculatura e ao Sistema Nervoso Central (SNC). 
Comente sobre a importância da higienização e segurança do experimento durante todo o processo de fabricação das cápsulas.
A higienização e segurança do experimento durante todo o processo de fabricação das cápsulas é de extrema importância para assegurar a qualidade e segurança dos produtos finais, sendo assim, fundamental a adoção de programas bem elaborados de higienização e segurança, pois, estas etapas são cruciais na elaboração e qualidade dos medicamentos, o que irá repercutir na saúde e qualidade de vida dos pacientes. 
	REGISTRO FOTOGRÁFICO
	Durante a prática realize 1 registro fotográfico em que você aparece executando a prática. Você pode tirar um selfie.
	REFERÊNCIAS
	ALGETEC – SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO. Tipagem Sanguínea. Laboratório de Hematologia Tipagem Sanguínea https://uniasselvi.grupoa.education/sagah/object/default/55526683.Acesso em: 28 de fevereiro de 2024.
image1.png

Continue navegando