Buscar

avaliação geografia urbana 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliar	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A produção do espaço urbano, ao mesmo tempo que incrementa o consumo devido ao aumento da oferta, incentiva a produção de novos espaços, resultando em um ciclo de produção — consumo — produção.
Sobre as mudanças do padrão de produção e consumo dos espaços urbanos, marque a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. A produção e o consumo do espaço urbano foram elaborados de forma que as áreas centrais conseguissem disseminar o seu tecido urbano de forma unificada, buscando integrar, na organização espacial, todos os setores da cidade.
b. O padrão de produção e consumo do espaço urbano é baseado na demanda e na oferta de imóveis, que são distribuídos de forma equilibrada, com objetivos de moradia, mantendo os preços acessíveis a quase todos.
c. A produção e o consumo do espaço urbano funcionam sob a lógica social, buscando atender de forma prioritária as populações das classes médias e baixas que ainda não têm sua casa própria.
d. A produção e o consumo das cidades são governados de acordo com os interesses estatais, que determinam as formas que serão construídas e a quem serão destinadas, privilegiando a classe trabalhadora.
xx e. O padrão de produção e consumo do espaço urbano atende, primeiramente, aos interesses do capital, que buscam, por meio da especulação imobiliária, o aumento da lucratividade dos seus investimentos, independentemente de quem consome o espaço. 
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os planos diretores das cidades necessitam de medidas que visem a melhorar a qualidade da mobilidade urbana. Entre as alternativas a seguir, todas são estratégias para melhorar a mobilidade urbana, exceto:
Escolha uma opção:
a. a descentralização de áreas especializadas.
b. o controle dos polos geradores de tráfego.
c. a regularização de territórios informais.
xx d. o incentivo ao espalhamento urbano. 
e. a implantação de rede integrada de sistema de transporte.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A biomassa, energia muito sustentável, produzida a partir de matéria orgânica, tem ganhado muito espaço nos últimos anos em diversos lugares do mundo, dentre eles o Brasil.
Como pode ser resumido esse tipo de energia?
Escolha uma opção:
a. Um misto de energia solar com eólica, produzida nos canaviais. Pode ser utilizada na produção de açúcar, sendo combustível para as suas máquinas de extração do suco de cana.
xx b. Composta por matéria orgânica de origem vegetal ou animal obtida por meio da decomposição de uma variedade de recursos, como madeira, resíduos agrícolas, como da cana de açúcar, e até do lixo. A decomposição da biomassa produz energia química e, a partir daí, combustíveis como o biodiesel e o etanol. 
c. Composta por matéria orgânica obtida por meio da decomposição apenas de recursos vegetais, como a cana de açucar. A decomposição da biomassa produz energia química e, a partir daí, combustíveis como o biodiesel e o etanol.
d. É proveniente da matéria orgânica dos animais. O gás oriundo da decomposição dessa matéria é armazenado e encanado conforme as necessidades das cidades.
e. Um misto de energia mecânica proveniente dos animais com energia solar da biosfera, produzindo resíduos orgânicos que produzem combustíveis derivados do petróleo.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A valorização das áreas próximas a regiões centrais, no decorrer do processo de urbanização, promoveu um aumento do custo de vida nessas áreas, o que ocasionou mudança das classes média e baixa para a periferia das cidades. Com as mudanças econômicas, as classes média e baixa passaram a ser o público-alvo dos investimentos imobiliários. 
Sobre essa afirmação, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
xx a. as classes média e baixa tornaram-se público-alvo dos investimentos imobiliários devido ao aumento da concessão de crédito pessoal, que passou a financiar os imóveis, aumentando os consumidores do espaço urbano e movimentando o mercado imobiliário. 
b. o Estado, ao cumprir as leis que asseguram moradia digna para todos, instituiu diversos programas com o objetivo de facilitar a aquisição de imóveis para todas as classes sociais, com o financiamento direto sem juros.
c. os incentivos estatais para a compra da casa própria permitiram que essas classes sociais adquirissem seus imóveis, sem a interferência ou o auxílio do mercado privado de capitais, sem taxas de juros ou políticas lucrativas.
d. as áreas periféricas foram destinadas às classes média e baixa pelo Estado, pois somente nessas regiões seria possível a construção de infraestrutura adequada, como escolas, vias de acesso e postos de saúde, tornando essas áreas valorizadas ao longo do tempo.
e. o mercado imobiliário se interessou pelas classes média e baixa para atender às demandas das classes mais altas, que, ao precisar de trabalhadores para as diversas atividades existentes nas cidades, era importante que essas pessoas morassem mais próximas aos centros urbanos.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A segunda fase do crescimento populacional, no contexto europeu, é caracterizada por um começo em seu declínio, ao final do século XIX e início do século XX. Entre as motivações relacionadas a esse processo, estão incluídas:​​​​​​​
Escolha uma opção:
a. migração das pessoas no sentido cidade-campo.
b. utilização do trabalho infantil e valorização das famílias pequenas.
c. condições sanitárias precárias, diminuindo a expectativa de vida.
xx d. conquistas dos direitos sociais e reprodutivos pelas mulheres e melhoria nas condições sanitárias. 
e. jornadas de trabalho exaustivas na produção industrial e condições sanitárias precárias.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O planejamento urbano e a gestão urbana são atividades diretamente ligadas que necessitam de constante revisão e aprimoramento. Sobre a gestão urbana, é correto afirmar:​​​​​​​
Escolha uma opção:
a. A gestão é uma atividade que independe da opinião da população.
b. A tarefa de gerir o espaço urbano independe de volume de informações e dados.
xx c. A atividade de gestão precisa ordenar os gastos, vinculando-os às ações. 
d. Gerir uma cidade é uma tarefa unidisciplinar do urbanismo.
e. A gestão deve ser realizada somente com base em novas ações urbanas.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) classifica as cidades no Brasil conforme o seu tamanho e importância. Nesse sentido, cada cidade passa a ser conhecida por sua função específica. São exemplos, EXCETO:
Escolha uma opção:
xx a. cidade vizinha. 
b. cidade dormitório.
c. cidade portuária.
d. cidade polo.
e. cidade universitária.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As teorias marxistas foram, ao longo do tempo, sendo incorporadas em análises de cunho sociológico, econômico e geográfico, entre outras, preocupadas em compreender as relações econômicas e socioespaciais construídas no âmbito do capitalismo. Na Geografia, a perspectiva marxista levanta questionamentos sobre a natureza social do espaço e como o capitalismo interfere em sua produção. 
Identifique, entre as alternativas abaixo, uma das contribuições das teorias marxistas nos estudos populacionais em Geografia.
Escolha uma opção:
a. As teorias marxistas contribuíram para o desenvolvimento de uma análise que desassocia as dinâmicas populacionais das econômicas.
b. As teorias marxistas contribuíram para a compreensão da relação direta entre número de população e disponibilidade de recursos, problemática cara à Geografia da População.
c. As teorias marxistas
foram importantes para o desenvolvimento da disciplina de Geografia da População na segunda metade do século XIX.
xx d. As teorias marxistas contribuíram para a incorporação de uma perspectiva crítica e analítica na Geografia da População, considerando aspectos históricos, sociais, econômicos e políticos das dinâmicas populacionais. 
e. As teorias marxistas foram fundamentais para o método descritivo da Geografia da População, considerando aspectos históricos, sociais, econômicos e políticos das dinâmicas populacionais.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Karl Marx desenvolveu suas considerações teóricas durante o século XIX, período marcado por profundas transformações nas relações econômicas, de produção e trabalho na Inglaterra, resultado da Revolução Industrial em curso no país. Outro fenômeno que caracteriza esse momento histórico, no contexto europeu, é o alto crescimento demográfico, que levantou discussões teóricas acerca da relação entre população excedente e disponibilidade de recursos.
Assinale a alternativa que melhor representa a consideração de Marx em relação à superpopulação inglesa no século XIX.
Escolha uma opção:
a. O alto crescimento populacional só pode ser regulado com aumento dos salários dos trabalhadores.
b. A superpopulação é resultado de um desequilíbrio entre a multiplicação da população e a produção de recursos.
xx c. A superpopulação é relativa e constitui-se como resultado e condição da acumulação no sistema econômico e de produção capitalista. 
d. O alto crescimento populacional só pode ser regulado por fenômenos como a pobreza e a miséria.
e. A superpopulação atrapalha o processo de desenvolvimento produtivo industrial.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Assim como as residências privadas, a parte urbana e coletiva de cada assentamento apresentava características comuns, independentemente da região em que o assentamento estava localizado. Sobre as características urbanas dos primeiros assentamentos, marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. A maioria dos primeiros assentamentos urbanos era rodeada por muros e fossos, os quais garantiam a segurança e a privacidade daquele núcleo familiar.
b. As ruas dos assentamentos urbanos eram consideradas muito desenvolvidas para a época, pois apresentavam um traçado ortogonal e uniforme. 
xx c. Os assentamentos urbanos não contavam com a atividade de comércio e também não existiam funções diferenciadas dentro do núcleo para os moradores.
d. Algumas edificações eram levantadas com pedras, pois nesse período já existiam ferramentas e meios de transportes que contribuíssem para a fácil utilização dessa matéria-prima.
e. Cada assentamento se constituía também por construções em barro com a função de servir como túmulos e observatórios.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais