Buscar

TRABALHO DE TOXICO CORRETOOO

Prévia do material em texto

INTRODUCAO
Algumas das plantas ornamentais que temos em nossos em vasos ou jardins podem esconder perigo por trás de sua beleza. Elas são chamadas "plantas tóxicas", pois apresentam princípios ativos capazes de causarem graves intoxicações quando ingeridas ou irritações cutâneas quando tocadas.
Geralmente, a intoxicação por plantas acontece por desconhecimento do potencial tóxico da espécie. 
Antúrio planta perene, semi-herbácea, com 0,30 a 1,0m de altura. A folhagem é ornamental, com folhas grandes, verdes. As inflorescências são espigas, protegidas por folhas modificadas espata de cores diversas vermelha, rosa ou branca. A flor do antúrio, na verdade, é bem pequena, alcançando o tamanho da cabeça de um alfinete. A parte colorida e exótica, que normalmente achamos que é a flor, na verdade é uma inflorescência, ou seja, o conjunto formado pela espádice, espiga onde brotam as minúsculas flores e espata do antúrio a bráctea colorida, ou a folha modificada. As verdadeiras flores do antúrio são os pontinhos amarelos que brotam na espiga. 
Todas as partes do Lilium sp e do Spathiphyllum wallisii são tóxicas, a ingestão das plantas podendo causar irritação oral e de mucosas, irritação ocular, 
Dificuldade de engolir e até problemas respiratórios em casos mais graves.
Nome popular: Anturio
Nome cientifico: Anthurium andraeanum
Categoria: flores 
Ordem: Alismatales 
Família: Aracae 
Gênero: Anthurium	
Frutos: ausente 
Comestível: não 
Etimologia: Anthos- flor oura - rabo 
Parte toxica: toda planta 
Toxicidade: irritante para as mucosas 
Principio Ativo: oxalato de cálcio
Todas as partes da planta Anthurium spp possuem oxalato de cálcio (CaC204) são cristais com grande significado biológico, um princípio ativo que oferece riscos à saúde dos animais. Quando ingerido em pequena quantidade causam sensação de queimação na boca e garganta. 
OS SINTOMAS 
Os sintomas da intoxicação podem durar ate duas semanas, sendo eles: queimação de mucosas, inchaço da boca, paralisia de língua, lábios e garganta, edema de glote, asfixia, náuseas, salivação, vômitos e diarreia.
O DIAGNOSTICO
 Diagnostico prejudicado talvez por não ser descoberto qual o tipo de planta o animal ingeriu. Os gatos não ingerem com a mesma frequência que os cães, mais não e raro encontrar gatos intoxicados por esse motivo.
 
PRIMEIROS SOCORROS PARA ANIMAIS INTOXICADOS 
A primeira forma é utilizando água oxigenada (5 a 10 ml). Como gosto é muito forte o estômago irá se contrair expulsando a própria água oxigenada e o produto tóxico ingerido. Outra forma é utilizando uma salmoura (água morna com três colheres de sal). Você deve administrá-la com uma seringa, colocando a mesma no canto da boca do animal. Deixe a cabeça dele erguida para que ele engula todo o líquido. Faça esse procedimento de 5 em 5 minutos. 
Não demore mais de duas horas após a ingestão do produto para fazer essas aplicações, pois quanto mais tempo você demorar, maior será a quantidade de produto tóxico absorvido pelo organismo do animal. Cuidado ao tentar induzir o vomita em casa o animal pode aspirar ao vomito e adquirir uma pneumonia por aspiração.
TRATAMENTO
Carvão ativado, este se gruda às toxinas liberadas pelas substâncias e ajuda na liberação pelas fezes, mas essa medida só tem efeito se realizada logo após à ingestão da substância tóxica.
O uso de leite aos envenenados e intoxicados faz com se perda tempo e não a efeito antidoto algum, além do que pode piorar o quadro do animal.
PROGNOSTICO 
Prognostico imprevisível, dependera da quantidade ingerida e absorção e do tempo entre a ingestão da planta e dos primeiros socorros. 
	
CONCLUSAO 
Concluímos que o antúrio oferece risco à saúde do animal causando sintomas tais como vomito diarreia, salivação, asfixia, inchaço da boca, lábios e garganta, uma intoxicação que por sua vez se trata com carvão ativado, e que pode ser prevenida com a conscientização do proprietário e orientação do medico veterinário
BIBLIOGRAFIA
Disponível em: http://portalmedicinafelina.com.br/plantas-toxicas/acesso em : 17maio.2018
Disponível em: https://iloveflores.com/anturio/acesso em: 17 maio. 2018
Disponível em: https://clubedosanimais.com.br/primeiros-socorros-para-animais/acesso em: 17maio. 2018
	
image1.jpeg
image2.jpeg

Continue navegando