Buscar

Biologia Celular I

Prévia do material em texto

Biologia Celular 
Discente: Geovanna Knupfer
Matricula:20172021060
Átomo:
 O átomo é a unidade fundamental da matéria, é a menor fração capaz de identificar um elemento químico.
Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo.
O termo átomo deriva do grego e significa indivisível.
Elemento Químico
Um elemento químico é o conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico.
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica
Molécula
É formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes. Ela ainda apresenta duas características básicas: estabilidade (ligações difíceis de serem desfeitas) e neutralidade elétrica (mesmo número de prótons e elétrons). 
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/quimica
O íon
é um espécie química carregada eletricamente, resultado de um átomo que perdeu elétrons (cátion ou íon positivo) ou ganhou elétrons (ânion ou íon negativo) durante uma reação química.
Monômero
É uma pequena molécula que pode ligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros. 
https://educalingo.com/pt/dic-pt/monomero
Dímero
 um dímero (composto por duas partes) é uma molécula composta por duas unidades similares ou monômeros unidos.
https://pt.wikipedia.org › wiki › Dímero
Trímeros
Em química, um trímero é um produto de reação de três moléculas idênticas. Trímeros são tipicamente encontrados como trímeros cíclicos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%ADmero
Oligômero
oligômero ou oligómero consiste de um finito número de unidades de monômeros, em contraste a um polímero o qual, ao menos em princípio, consiste de um número não limitado de monômeros.
https://pt.wikipedia.org › wiki › Oligômero
Polímero
Os polímeros são macromoléculas constituídas por unidades menores, os monômeros. Os monômeros ligam-se entre si através de ligações covalentes.
https://www.todamateria.com.br/polimeros/
Difusão
Consiste na passagem das moléculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentração, até estabelecer um equilíbrio.
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito9.php
 Carboidrato E um macronutriente formado fundamentalmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Este macronutriente quando ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose, fornecer energia para as células por ser a primeira fonte de energia celular e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o corpo continue funcionando bem.
https://www.minhavida.com.br › alimentacao › tudo-sobre › 18196-carboid
Carboidratos
Lipídeos
Os lipídios ou gorduras são moléculas orgânicas insolúveis em água e solúveis em certas substâncias orgânicas, tais como álcool, éter e acetona.
Funções
Reserva de energia: utilizada pelo organismo em momentos de necessidade, e está presente em animais e vegetais;
Isolante térmico: nos animais as células gordurosas formam uma camada que atua na manutenção na temperatura corporal, sendo fundamental para animais que vivem em climas frios;
Ácidos graxos: estão presentes nos óleos vegetais extraídos de sementes, como as de soja, de girassol, de canola e de milho, que são usados na síntese de moléculas orgânicas e das membranas celulares.
Absorção de vitaminas: auxiliam a absorção das vitaminas A, D, E e K que são lipossolúveis e se dissolvem nos óleos. Como essas moléculas não são produzidas no corpo humano é importante o consumo desses óleos na alimentação.
https://www.portalsaofrancisco.com.br
Fosfolipídios
Os Fosfolipídios são lípidios que em sua estrutura possui, além de ácido graxo e glicerol, ácido fosfórico (fosfato) e uma molécula nitrogenada.
Função
-Fosfolipídios são um componente importante das membranas celulares.
-Os fosfolipídios contêm apenas ácidos graxos unidos a uma molécula de glicerol.
-Os fosfolipídios apresentam duas grandes �caudas� de ácidos graxos hidrofóbicas e uma �cabeça� hidrofílica (polar) que contém fosfato.
-Os fosfolipídios ocorrem em praticamente todos os seres vivos.
Como são anfifílicos, também são capazes de formar pseudomicrofases em solução aquosa; a organização, entrentanto, difere das micelas.
Os fosfolipídios se ordenam em bicamadas, formando vesículas. Estas estruturas são importantes para conter substâncias hidrossolúveis em um sistema aquoso
https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/fosfolipidios
Colesterol
é um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteroide encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos. O colesterol é o principal esterol sintetizado pelos animais. Pequenas quantidades são também sintetizadas por outros eucariotas como fungos, porém alguns procariotas como certas bactérias também são capazes de sintetizá-lo.
O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas, partículas esféricas que tem sua superfície exterior composta principalmente por proteínas hidrossolúveis.
HDL
HDL é a sigla de High Density Lipoproteins, que significa lipoproteínas de alta densidade, também conhecido como “bom colesterol”. O HDL é capaz de absorver os cristais de colesterol, que são depositados nas artérias, removendo-o das artérias e transportando-o de volta ao fígado para ser eliminado.
O HDL é chamado de “bom colesterol”, pois, uma vez que o indivíduo possui níveis elevados deste tipo de colesterol, ele pode se tornar benefíco, reduzindo o risco de doenças do coração.
No caso do HDL (colesterol bom), é aconselhável que o valor seja igual ou superior a 60mg/dl. O valor é considerado baixo se for inferior a 40 mg/dl no caso dos homens e 50mg/dl no casos das mulheres.
https://www.significados.com.br/ldl-e-hdl/
LDL
LDL é a sigla de Low Density Lipoproteins, que significa lipoproteínas de baixa densidade, também chamado de "mau colesterol".
O LDL transporta o colesterol do fígado até às células dos tecidos e favorece o seu acúmulo nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo do sangue, estando diretamente relacionado a doenças cardíacas.
Relativamente ao mau colesterol (LDL), a sua concentração no sangue deve ser menor do que 100 mg/dl. Valores entre 160 e 189 mg/dl são considerados altos e maiores que 190 mg/dl são considerados muito altos.
https://www.significados.com.br/ldl-e-hdl/
Proteínas
 
são macromoléculas biológicas constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos. As proteínas estão presentes em todos os seres vivos e participam em praticamente todos os processos celulares, desempenhando um vasto conjunto de funções no organismo, como a replicação de ADN, a resposta a estímulos e o transporte de moléculas. Muitas proteínas são enzimas que catalisam reações bioquímicas vitais para o metabolismo. As proteínas têm também funções estruturais ou mecânicas, como é o caso da actina e da miosina nos músculos e das proteínas no citoesqueleto, as quais formam um sistema de andaimes que mantém a forma celular. Outras proteínas são importantes na sinalização celular, resposta imunitária e no ciclo celular. As proteínas diferem entre si fundamentalmente na sua sequência de aminoácidos, que é determinada pela sua sequência genética e que geralmente provoca o seu enovelamento numa estrutura tridimensional específica que determina a sua atividade.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Proteína
 
Os aminoácidos 
são moléculas orgânicas que possuem, pelo menos, um grupo amina - NH2 e um grupo carboxila - COOH em sua estrutura.
Os aminoácidos são utilizados na síntese de proteínas, as quais constituem músculos, tendões, cartilagens, tecido conjuntivo, unhas e cabelos, além de alguns hormônios. Assim, eles ligam-se entre si para formar as proteínas, sendo portanto a "matéria prima" desses macronutrientes.
Existem dois grandes grupos de aminoácidos:
Aminoácidos naturais ou não essenciais: São os aminoácidos produzidospelo próprio organismo, sendo 12 no total: glicina, alanina, serina, histidina, asparagina, glutamina, cisteína, prolina, tirosina, arginina, ácido aspártico e ácido glutâmico;
Aminoácidos essenciais: São os aminoácidos que não são sintetizados pelo organismo e que precisam ser obtidos através da alimentação. 
https://brasilescola.uol.com.br 
Ácido nucleico
Os ácidos nucleicos são macromoléculas constituídas por nucleotídeos e que formam dois importantes componentes das células, o DNA e o RNA.
Eles recebem essa denominação pelo fato de possuírem caráter ácido e por serem encontrados no núcleo da célula.
Os ácidos nucleicos são essenciais para todas as células, pois é a partir das moléculas de DNA e RNA que são sintetizadas as proteínas, as células se multiplicam e ainda ocorre o mecanismo de transmissão das características hereditárias.
https://www.todamateria.com.br/que-sao-os-acidos-nucleicos/
DNA
O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo.
É formado por uma fita dupla em forma de espiral (dupla hélice), composta por nucleotídeos.
A molécula de DNA é constituída por três substâncias químicas:
Bases Nitrogenadas – Adenina (A), Timina (T), Citosina (C) e Guanina (G);
Pentose – Um açúcar que apresenta moléculas formadas por cinco átomos de carbono;
Fosfato – um radical de ácido fosfórico.
O DNA está tão compactado no núcleo celular, que se fosse possível esticá-lo, ele teria 2 metros de comprimento.
https://www.todamateria.com.br/dna/
Obrigado!
image1.png
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.jpeg
image12.png
image13.png
image14.jpeg
image15.png
image16.png
image17.png
image18.jpeg
image19.jpeg
image20.jpeg
image21.png
image22.jpeg
image23.jpeg
image24.jpeg
image25.png
image26.gif
image27.jpeg
image28.jpeg
image29.jpeg

Continue navegando

Outros materiais