Buscar

Direito Processual Constitucional - 20241 2

Prévia do material em texto

Direito Processual Constitucional - 20241
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
1. 
2. Pergunta 1
0/0,1
Leia o trecho a seguir:
“Os dois objetivos buscados com a criação do mandado de segurança coletivo, no entender de Michel Temer, são: fortalecimento das organizações classistas; ‘pacificar as relações sociais pela solução que o Judiciário dará a situações controvertidas que poderiam gerar milhares de litígios com a consequente desestabilização da ordem social’.”
Fonte: LENZA, P. Direito Constitucional Esquematizado. 14. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 816.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mandado de segurança coletivo, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
A sentença fará coisa julgada a todos os membros do grupo ou da categoria independentemente de serem representados ou substituídos pelos impetrantes, restrita à unidade da federação em que foi proposto.
O mandado de segurança coletivo induz litispendência para as ações individuais, restando suspensos os mandados de segurança individuais até a decisão final, no prazo máximo de 1 ano.
A sentença fará coisa julgada a todos os membros do grupo ou da categoria, independentemente de serem representados ou substituídos pelos impetrantes, estendendo seus efeitos para todo o país.
Os efeitos da coisa julgada beneficiarão o impetrante a título individual se requerer a suspensão de seu mandado de segurança no prazo de 30 dias a contar da ciência comprovada da impetração da segurança coletiva.
Os efeitos da coisa julgada não beneficiarão o impetrante a título individual que não solicitar a desistência de seu mandado de segurança no prazo de 30 dias, a contar da ciência comprovada da impetração da segurança coletiva.
Resposta correta
3. Pergunta 2
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“Também só é cabível mandado de segurança para combater condutas (comissivas ou omissivas) (i) ilegais ou fruto de (ii) abuso de poder imputadas à autoridade pública ou agente privado no exercício de atribuições do Poder Público.”
Fonte: RAMOS, A. C. Curso de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2014.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fundamentos constitucional e legal, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O mandado de segurança é inoportuna em relação a leis de efeitos concretos e decretos.
Porque:
II. Não cabe mandado de segurança contra lei em tese.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Correta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Resposta correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. Pergunta 3
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“O conceito-chave para compreensão do mandado de segurança é o de direito líquido e certo. Trata-se de conceito processual. Não se trata de conceito de direito material – desde que efetivamente existentes, todos os direitos são líquidos e certos.”
Fonte: SARLET, I. W.; MARINONI, L. G.; MITIDIERO, D. Curso de direito constitucional. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mandado de segurança e processo, analise as afirmativas a seguir:
I. Aplica-se ao mandado de segurança a Lei n. 12.016/2009 e a legislação processual atinente à matéria discutida, civil ou penal.
II. A documentação deve ser juntada com a petição inicial, sendo cabível ação cautelar de exibição de documento para instrução prévia.
III. A autoridade coatora é notificada para prestar informações, embora não integre o polo passivo, ou seja, tecnicamente requerida.
IV. Em caso de urgência, a ação pode ser impetrada e decidida pelos meios mais céleres previstos e/ou existentes.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
III e IV.
Resposta correta
I, II e IV.
I e II.
I e III.
II e III.
5. Pergunta 4
0,1/0,1
Leia o excerto a seguir:
“Competência: A competência para processar e julgar o mandado de segurança dependerá da categoria da autoridade coatora e sua sede funcional, sendo definida nas leis infraconstitucionais, bem como na própria CF [Constituição Federal]”.
Fonte: LENZA, P. Direito Constitucional Esquematizado. 14. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 812.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre competência e procedimento, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O mandado de segurança em face de ato do Procurador-Geral da República deverá ser impetrado perante o Superior Tribunal de Justiça.
II. ( ) O mandado de segurança em face de ato do Tribunal de Contas da União deverá ser impetrado perante o Supremo Tribunal Federal.
III. ( ) O mandado de segurança em face de ato do Superior Tribunal de Justiça deverá ser impetrado perante o Superior Tribunal de Justiça.
IV. ( ) O mandado de segurança em face de ato de Ministro de Estado da Saúde deverá ser impetrado perante o Supremo Tribunal Federal.
V. ( ) O mandado de segurança em face de ato de Comandante das Forças Armadas deverá ser impetrado perante o Superior Tribunal de Justiça.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
Correta: 
F, V, V, F, V.
Resposta correta
F, F, V, V, F.
V, V, F, V, F.
6. Pergunta 5
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“Assim, podemos identificar como fonte imediata de inspiração do mandado de segurança, no direito brasileiro, a ‘teoria brasileira do habeas corpus’, podendo ser destacado, ainda, o art. 13 da Lei n. 221/1894 (ação anulatória de atos da Administração) e o instituto dos interditos possessórios. Indiretamente, no direito estrangeiros, destacamos o habeas corpus e os writs do direito anglo-americano, bem como o juicio de amparo do direito mexicano.”
Fonte: LENZA, P. Direito Constitucional Esquematizado. 14. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 809-810.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre principais noções de mandado de segurança, pode-se afirmar que, durante o Estado Novo (1937 e 1945), o mandado de segurança era:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
Interposto com base na Lei n. 191/1936.
Resposta correta
Previsto na Constituição de 1937.
Manejado com base na Constituição de 1934.
Incabível diante da falta de previsão constitucional.
Utilizado com base na doutrina brasileira do habeas corpus.
7. Pergunta 6
0,1/0,1
Leia o trecho a seguir:
“A regra é a de que cabem no mandado de segurança aqueles recursos que sejam possíveis em qualquer espécie de processo; mas a regra do artigo 833 do anterior CPC, que admitia os embargos apenas para determinadas ações, foi considerada revogada, quanto ao mandado de segurança, porque não repetida na Lei n. 1533/51.”
Fonte: DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 33. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense, 2021. p. 1007-1008.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre competência e procedimento, analise as afirmativas a seguir:
I. Caso o mandado de segurança for denegado sem julgamento do mérito, o pedido de mandado de segurança pode ser renovado dentro do prazo decadencial.
II. A concessão de vencimentos e vantagens pecuniárias a servidores públicos somente será paga em relação às prestações vencidas a partir do despacho de citação.
III. É incabível a condenação ao pagamento de honorários advocatícios em sede de mandado de segurança.
IV. Nos casos de competência originária dos tribunais, é proibida a sustentação oral na sessão do julgamento do pedido liminar
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
III e IV.
I e II.
I e IV.
II e IV.
Correta: 
I e III.
Resposta correta
8. Pergunta 7
0,1/0,1
Leia o texto a seguir:
“Para parte da doutrina, os partidos políticos podem defender todo e qualquer direito líquido e certo coletivo ou individualhomogêneo, pois a finalidade partidária é defender e bem representar o interesse da sociedade. Há precedente contrário do STJ, que restringe a ação dos partidos políticos na defesa dos filiados e em questões políticas, como bem lembra Pedro Lenza.”
Fonte: RAMOS, A. C. Curso de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2014.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mandado de segurança coletivo, é correto afirmar que o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado quando se tratar de:
Mostrar opções de resposta 
9. Pergunta 8
0/0,1
Leia o trecho a seguir:
“Para viabilizar tutela adequada e efetiva aos direitos, o processo do mandado de segurança admite a utilização de técnica antecipatória, seja para satisfazer de forma imediata o direito afirmado, seja para acautelá-lo para realização eventual e futura.”
Fonte: SARLET, I. W.; MARINONI, L. G.; MITIDIERO, D. Curso de direito constitucional. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre liminar em mandado de segurança e prazo para impetração, a compensação de créditos tributários, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza:
Ocultar opções de resposta 
Podem ser objetos de medida liminar, devido ao poder geral de cautela do juízo, reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal.
Resposta correta
São vedadas como objetos de medida liminar, por expressa proibição legal, sem julgamento pelo Supremo Tribunal Federal.
Incorreta: 
Podem ser objetos de medida liminar, por expressa previsão legal, considerada constitucional pelo Supremo Tribunal de Justiça.
Podem ser objetos de medida liminar, por expressa vedação legal, permitida por julgamento do Superior Tribunal de Justiça.
São vedadas como objetos de medida liminar, por expressa medida legal, considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal.
10. Pergunta 9
0,1/0,1
Leia o excerto a seguir:
“A nova lei não trouxe modificações significativas, limitando-se, em grande parte, a repetir dispositivos da lei anterior, às vezes com pequenas mudanças de redação, ou incorporar entendimentos já adotados pela doutrina e jurisprudência.”
Fonte: DI PIETRO, M. S. Z. Direito Administrativo. 33. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense, 2021. p. 995.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fundamentos constitucional e legal do mandado de segurança, analise as afirmativas a seguir:
I. Não se concederá mandado de segurança quando se tratar de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução.
II. Não cabe mandado de segurança contra a regularidade formal dos atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.
II. Não se concederá mandado de segurança quando se tratar de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo.
IV. Não se concederá mandado de segurança quando se tratar de decisão judicial transitada em julgado.
Estão corretas as afirmações apresentadas em:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
I, III e IV.
Resposta correta
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
11. Pergunta 10
0,1/0,1
Leia o excerto a seguir:
“Pela própria definição constitucional, o mandado de segurança tem utilização ampla, abrangente de todo e qualquer direito subjetivo público sem proteção específica, desde que se logre caracterizar a liquidez e certeza do direito, materializada na inquestionabilidade de sua existência, na precisa definição de sua extensão e aptidão para ser exercido no momento da impetração.”
Fonte: MENDES, G. F.; BRANCO, P. G. G. Curso de Direito Constitucional. 7. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2012. p. 486.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mandado de segurança e principais noções, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O mandado de segurança é uma garantia fundamental previsto na Constituição que possui um caráter residual de tutela de direitos fundamentais.
Porque:
II. O mandado de segurança não é cabível quando se tratar de caso de habeas corpus, habeas data ou ação popular.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Continue navegando